JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


segunda-feira, maio 28, 2007

Revista Viagem sobre o Canadá

Ça va ?

Este post é apenas para dar uma dica. Encontramos ontem num passeio pela Fnac no Parkshopping, a nova revista Viagem edição especial sobre o Canadá. Apesar de ser uma revista de turismo, é uma boa opção para nós futuros imigrantes, pois dá boas dicas de gastronomia, lazer e cultura local. A capa da revista é essa ai abaixo:


À Bientôt!

quinta-feira, maio 24, 2007

Demanda por Profissionais de TI bate Recorde!

Salut mes amis,

Finalmente uma boa notícia pra quem é da área de TI (Tecnologia da Informação), há umas duas semanas atrás, é eu sei....já devia ter falado sobre isso mas não tenho tido muito tempo :-), recebi um e-mail de um dos vários newsletters que assino na Internet (IT World Canadá), falando que a demanda por profissionais na área de TI nunca foi tão grande quanto agora. Nem mesmo, nos anos anteriores ao ano 2000, época de um grande boom de contratações devido aos possíveis problemas que o Bug do Milênio poderia causar na virada de 1999 para 2000.

A matéria publicada na IT World Canadá foi baseada no relatório divulgado pela CNC Global Limited, uma empresa de recrutamento de profissionais de TI sediada em Toronto. Caso vocês tenham interesse no relatório, ele pode ser baixado no link abaixo:

Ainda segundo a matéria o mercado hoje busca não só o profissional qualificado, mas alguém que saiba trabalhar em equipe, que seja capaz de liderar uma equipe, que seja capaz de se comunicar bem (leia-se aqui: Fluência nas linguas exigidas) e que tenha uma postura de acordo com a corporação.

Em Montréal e áreas adjacentes as contratações aumentaram 46%, sendo que destes, 76% são empregos relativos a Desenvolvimento Web nas áreas: Java, Oracle, SQL, Unix, e .NET. Segundo os empregadores os profissionais mais difíceis de serem encontrados estão na área de infra-estrutura e Internet para as tecnologias: Websphere, SAP, Tivoli, e Citrix.

Au revoir!

segunda-feira, maio 07, 2007

Gatineau/Ottawa é a Nº 1 do Rank Nacional

Salut!

Olá meus amigos, não é nenhuma novidade para vocês que nós gostamos e iremos morar na região de Gatineau/Ottawa. Ainda hoje quando conversamos com pessoas que estão iniciando ou até mesmo que estão no meio do processo de imigração, somos questionados do por que da nossa escolha. As cidades preferidas pela maioria são : Montréal, Ville de Québec ou Sherbrooke. Então porque nós não vamos para uma dessas cidades ?!? Simples :-) por que apesar dos dados que iremos mostrar aqui neste "Post", nós simpatizamos com Gatineau a primeira vista, foi um caso legítimo de amor à primeira vista :-)

Gatineau - Museu da Civilização

Não estamos aqui querendo iniciar uma discussão de qual é a melhor cidade para se morar, longe disso, apenas iremos mostrar os fatos que nos levaram a escolher Gatineau em detrimento as outras cidades do Québec. Quando digo do Québec, digo isso, pois temos o comprometimento e a vontade de morar nesta província, caso contrário teríamos feito o processo Federal. Quando estavamos iniciando nosso processo de imigração nos deparamos com a última pergunta do formulário que era justamente, qual cidade você pretende morar ? A primeira cidade que nos veio a cabeça foi justamenete.....................Gatineau (hahahahahaha!!! mentira, ai já seria demais hehehehehe), na verdade foi Montréal.

Mas essa pergunta despertou nossa curiosidade em saber quais outras cidades poderiam ser igualmente interessantes. Uma das primeiras que pesquisamos foi Sherbrooke, pois era a cidade escolhida pela Adriana e pelo Bruno da Comunidade Brasil-Québec. Quem mais tem tanto conhecimento do Québec do que esses dois ? :-) Sem dúvida uma bela cidade com vários atrativos, mas em especial para quem vai estudar, o que não é o nosso caso. Nos informamos também a respeito de Ville de Québec, mas por ser mais ao norte (+frio) e com menos opções de emprego, também foi descartada. Apesar de ser uma excelente escolha para quem quer aperfeiçoar o Francês! Vimos várias outras, todas com seus atrativos e seus pontos fracos (naturalmente os pontos fracos são questões puramente pessoais).

Montréal - Parque Olímpico

Montréal parecia ser a alternativa mais sensata, pois além de ser uma cidade grande, com excelente infra-estrutura e grande mercado de trabalho, parecia ser lugar ideal para o imigrante recém chegado. Olhamos várias cidades em volta de Montréal e acabamos simpatizando bastante com Longueuil. Foi ai quando já estavamos certo de ter achado o local, que encontramos Gatineau. É como eu já disse, essa escolha tem muito de gosto pessoal!!

Quanto mais líamos sobre Gatineau, mais ela nos parecia atraente. Pois um dos nossos maiores desejos era morar em uma cidade pequena para podermos, morar numa casa e criar as crianças mais livremente, apesar de gostarmos bastante das atrações culturais que só estão disponíveis nas cidades grandes.......eh dilema..... Mas enfim, a grande sacada de Gatineau era ser uma cidade pequena ao lado de uma cidade grande, ou seja, o melhor dos 2 mundos!! As opções de lazer, culturais e etc que faltarem por ventura em Gatineau nós teremos em Ottawa, bem ao nosso lado, isso sem falar que estamos perto também de Montréal.

Segundo o Instituto de Estatística do Québec em sua última pesquisa em 2005, os maiores municípios em termos de população são:
  1. Montréal - 1 634 537 (Montréal)
  2. Québec - 496 237 (Capitale-Nationale)
  3. Laval - 370 368 (Laval)
  4. Gatineau - 245 629 (Outaouais)
  5. Longueuil - 232 005 (Montérégie)
  6. Sherbrooke - 147 426 (Estrie)
  7. Saguenay - 145 127 (Saguenay–Lac-Saint-Jean)
  8. Lévis - 129 521 (Chaudière-Appalaches)
  9. Trois-Rivières - 126 601 (Mauricie)
  10. Terrebonne 93 097 (Lanaudière)

    -> Veja a lista completa clicando aqui! (fonte : Wikipedia)
Vejam só que coincidência, a população de Longueuil e Gatineau é praticamente a mesma!! :-D E ambas estão a distância de uma ponte de uma cidade com mais de 1 Milhão de habitantes, no caso de Longueuil, temos Montréal do outro lado da ponte e no caso de Gatineau temos Ottawa (Capital do Canadá).

Mapa Longueuil - Montréal

Mapa Gatineau - Ottawa

Agora em Abril saiu na Revista MoneySense a Lista das melhores cidades Canadenses para se morar em 2007. Adivinhem quem está no topo da lista.......isso mesmo!!!! Gatineau/Ottawa!!!


Mais um bom motivo, alias vários bons motivos, pois a revista analisou vários itens de todas as cidades com mais de 10.000 habitantes do Canadá. Foram avaliados itens da Econômia, da área Imobiliária, da Saúde, Amenidades e Atrações Turísticas, tais como:

- Renda Média Familiar
- % do Salário que sobra após pagar todas as contas
- % de carros novos (modelos 2003-2005) rodando na comunidade
- Taxa de Crescimento Populacional
- Taxa de Desemprego
- Taxa de Homicídios para cada 100.000 habitantes
- Preço Médio de um Residência e Tempo Médio para comprá-la
- % de Pessoas que vão à Pé ou de Bicicleta para o Trabalho
- Dias de Precipitação (Chuva e Neve) e Quantidade de Precipitação
- Dias com temperaturas acima dos 30ºC e abaixo de ZeroºC
- Número de Médicos, Dentistas e profissionais de Saúde para cada grupo de 1000 habitantes
- Amenidades como número de Hospitais, Universidades e Transporte Público
- Atrações Turísticas como: ter um Casino, ser Capital, ter uma estação de Ski e etc...

Vamos analisar os números da nossa Campeã: Gatineau/Ottawa:

- Renda Média Familiar = $83.300 (renda para um estilo de vida classe média alta)
- % do Salário que sobra = 25,14% ou 1/4 do seu salário!
- % de carros novos = 17,40 %
- Taxa de Crescimento Populacional = 5,9
- Taxa de Desemprego = 5,8
- Taxa de Homicídios para cada 100.000 habitantes = 1,19
- Preço Médio de um Residência = $249.196
- Tempo Médio para comprá-la = 2.99 Anos
- % de Pessoas que vão à Pé ou de Bicicleta para o Trabalho = 8,7
- Dias de Precipitação (Chuva e Neve) = 163,4
- Quantidade de Precipitação = 914,2mm
- Dias com temperaturas acima dos 30ºC = 10,3
- Dias com temperatura abaixo de ZeroºC = 153,4
- Número de Profissionais de Saúde = 4,42
- Amenidades = Todas!
- Atrações Turísticas = Todas!

Os números acima falam ainda mais quando são comparados com as demais cidades com por exemplo a Montréal (23ª Colocada) que possui uma renda média familar inferior, mas uma maior taxa de desemprego e de homicídio maior. Mas é claro que nem tudo é perfeito, e uma das primeiras perguntas que todos nos fazem é: "Existe metrô entre Ottawa e Gatineau ?". A resposta é Não! e segundo nosso amigo Goldman que mora em Gatineau, também não há previsão para a construção de um. O motivo ? simples, o transporte público existente já atende muito bem a população.

Ponte Alexandra entre Ottawa e Gatineau

Bom esperamos ter ajudado vocês dando uma nova opção de moradia no Canadá. Outra ótima fonte de pesquisa sobre Gatineau, é o Blog do nosso amigo Goldman que mora lá e tem excelentes relatos do seu dia-a-dia na região.

Um abraço a todos.