JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


sábado, fevereiro 16, 2008

Uma Enxurrada de Emoções!!!!!!!!!!

Olá Amigos,

Finalmente estou conseguindo postar algo, depois da insitência do Alexandre :)

Esses nossos últimos dias não têm sido fáceis, principalmente pra mim, que apesar de sempre achar que a nossa despedida não seri difícil, pois não temos uma família tão numerosa, e nossos pais nem moram aqui com a gente, mas............Infelizmente nem tudo ocorre do jeito que a gente pensa, e ninguém consegue mandar no coração.

A única coisa que eu sei é que estou muito feliz em estar concretizando um sonho nosso, que batalhamos tanto pra conseguir, mas também estou sentindo um mix de emoções, pois ao mesmo tempo estou sentindo uma tristeza, que não estou conseguindo disfarçar.

Essa tristeza é por conta da saudade que já estou sentindo das pessoas que vamos deixar pra trás, pessoas que fizeram parte e muitas ainda fazem parte das nossas vidas e que talvez não veremos mais, por inúmero motivos.

Amigos que gostamos muito, que sempre estiveram ao nosso lado, que em muitos momentos foram a nossa família e que por mais que não nos falemos muito sabemos que estão ali pro que der e o que vier, é muito triste saber que muitos deles não veremos mais, não faremos mais parte do ciclo de amizades deles, não por não querermos, mas a distância é muito cruel, e iremos demorar muito a voltar ao Brasil, e por tudo isso estou sofrendo agora.

Família nem se fala, eu já perdi a minha mãe e o Alexandre já perdeu o pai, e por isso temos muito medo de perder mais alguém da família e não estar por perto. Além disso os nossos pais já não estão mais jovens e isso me preocupa também pois tenho muito medo de algo acontecer e não conseguir vê-los mais. Eu sei que não deveria ficar pensando nisso agora, mas é uma coisa que fica na minha cabeça e por isso sofro, choro bastante, e tento jogar esses pensamentos pra bem longe. Não sei se isso passou na cabeça das pessoas que já foram, ou se é loucura da minha cabeça, só sei que esava precisando desabafar com alguém e por isso resolvi escrever pra ver se essa minha angústia diminui um pouco.

Não poderia deixar de dizer que fizemos muitos AMIGOS nesse processo, amigos que com certeza guardaremos pela vida toda, é impressionante como pessoas que conhecemos a tão pouco tempo possam ser tão importantes pra gente, e parece que os conhecemos há tanto tempo, com eles dividimos nossas dúvidas, nossos medos, nossas alegrias e sempre estiveram ao nosso lado! Só temos que agradecer a todos vcs por todo o apoio e toda a paciência que tiveram com a gente, VCS FORAM DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Infelizmente não temos as fotos de todos, me perdoem, aí vão apenas algumas fotos de alguns mais muito especiais amigos!!!!!!!!!!!!


Foto tirada na despedida da Manu e Alexandre, que saudades!!!!!!!! Valeu Manu pela sua disposição em nos ajudar sempre!

Foto tirada no nosso primeiro encontro!!!!!!!!!!!! Quantos encontros ainda viriam pela frente :)

Grande amigas: Lú, Dan e a saudosa e parisiense Alê!!!!!!!!

Amigos novos: Diogo, Marina ( vizinhos ), Álvaro e família e Bianca e Josafá

Oh turma animada, grandes amigos, guardados no coração :) Amamos muito todos vocês!!!!!!!


Que saudades Carol e Pedro!!!!!!!!!!!!

Nossos futuros vizinhos e grandes amigos: Dan, Paulo, Lú e Carol. Rogério e Lú estamos esperando vcs em Gatineau :)

O nosso primerio encontro com o Goldman, esse encontro bombou!!!!!!!!!!!!!! E mais uma vez valeu Goldman pela paciência de sempre.

11 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Valéria...quase eu choro com seu post, só de pensar em quando chegar a nossa vez de nos despedirmos da família.....
Realmente, não deve estar sendo fácil para vocês, mas nossa vida é cheia de escolhas e renúncias...com certeza essa renúncia valerá à pena para vocês...
Estaremos sempre acompanhando suas histórias no blog...vê se não nos abandona hein??? Afinal, vocês são os moderadores oficiais do nosso grupo...hahaha....

Abraços!!!
Bianca

Goldman disse...

Valéria, eu sei exatamente o que vc sente e acredite, sofri e ainda sofro muito por isso. Mas este problema realmente não tem solução, aprendemos a conviver com a saudade e aos poucos, a distância nem parece ser tão grande. Nos acostumamos um pouco mais e no final das contas, se a saudade machucar muito, podemos sempre fazer um esforço grande e ir visitar familiares no Brasil. Tenha força minha amiga, porque as emoções estão apenas começando, e isso é parte do que eu sempre chamo de "aventura verdadeira" que começa depois da concessão do visto. Um forte abraço, Goldman.

Goldman disse...

Sei que eu não deveria fazer dois comentários num mesmo post, mas tem um pequeno texto sobre saudade que expressa exatamente o que penso, e queria compartilhar com vc amiga:

"Saudade não se mede com palavras ou com gestos. Não tem peso, medida ou conceito. Saudade se sente, cada um à sua maneira, as vezes escondido, as vezes contido. Não é bom ou ruim, não tem raça, não tem cor, cheiro ou gosto. Saudade se sente com alma, pura, deslavada, sem medo. Saudade não distingue quem ou o quê, como, onde ou porquê. Saudade é um sentimento amargo que dói bem fundo. Pensamentos desconexos que turbilham, lembranças felizes que não se apagam. Saudade é para ser sentida, de qualquer jeito, mesmo que com a mão no peito. Saudade é para se ter orgulho, sentir-se vivo, se ter respeito. Saudade é o que sinto todos os dias quando me olho no espelho. Saudade de tudo e de todos aqueles que me rodeiam."

Abraços,

Goldman

PS - A palavra saudade só existe em português.

Anônimo disse...

Olá Valéria!!!
saudade é realmente difícil de suportar ainda mais se for misturada com medo, angústia e ansiedade... mas, como para isto não tem outro remédio além do tempo, peça a Deus em suas orções que os acompanhe e que dê forças para ver a alegria de estar passando por todas estas emoções pois, os mornos não tem a capacidade de sentir nada!
Estaremos sempre ao lado de vcs e mais ainda, rezando para que todos estes sentimentos sejam renovados a cada dia e que tudo isto se converta em força para se adaptarem o mais rápido possível.
beijos dos cumpadis,
Camila e José Roberto

Carol, Ênio e Leila disse...

Oi Valéria,
nós também estamos passando por isso. Eu mais do que o Ênio, ou talvez eu fale mais que ele. rs Ontem minha mãe chegou de Curitiba, nós fomos buscá-la no aeroporto e essa pode ser a última vez que eu a verei nos próximos dois anos. Quase chorei. Não vai ser nada fácil, mas a gente consegue.

Carol

Rogerio e Luciane disse...

Olá amigos,

Como vcs sabem a Amanda ficou comigo no Rio até ontém, quando levamos ela ao aeroporto (viajou sozinha)...não aguentei e desabei no choro, a vontade de gritar era imensa,uma dor no peito, aquele nó na garganta...puts, só Deus para nos dar forças nesta hora...
a saudades dói pra caramba...
e hoje lendo este post de vcs,me veio tantas lembranças boas dos amigos e da família...
mas eu me conforto que vcs estarão lá,um pouco distante da cidade onde vamos ficar,mas nada que nos impeça de fugir de vez em quando para vê-los e fazer aquela festa...
oh que saudades dos meus baixinhos Amanda e Rick...
agora falta pouco...eita, e eu choro que nem uma condenada...
rsrsrs :,)

Abraços
Lu

Manu disse...

Amiga querida, comecei chorando com seu post e terminei chorando mais ainda com as coisas que o Gold e a Lú escreveram... rs...
Faço minhas as suas palavras e as do Gold. Isso tudo que vc ta passando, acredito que TODOS passam. Cada um ao seu modo, mas todos passam por isso.
Essa mistura inacreditável de sentimentos é só o começo... Às vezes me pergunto: pq sofro tanto aqui, se essa foi uma escolha que eu mesma fiz?? Simplesmente pq saudade a gte nao controla...
A parte boa? É que do mesmo jeito que ela vem, ela vai embora... Ou melhor: do mesmo jeito que ela "desperta" ela acaba adormecendo de novo e assim vamos levando... Um dia depois do outro, sempre...
Também morro de medo de perder um dos meus pais. Penso nisso todo santo dia, pra ser sincera... Mas e aí? Eu ia ficar parada, esperando isso acontecer, enquanto toda a minha vida nao ia pra frente? (Digo, em relaçao a trabalho, estabilidade, segurança etc...) Tem coisas que fazem parte da vida, e perder entes queridos é uma delas, onde quer que a gente esteja...
Por isso, Val, acredite: você está fazendo isso hoje, unica e simplesmente pq vc acredita que é o melhor a ser feito. E concordo com o Gold, em breve, nós poderemos sim ir mais vezes ao Brasil e matar um pouco essa coisa que sufoca, chamada saudade...
Venham, meus amigos, que estaremos todos aqui, pra dar força uns aos outros, cada vez mais!!! =)
Nos liguem a hora que for preciso, pra desabafar, pra rir, pra espairecer, nao importa! Contem conosco sempre!
Bjo grande e FORÇA!!!!

Alê Brum disse...

Oie, Valéria!!!!

Seu post diz tudo o que senti!! Não precisa se preocupar que isto tudo que você estah sentindo é super normal! E eu quase choro lendo ele... rsss OOO saudades!!! Desculpa o meu sumiço, mas estou sempre com vocês aqui guardadinhos na minha memoria. Você sabe, mudar de pais não é facil, muitas coisas a fazer e a conhecer aih não teve jeito... E tudo aconteceu tão de repente, eu nem sabia que ia conseguir de verdade o visto para vir trabalhar aqui. Todo mundo diz que não é facil conseguir o visto daqui, daih eu nem tinha esperanças.

Me sinto super mal por não ter dado noticias desde então. Mas espero que esteja bem por aih.

Devo estar voltando a postar no meu blog em breve, afinal, em junho estarei por aquelas bandas ;). Vocês estão indo para lah em Março? E o coração? Deve estar batendo forte jah, não é?

Beijos e tudo de bom para vocês ;)

Panda disse...

Oi pessoal,

realmente é dificl falar sobre este tema: saudade.
Isto mexe de verdade com a gente e as vezes da vontade de correr para o aeroporto, para visitar as pessoas queridas que deixamos para tras.
Mas como a Manu disse, foi uma escolha nossa e esta experiencia sera para o nosso bem, nosso crescimento, que nao estava satisfatorio no Brasil.
Acho que a possibilidade de crescer aqui ajuda a diminuir esta sensacao estranha que as vezes toma conta do peito e dos olhos da gente. rsrsrs

Abracos e muita sorte para vcs!!!

Alê

Karol disse...

Olá Valéria !

Eu fiquei muito contente pela sua visita no meu blog. E olha que coincidência ! Vc ter nascido aqui em Fortaleza e estudado na Unifor. Eu estudo na Unifor, mas é na área de informática. :-) Eu desejo boa sorte pra vcs na viagem e na vida nova cheia de desafios que irá começar. Irei colocar o link do blog de vcs no meu.

Um abraço e fiquem com Deus tb !

Karol

Anônimo disse...

OLá Valéria.
pesquisando no Google sobre Imigração pro Canadá encontrei vcs.
Vejo que já conseguiu realizar sua meta. Seria muita pretensão da minha parte saber "o caminho das pedras"? Vc tem algum manual de como devo proceder, quais os primeiros passos a dar e em que direção. Sou casada, tenho 47 anos e dois filhos adolescennte entre 18 e 15 anos. O que pode me dizer, me aconselhar a pesquisar no caminho da total imigração para lá.
Sou do Rio de Janeiro. Se alguém puder me ajudar a "ensinar o caminho das pedras" eu agradeço imensamente.
Laura