Olá meus amigos,
Estamos fazendo a francisação do governo aqui em Gatineau. As aulas começaram no dia 05 de Maio. Estamos juntos estudando no CEGEP, o Alexandre no Avançado e eu no Intermediário. E temos vários amigos conterrâneos aqui: O Paulo e a Lú, o Bruno, e o Daniel. A minha turma é formada na sua maioria por Colombianos, mas tem também Libanês, Ucraniano, Russo e Romeno e 02 Brasileiros ( eu e o Bruno ). A nossa professora é Quebécois toda, tem um sotaque bem forte, mas estou adorando a aula dela, confesso que nos primeiros dias não entendia muita coisa que ela falava não, mas hj passados nem 15 dias a transformação é nítida, é impressionante como já não tenho mais tanta dificuldade em entender os que as pessoas falam na rua, e ás vezes até consigo falar algumas frases isoladas, então o primeiro passo já foi dado, agora é estudar e me dedicar cada vez mais.
O Alexandre teve essa semana um problema na coluna por causa de uma noite mal dormida, e tivemos que acionar o seguro de saúde que fizemos para os 3 primeiros meses aqui, o GTA. O atendimento foi um pouco lento, pois ligamos à noite e o rapaz demorou um pouco pra nos retornar, mas eles foram muito educados e no dia seguinte nos ligaram com a consulta marcada pro mesmo dia. Fomos a consulta no horário marcado e a consulta não demorou 02 minutos contados de relógio, eu fiz questão de ficar olhando pro relógio marcando o tempo, e com um detalhe o médico gastou 01 minuto falando do Brasil!!!!!!
Mas saímos de lá com o que queríamos que era uma receita de um anti-inflamatório, fomos direto pra farmácia. O remédico é feito na hora personalizado como se fosse homeopático com seu nome e tudo mais. O remédio custou 15 doláres, nem achei tão caro assim. O Alexandre vem melhorando aos poucos, mas já consegue andar, graças a Deus!
Mas saímos de lá com o que queríamos que era uma receita de um anti-inflamatório, fomos direto pra farmácia. O remédico é feito na hora personalizado como se fosse homeopático com seu nome e tudo mais. O remédio custou 15 doláres, nem achei tão caro assim. O Alexandre vem melhorando aos poucos, mas já consegue andar, graças a Deus!
Bom, com esse problema do Alexandre na coluna, tive que dirigir na marra, um carro automático e me acostumar com as regras de trânsito que não são tão difíceis assim, mas que te deixam bastante estressados, pois vc aqui não pode desgrudar os olhos da rua, pois sempre tem uma placa de ARRÊTE que vc tem que parar o carro totalmente, pois caso contrário se o guarda te pegar é multa na certa. Você não pode só diminuir a velocidade do carro, vc tem que parar o carro totalmente. É isso é um saco :-) Tem também tem a regra da preferência no cruzamento, qdo vc chega num nesses, vc precisa ver quem chegou na sua frente primeiro e só pode ir qdo todos que chegaram a sua frente já passaram, é um pouco complicado, mas o mais incrível é que dá certo e o trânsito flui que é uma beleza :) Mas foi bom ter dirigido esses dias, pois peguei confiança e vi que não é um bicho de 07 cabeças.
Outra coisa que me impressiona a cada dia é a facilidade como as crianças se adaptam. Gente é verdade, os meninos estão a cada dia mais acostumados com o hábito de tirar os sapatos qdo se chega na casa de alguém, de ajudar nas tarefas de casa, a de sair de casa sempre com um casaco. O cinto de segurança, eles mesmo pedem, sempre! E já falam algumas palavrinhas em francês. Amanda vive perguntando pra gente: Mamãe sabe como se fala "acabou" em francês e qdo respondo "c'est fini", ela olha pra mim e fala acertou!!!!!!!!!!!!!!!! Eu caio na risada, acho muito legal isso, e eles acham o máximo tb.
Bom gente por hj é só, mas logo logo a gente volta com mais novidades ok?
Um grande beijo e fiquem com Deus!!!!!!!!!
14 comentários:
Oi pessoal,
Que tulipas lindas!!!!
Melhoras para o Alexandre, e continuo rezando e torçendo muito para vcs!
Com carinho!
Alessandra e Rogério
Gente, esse negócio de dormir mal, nao é fácil mesmo. Como estamos num apartamento mobiliado até nos mudarmos definitivamente, também estou sofrendo!
É incrível mesmo a facilidade como as crianças se adaptam, fomos à igreja uma semana depois de chegarmos e as meninas ficaram sozinhas na classe sem problemas, a professora também ficou assustada o qto elas se viraram bem! Ficava preocupadas com elas e agora, percebo que tinha que ter me preocupado é com a gente...hehehe
Abraços!
É isso aí amigos!!
Tudo caminhando e cantando e segundo a canção...rsrsrs.....
Bjos
Olá QUERIDOS,
Olha... fico muito feliz que vcs já estejam se adaptando e que as crianças tb!
Se lembra Valéria que vc tinha me perguntado como meus filhos reagiram logo no início?
Está vendo como as crianças tiram de letra??? ... rsrsrs...
E olha, pessoas queridas são vcs quatro aí, viu!
E a gente AINDA... não teve tempo de conviver muito, mas como pretendemos viver por muuuuuito tempo, esta situação vai mudar já que estamos todos por aqui... rsrsrs...
Boa semana para vcs e fiquem com DEUS.
Beijo grande pros pequenos tb,
Savana.
Oi Valéria,
obrigada pela sua visita no nosso blog. Nós estamos vivendo a mesma experiência em lugares diferentes. rs Vou começar a estudar alemão hoje e a minha filha está super-hiper-mega bem adaptada na creche. Já até ameaça cantar uma musiquinha. Engraçado é que o português dela melhorou horrores. Está cada vez mais articulada. Vai enteder. No meu caso, o inglês está fluindo mais naturalmente, já que é nele que me fio quando a coisa aperta. Eu já tenho vc no meu messenger (depois confere brancasnuvensca@hotmail.com), mas nunca te encontro on-line. rs
Boa sorte,
Carol
Família linda, que com esse tanto de natureza ao redor, ficou mais linda ainda! =)
Fico mto feliz, mto mesmo, por ver que tudo está se encaminhando pra vcs aí, viu?
Bjao grande.
Gente, q fotos mais lindas!!!
Vcs estão ótimos é só ver as fotos e comprovar.
Ficamos felizes em saber da adaptação das crianças e de vcs tb com o francês, maravilha!
Melhoras para o Alexandre, isso é coisa q acontece mesmo, mas q bom q ficou tudo encaminhado.
Bjs família linda.
Mande um abração para o Bruno tb.
Tudo bem?
Pois é, eu também estou doido para colocar os papos em dia, mas parece que nunca dá certo da gente se encontrar. Espero que vcs tenham aproveitado a "Great Glebe Garage Sale"porque só acontece uma vez por ano, no meio da primavera... mas eu achei super legal.
Bom,quanto a amanhã, eu adoraria me encontrar com vocês, só que já tenho compromisso a tarde, tipo depois das 15:00, então se vcs quiserem marcar um Brunch, eu conheço uns lugares legais para comer esta mistura de almoço e café da manhã. Não te liguei hoje porque acho que está meio tarde, mas se vcs quiserem podem me ligar amanhã de manhã, porque eu acordo cedo sempre...de qualquer forma, vou colocar esta mesma mensagem no seu blog, e tomara que vcs vejam a tempo.
Um grande abraço,
Goldman.
teste para mandar uma nota
Esse e' um teste.. nunca consigo mandar nada...
Rodrigo, Ottawa, de brazilia, tel 613.820.2057
Liguem por favor.
Obrigado
Rodrigo
Ahhhh, consigui agora.
Bom, vamos la'.
Acompanho o Blog de vcs desde q estava no braziu. Tentava mandar comentarios, mas nao conseguia. Gostaria de ter ajudado com dicas e tudo, mas enfim... vcs chegaram. E sejam bem vindos. Parabens pelo blog sempre super bem informativo e atualizado.
Eu, Rodrigo, moro em Ottawa. Luciana e' a minha esposa e somos de Brasilia tbem estando no Canada' ha' 6 anos.
Bom, entao estamos felizes por vcs estarem por aki e contem conosco para qualquer coisa. Nos conhecemos o Eduardo, Gi e Gabi.
Liguem quando puderem e se precisarem.
Rodrigo
613.820.2057
Alexandre e Valéria,
É sempre muito bom acompanhar as suas aventuras!
Estaremos sempre a disposição para qualquer dificuldade, e acompanharemos o blog.
ola casal...
estamos com saudades... assim que conseguirmos um lugar para morar, vamos visita-los
abraco
Olá,
Fiquei sabendo que vocês conheceram minha irmã Tatiana e o marido Emanuel. Falaram super bem de vocês. Sou assinante do seu blog e ano que vem nos encontramos.
[]'s Andre
Alexandre,
onde consigo comprar os tickets para o GP Canadá mais barato?
disseram que vc talvez venha é verdade?
abraço
Postar um comentário