JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


sábado, novembro 29, 2008

Estamos indo para Sherbrooke


Estamos indo para Sherbrooke no dia 4 de dezembro, próxima quinta, e vamos ficar lá para o fim de semana. Estamos indo participar das festas de natal da empresa onde trabalho. Seria muito legal poder encontrar o pessoal que mora na região. Se alguém ai, que lê o nosso Blog, quiser encontrar com a gente, entre em contato, ok ?

Ficamos no aguardo... Até lá!

sexta-feira, novembro 28, 2008

Tirando a Neve das Ruas



quinta-feira, novembro 27, 2008

Passagem Barata pro Brasil...

Olá meus amigos,

Esse post é rapidinho, apenas pra informar que a Air Canadá está com uma promoção de passagens para o Brasil (Ottawa-São Paulo) por 203$ ou ida e volta por 406$. A promoção acaba hoje, e é válida somente para passagens com ida a partir do dia 5 de janeiro. Vejam os preços abaixo para essa e outras promoções... e corram :-)

À la prochaine!

quarta-feira, novembro 26, 2008

Pra Descontrair...



Sensacional!!! :-)

terça-feira, novembro 25, 2008

E a Neve Chegou de Vez...



É verdade, o Québec está branco :-) não só Gatineau, mas a neve já chegou a todas as cidades do Québec e a várias cidades em todo Canadá. Dessa vez parece ser mesmo pra valer, apesar de ainda estarmos oficialmente no Outono :-) (Inverno começa mesmo no dia 21 de Dez).


Vista do lado esquerdo da nossa sacada.

Vista do frontal da nossa sacada.

Vista do lado direito da nossa sacada.

Com a chegada do "inverno" algumas precauções devem ser tomadas por todos os motoristas, pois caso você fique preso numa nevasca ou sem poder sair do local por causa de um acidente na estrada, algumas coisas o ajudam a sobreviver até que a ajuda chegue até você. Veja aqui quais são elas:
  • Celular e Recarregador (Uma bateria extra é uma boa idéia (carregada é claro)).
  • Lista com os telefones de amigos, família, médicos de família, polícia e reboques.
  • Ice scraper (Raspador de Gelo) e brush (escovão para limpar o gelo de cima do carro).
  • Uma pá.
  • Areia, sal ou kitty litter (se você anda com seu animal de estimação).
  • Corda ou Corrente para guincho.
  • Cabos para fazer Chupeta (na bateria) ou um Carregador portátil de Baterias (de carro).
  • Luzes de advertência ou road flare.
  • Mapas ou GPS.
  • Toalhinhas ou Papel Toalha.
  • Lanterna e Pilhas.
  • Vela, uma lata (para por a vela dentro) e fósforos a prova d'água.
  • Kit de primeiros socorros.
  • Cobertores ou sacos de dormir (1 para cada pessoa que estiver no carro, isso para quem tem filhos).
  • Uma muda de roupas, luvas e sapatos (1 para cada pessoa que estiver no carro, isso para quem tem filhos).
  • Se você tem crianças que ainda usam fraldas, sugiro manter um kit Bebê no carro também (Fraldas, Lenços Umidecidos, Pomadas, Papinhas, Leite em Pó....)
  • Comida não perecível e de alta caloria (Como por ex: Barra de cereais, chocolates, nozes, amendoim, sucos em caixas e água mineral).
  • Pneu estepe devidamente calibrado.
  • Ferramentas para trocar os pneus e macaco.
  • Produtos Anti-Congelamento para o Parabrisa e para o combustível.
  • Duck Tape.
  • Extintor de Incêndio (verifique a validade!).
  • Se o seu carro não possui rádio (é uma boa idéia deixar um carro também).
E por último mas não menos importante....um porta-malas bem grande !!!


Você encontra a maioria dessas coisas em lojas como: Canadian Tire, Walmart, Sears, Zellers...

À la prochaine!

quinta-feira, novembro 20, 2008

Agradecimento!

Eu bem que tentei agradecer a todos os recados individualmente, mas foi impossível...

Então resolvi agradecer por aqui, todos os recados, e-mails, telefonemas, oraçõs, enfim tudo... que vocês meus amigos me enviaram. Só posso agradecer o carinho de todos vcs. Nunca imaginei que fosse receber tanto carinho, tanto apoio,e é por essas e outras que a gente não desiste do blog :)

Mas a luta ainda não está ganha, esse foi apenas o primeiro passo... Por isso continuem na torcida e aguardem cenas do próximo capítulo...

Beijocas e Fiquem com Deus!!!!!!!!!

Valéria

segunda-feira, novembro 17, 2008

Uma vitoria a cada dia!

Olá amigos,

Essa estória é bem longa e começa ainda lá no Brasil. Quem me conhece sabe que sou Fonoaudióloga, e que tenho mais de 10 anos no ramo de Audiologia! Mas desde que começamos com a idéia de vim pra o Canadá, eu abolia a estória de Equivalência de diploma, pois já tinha lido vários relatos de pessoas que diziam que era muito difícil! Porém meu marido ( Alexandre ) sempre me dizia que eu deveria me informar melhor, e que eu deveria correr atrás. Não ouvi o Alexandre e deixar pra lá essa estória de Equivalência!

Porém, chegando aqui em Gatineau, no nível 2 da francisação, conheci uma professora substituta, que tem uma filha que é Fonoaudióloga, e que disse que ia ver com a filha a possiblidade de haver uma reunião das fonoaudiólogas do Hospital que ela trabalha comigo. Eu a agradeci muito, mas não coloquei muita fé dessa estória não.


Porém, a vida continua, e eu continuei na minha sem dá muita importância pra Fonoaudiologia. E comecei o nível 3, e de vez em quando encontrava com essa professora e ela me dizia sempre, que estavaprovidenciando a reunião............ Até que um dia chega um email, numa sexta-feira a noite, mas específico às 11 horas da noite, marcando a reunião pra dali uma semana, eu quase não acreditei, acordei o Alexandre, que já estava no último sono, e fiquei falando mil coisas de uma só vez, e ele sem entender nada, depois de respirar fundo, consegui explicar pra ele o que tava acontencendo!

E agora, eu dizia, como vou conseguir falar com esse povo, como vou conseguir me expressar com esse Francês que eu tenho, eu dizia não vou conseguir, pensei mil vezes em desmarcar a reunião, inventar mil desculpas, mas o Alexandre não deixou e eu resolvi encarar as feras!!!!!!

No dia da reunião, faltei a Francisação, pois o encontro seria na hora do almoço, eu iria almoçar com elas, me arrumei e o Alex foi me deixar no local marcado. Eu estava uma pilha de nervos, quase não consegui domir na noite anterior. Nem comi nada tb, fui de estômago vazio! Chegando lá, o primeiro desafio: passar pela recepção e subir até o local combinado ( o encontro seria no hospital aqui da cidade ), confesso que foi bem tranquilo, não tinha ninguém na recepção então só peguei o elevador e subi.

Quando cheguei no andar, havia uma secretária, e vcs não adivinham o que aconteceu, me deu um branco, eu esqueci o nome da pessoa que eu ia encontrar, comecei a suar, pois não conseguia me lembrar de jeito nenhum, então resolvi abri minha pasta e mostrei pra secretária o nome da pessoa que iria encontrar.

Entrei na sala e só encontrei a filha da minha professora, que me recebeu muito bem, e eu comecei a falar, falar, falar, tamanho era o meu nervosismo. Depois de uns 15 minutos falando sem parar, ela me chamou pra uma sala de reuniões onde iríamos encontrar as outras fonos e almoçar! Éramos em 07 pessoas, todas almoçando e só eu falando, elas perguntavam e eu respondia, parecia uma entrevista de emprego, perguntaram tudo, até aquelas perguntas: Porque vc veio pra cá? Porque Gatineau? Nossa, tanta coisa que fiquei até tonta, até que uma hora elas elogiaram o meu francês, disseram que estava impressionadas com minha fluência, aí eu pensei comigo: Essa daí tá tirando uma com a minha cara!!!!!!!!!!! Mas continuei falando sobre minha experiência de trabalho, e elas continuavam a me elogiar, a me falar um monte de coisas, no final sai de lá nas nuvens, nunca pensei que o encontro seria tão gostoso, tão proveitoso. Adorei conhecer as meninas, elas são um doce de pessoa, e me deram dicas valiosas, e foram muito gentis comigo o tempo todo!

Quando entrei no carro, com os olhos cheios de lágrimas, o Alexandre só perguntava, o que aconteceu.......... E eu só chorando, sem conseguir dizer uma palavra, e quando conseguir falar: Je réussi! O Alexandre tb começou a chorar, a gente chorava de alegria, pois eu tinha conseguido falar, e tinha sido até elogiada, foi uma sensação maravilhosa!

Depois do encontro com as Fonoaudiólogas, me empolguei e resolvi fazer o pedido de Equivalência ao MICC, fiz pelo Emploi Québec, onde não paguei pela tradução, nem pela Equivalência, e fiquei esperando..........

Na verdade, estava pouco confiante que minha equivalência fosse dar alguma coisa, pois tenho uma amiga aqui ( Tatiana ) que é Fonoaduióloga tb é que tinha feito a equivalência e tinha recebido resposta como Speech Pathologist, que é terapeuta da fala, e pra mim não seria bom, pois sou Audiologista, e não tenho muita experiência como terapeuta, então estava totalmente descrente que minha equivalência fosse mudar algo na minha vida. Mas estava disposta a dar entrada na ordem e no mestrado e ver qual seria a resposta.

Mas alguém lá em cima está olhando por nós aqui em baixo, pois hoje recebi a resposta da minha equivalência e vcs não vão acreditar............. Eu fiquei como Audiologista!!!!!!!!!!!!
Isso mesmo o meu diploma diz que sou Audiologista!!!!!!!!!! Eu fiquei tão feliz que não conseguia acreditar!!!!!!!!!! Eu falei meu Deus, como isso é possível!!!!!!!!!!! Na hora pensei na minha mãe, que já é falecida, que com toda certeza está lá em cima olhando por mim, e iluminando os nossos caminhos, pois 'so ela e Deus são capazes de realizar uma coisa dessa!

E agora vou dar entrada na Ordem e esperar a resposta deles!!!!!!!!!!

O que eu digo meus amigos é que: Aqui no Canadá cada um tem a sua estória, não se baseie na estória de ninguém, vá em frente nos seus sonhos, e tente concretizá-los, mesmo que todos e tudo te digam o contrário!!!!!!!!!!!!

E aproveito pra agradecer ao meu marido, o melhor marido do mundo, que nunca teve dúvida do meu sucesso. Obrigada amor por todo apoio que vc me dá!!!!!!

Desculpe pelo texto longo, mas não poderia deixar de compartilhar com vcs a nossa estória!!!!!!!!

Um grande beijo e fiquem com Deus!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, novembro 10, 2008

Preço da Gasolina


Quando nós chegamos, aqui em Gatineau, no dia 20 de março passado, a gasolina estava custando 112$. Em Ottawa a gasolina é sempre um pouco mais barata do que em Gatineau, e na época estava custando algo em torno de 106$. Essa variação de preço fica sempre em torno de 5$ à 10$.

Depois de vermos o preço da gasolina bater nos 145$ durante a crise do petróleo a algums meses atrás, e de viver sobre as previsões de que o preço chegaria à inacretitáveis 200$ até o final do ano, no sábado a caminho da festa da Amandinha, abastecemos em Ottawa à 80.50$! Enchemos o tanque com "miseros" 35$ :-) Que beleza!

Se você está se perguntando com o litro da gasolina pode custar 80.50$, fique clamo, pois esse valor é para 100L :-) Ou seja, o litro está custando 0.85¢ (cents). Mas assim como na República das Bananas, sempre que o barril sobe, o preço sobe imediatamente atrás, mas quando o preço cai, levam-se semanas até o preço cair e nunca cai na mesma proporção, entende ?? :-)

Outra coisa, a gasolina em Montréal e Ville de Québec são bem mais caras do que aqui, pelo menos estavam, sempre que fomos a estas cidades, qual o preço na cidade que você mora ? Seria legal se o pessoal que mora aqui no Canadá postasse o preço nas suas cidades nos comentários para todos terem uma idéia.

Um abraço e à la prochaine!

sábado, novembro 08, 2008

Bonne Fête Amanda...

Hora do "Bonne Fête Amanda..."

Acabamos de chegar do Cosmic Adventures, local onde fizemos hoje a festinha de aniversário da Amandinha. O Cosmic Adventures é uma super brinquedoteca aqui de Ottawa, repleta de brinquedos para as crianças. Lá eles organizam festas de aniversário e o preço fica bem em conta, por isso resolvemos fazer lá, isso sem falar que os meninos adoram o lugar.

Gigi, Amanda e Morena

Convidamos todos os nossos amigos aqui de Gatineau e Ottawa e a festa foi um sucesso! As crianças se acaberam de tanto brincar e até os "adultos" cairam na brincadeira, brincando de pique-pega :-) Aqui eles permitem que os adultos brinquem nos brinquedos, que alias, tem estrutura pra isso, muito legal!!!

Crianças se divertindo!

Foram 13 crianças e umas 30 pessoas! A festa foi super legal e a Amandinha além de brincar muito, também ganhou um monte de brinquedos legais :-) Como não poderia deixar de ser, nós "fechamos" o lugar, ou seja, fomos os últimos a sair, coisa de Brasileiro :-) hehehhehehe...


Valéria e Rosana, e Patrick (meu "Chefe")


Sala de Parabéns


Sala de Parabéns


Amandinha e Henrique no escorregador


Amandinha brincando nos brinquedos


Amandinha se divertindo à bessa

Dica 1: Quando você marca uma hora para o início da festa, como no nosso caso às 17:00hs, na verdade você está marcando a hora de entrar na Sala de Parabéns, a festa mesmo começa 1:30 antes!!! Nós não fomos avisados desse detalhe e por conta disso, quando o pessoal começou a chegar às 5:00hs, eles ficaram ouvindo a mulher da recepção dizer que eles estavam muito atrasados para a festa! Claro que ninguém entendeu nada, né ? :-) Depois da 3ª pessoa me dizer isso, eu fui até a recepção conversar com a responsável, do por que disso, já que eu havia marcado a festa para às 5:00hs. Foi ai então que ela me explicou. Devido a eu ter ido lá conversar, a responsável pelo local, nós deu um senhor desconto devido ao "Mal Entendito" e a festa ficou ainda melhor :-) Depois da festa na Sala de Parabéns todos podem sair e continuar brincando até o Cosmic Adventures fechar, e foi o que acabamos fazendo :-)


Valéria e as crianças

Dica 2: Quando falamos que haveria mais de 30 adultos, a pessoa que nos atendeu disse que não seria possível colocar todos os adultos e as crianças na Sala de Parabéns, que as crianças, ficariam lá e os adultos do lado de fora, já que a festa era para as crianças. Eu disse Ok! Só que como vocês podem ver, o pessoal foi chegando e foi entrando e acabou que todo mundo ficou lá dentro mesmo e com isso todos puderam cantar parabéns para a Amandinha :-)


Amandinha feliz com os seus presentinhos!

sexta-feira, novembro 07, 2008

Feliz Aniversário Amandinha!


Hoje venho aqui por um motivo muito especial: Amanhã é Aniversário da nossa Gatinha!!!!!!!!!!!!

Pois é, o tempo passa muito rápido, principalmente quando somos pais e vemos os nossos filhos cresceram tão rápido, quando nos damos conta já não são mais nossos bebês e nossa como sinto falta de poder pô-los no colo outra vez, de poder enchê-los de beijocas, e de tantas outras coisas que nos fazem falta quando os filhos crescem, mas vocês podem perguntar: Mas a Amanda só está fazendo 06 anos????????? É verdade, mas já vejo tanta diferença dela agora e quando era uma bebezinha indefesa, tão pequeninha, tão frágil, e agora tão grande, já não quer nossa ajuda para se vestir, escolher a roupa, ........ Eu sei que tudo isso faz parte do amadurecimento dela, mas sinto falta da minha nenem, e como sinto........... Sei o quanto amo essa pequenininha, e como desejo que ela seja muito feliz, e torço muito que ela continue essa criança linda que é por dentro e por fora :)

Ontem ela teve uma festinha na escola com direito a bolo de cinderela e tudo mais e quando fui buscá-la ela estava radiante, quanta alegria. Ela veio correndo até mim e falou: Olha mamãe quantos presentes ganhei????????? Ela tinha ganho vários presentes e as crianças que não compraram nada, deram a ela desenhos que fizeram em homenagem ao seu aniversário, foi muitoooooooo legal, Amanda não estava se contendo de tão feliz :)

Ela ainda chegou pra mim e falou: Mamãe você viu como os meus amiguinhos gostam de mim? E eu respondi: Quem não ia gostar de você minha princesa??????????

E é verdade Amanda é uma criança adorável, de uma coragem admirável, amiga, tímida, mas quando você a conhece ela não cala a boca um mintuo, parece uma matraca :)

Minha filha, quer lhe dizer que nós seus pais somos as pessoas que mais amamos você, e que Deus te conserve essa criança linda que você é, alegre, inteligente, e muito feliz, e que você nunca perca esse sorriso cativante que você tem...........

Nós te amamos muito!!!!!!!!!!!!
Sua família!!!!!!!!!!!!
Feliz Aniversário Amandinha!!!!!!!!!!!!!!!


Primeiro dia de vida (Nov-2002)


1 ano (Nov-2003)


2 Anos (Nov-2004)


3 Anos (Nov-2005)


4 Anos (Nov-2006)


5 Anos (Nov-2007)


6 Anos (Nov-2008)

quinta-feira, novembro 06, 2008

Anoitecendo às 4:30hs da Tarde !



Parece que estamos finalmente chegando àquela época do ano onde as pessoas diziam que às 4:30hs da tarde já estaria escuro no inverno. A foto acima foi tirada essa semana, quando estavamos indo buscar os meninos na escola. Era por volta de 4:40 pm e como vcs podem ver já estava bem escuro, uma mudança em relação à alguns meses atrás quando ainda estava de dia as 9:00hs da noite :-)


O que sabemos é que pelo menos até o dia 21 de Dezembro, início do inverno, o dia ficará mais curto a cada dia. O inverno está quase ai, e nós estaremos aqui para descobrir todas as atividades que ele nos oferece com a sua chegada.

PS: Sábado é aniversário da Amandinha e hoje ela está tendo uma festa de aniversário na escolinha dela, nós compramos um bolo e a tarde ela terá uma festinha com os seus amiguinhos, já que amanhã é dia de jornada pedagógica, e não haverá aula. Entretanto, eles irão ao Tubes e Jujubes, uma brinquedoteca daqui de Gatineau para brincar o dia todo, com a Garderie do Colégio...

segunda-feira, novembro 03, 2008

Depois da Neve... A Chuva Congelada!

Pois é, depois da neve da semana passada, hoje tivemos chuva congelada :-) Mas não foi muita não, apenas o suficiente para transformar as escadas em verdadeiros escorregadores :-) Se você não sabe o que é a chuva congelada, sugiro que de uma passadinha na Wikipedia.

Mas nem tudo é neve e chuva congelada, pelo menos ainda não :-) Esse final de semana eu finalmente consegui colocar os pneus de inverno no nosso carro. É que o SAAQ Québec, o "Detran" daqui, resolveu alterar o código de transito esse ano e a partir do dia 15 de Dezembro ao dia 15 de Março, todos os veículos de passageiros são obrigados a utilizar pneus de inverno. Não será mais permitido a utilização dos famosos pneus 4 estações (All Season).


Por conta dessa nova medida, os estoques de pneus de inverno estão se esgotando e as filas para conseguir instalá-los anda começando às 6:00 da manhã! Nesse domingo eu fui cedo para o Walmart e consegui marcar um "rendez-vous" às 15:00hs. Pelo menos, essa obrigação já foi :-) Outra novidade é que a Valéria passou na prova prática de motorista e agora pode dirigir pra todos os lugares, inclusive ir para a Francisação, que recomeça no dia 11. Ela vai fazer o novo curso oferecido pelo MICC aqui de Gatineau, e fará o 4º e 5º nível (antes só haviam 3 níveis: básico, intermediário e avançado). O 4º nível será o francês escrito, o 5º eu ainda não sei.

Bom, acho que é isso...

À la prochaine!

domingo, novembro 02, 2008

Video de Halloween das Crianças