JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Bate-Papo III

Salut mes amis!

Como estão todos nesse carnaval ? Nós estamos usando o feriadão para descansar e repor as energias, sempre que os meninos permitem :-) Na sexta-feira passada fomos convidados para comer uma pizza e conversar sobre o processo de imigração pro Canadá pelo casal : Hélio e Andréa. A Andréa é conhecida da família da Valéria e como eles acabaram de iniciar o processo pelo québec, eles nos convidaram para conversar e tirar algumas dúvidas. Aliás, os dois e o filhinho deles, são muito gente boa!


A nossa amiga Danúzia e o amigo deles Rodrigo também estiveram presentes nessa noite agradável. O Hélio me vez várias perguntas sobre o processo e o por que escolhemos Gatineau/Ottawa para morar. Uma das dicas que dei a ele que acho importante compartilhar com vocês é que, uma vez dado entrada no processo (Québec) e você sendo chamado para entrevista, é quase nula a chance de você não conseguir o CSQ. O pior que pode acontecer é eles pedirem para vocês fazerem mais horas de francês e enviar o certficado para Buenos Aires para que tenham o CSQ emitido. Por tanto, não façam como nós que ficamos esperando o resultado da entrevista para começar e ver a parte Federal do processo. Baixe logo os formulários e comece a preenchê-los, pois eles dão muito trabalho. Se você morou fora do Brasil depois dos 18 anos por mais de 6 meses, pior ainda, pois você precisará conseguir os antecedentes criminais desses países e das cidades onde morou. Não preciso nem dizer que isso pode atrasar o seu envio da parte Federal por vários meses, né? :-) O ideal é que você tenha a documentação toda pronta até o dia da entrevista, pois caso receba o CSQ, já pode sair da entrevista direto pro Consulado Canadense em dar entrada pessoalmente no processo Federal, economizando alguns Reais $$$ do envio por SEDEX :-) e ainda ganhando tempo!

Enfim, a noite foi muito legal e ainda fizemos mais amigos que provavelmente irão morar com a gente em Gatineau. A comunidade Brasilia/Gatineau deve crescer muito nos próximos anos :-)

Queremos ainda dar os parabéns aos nossos amigos Alexandre e Manu que finalmente receberam seus passaportes com visto de imigrantes!!! O carnaval deve estar sendo bastante animado para eles!! :-p

Um abraço a todos.

3 comentários:

Sandra Vicente disse...

Oi Alexandre,
Também estamos correndo o risco de ficar em Gatineau. Vai depender das respostas que recebermos quanto ao mestrado do meu marido. Mas, você já postou sobre a questão da razão da escolha de vocês sobre Gatineau? Não lembro de ter lido sobre isso, mas são tantos blogs...
Boa Sorte!
Sandra

Edu Duda Moraes disse...

Ae povo de Brasília!
Caminhando firmes rumo a Ottawa/Gatineau!?
Se tudo correr bem... em maio estamos lá!
Abraços,

Eduardo

Rumo ao Norte!

Mylena disse...

Olá Alexandre e Valéria,

Obrigada pelo acolhimento!! Espero poder trocar muitas experiências com vocês. Um abraço