JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quinta-feira, outubro 23, 2008

Última: Francês não será mais "Obrigatório"!


É isso mesmo meus amigos, acabei de ver a notícia no site Canoe.ca. A primeira coisa que veio a minha cabeça foi, porque ?? Qual a intenção do Québec com isso ? já que o propósito da imigração é justamente o contrário, ou seja, aumentar e ajudar a manter viva ,a lingua francesa no Canadá. Bom, segundo a notícia, a intenção por trás dessa medida é a de aumentar o número de imigrantes que chegam ao Québec de 45.000 para 55.000 em 2010.

Não sei não, mas acho que eles estão dando um tiro no próprio pé. Acho que muito mais interessante seria o Québec bater forte na questão das profissões regulamentadas, isso sim iria abrir um leque muito maior de interessados em imigrar pra cá. Pois isso é claro, a grande maioria dos imigrantes qualificados quem vem pro Québec e pro Canadá são da área de TI (Tecnologia da Informação), porque ? porque não precisam fazer parte de nenhuma ordem profissional. Pergunte as pessoas que pertencem a profissões regulamentadas aqui no Canadá o quanto foi "fácil" e "barato" pra elas conseguirem exercer as suas profissões legalmente aqui. A lista é imensa: Médicos, Dentistas, Engenheiros.....e por ai vai. Não estou dizendo que seja impossível, pois impossível mesmo só escapar da morte :-) Mas que é custoso e dispendioso isso ninguém pode negar.

O Francês pra quem é da área de TI, é nada mais do que um "asset", ou seja, uma qualidade, mas raramente é eliminatória. Já se você não sabe falar Inglês.... a coisa fica preta. Falar Francês pelo menos pra mim, faz parte da socialização, ou seja, falamos para nos integrarmos a sociedade na qual escolhemos viver, e não porque é obrigatório na nossa profissão. Alias, diga-se de passagem que as pessoas que possuem profissões regulamentadas falariam até muito mais Francês no seu dia-a-dia do que nós da área de TI.

O outro único tipo de emprego que eu me lembro que vão te pedir para falar Francês e Inglês, são os trabalhos disponíveis no comércio, e o salário, quase sempre em volta do salário mínimo, não é nenhuma maravilha. E diga-se de passagem que no comércio tem muita, mas muita vaga disponível. Será que esse é o objetivo ? não sei...

Uma coisa é certa, se você espera aprender Francês aqui na Francisação do Governo, só existe um destino pra você: Ville de Québec. Lá a Francisação pode ser feita na Universidade de Laval (que fica em Québec e não em Laval, suburbio de Montréal) caso você tenha nível superior. E pelas informações que temos de lá, a Francisação lá é muito boa. Aqui em Gatineau, a Francisação é um Porcaria, isso mesmo, com "P" maiusculo!

Eles também estão falando de Francisação online, bom essa eu já me cadastrei uma vez, mas não fiz, então não posso falar. Mas acho difícil suprir a necessidade de se falar e ouvir, especialmente o francês aqui do Québec, que é bem diferente do Francês que aprendemos.

E pra terminar, o fato do Francês ser o não obrigatório não deveria importar, pois se você está vindo pra cá com a intenção de recomeçar uma nova vida, quanto melhor você falar as duas linguas melhor você se sobresairá.

À la prochaine!

PS: o meu cumpadre Rógério também fez uma analise, abordando outras questões, vale a pena dar uma olhada no blog dele.

3 comentários:

Rogerio e Luciane disse...

Falou e disse tudo compadre.
Para mim, este história tá me cheirando à: "libera a entrada para os peões trabalharem no sub-emprego..."

Grande abraço

Rogério disse...

Parece até piada falar em não obrigatoriedade do francês ao mesmo tempo em que o Quebec é a ilha da língua no país.

Esta vontada é muito esquisita, afinal, pelo que sabemos, só de ouvir o Good morning!! alguns quebecois até tremem, rs...

Como em cadeia, se isto realmente acontecer, a longo prazo, o francês ficará para os mais velhos.

É uma pena, porque o charme da província é justamente a língua...



Rogério Lima

Leo disse...

Pessoal eu já acho outra coisa.

Estamos entrando numa crise financeira que ficará pelo menos 1 ou 2 anos.
mais 10000 imigrantes trazendo minimo 10000,00 significa:
100.000.000,00$/ano isso é muita grana .... :)
Imigração também é recebimento de free money... nao esquecam...

Leo