JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quinta-feira, abril 16, 2009

Não Existe Substituto para o Talento

Sussan Boyle no Britain's got Talent

Não sei nem por onde começar a escrever este post... mas a verdade é que fazia tempo que eu não levava uma sacudida assim. Ontem num show de televisão britanico, o "Britain's Got Talent", um desses shows caça talentos, equivalente ao "Canadian Idol" ou mesmo ao "Ídolos" ai no Brasil, Susan Boyle, uma mulher desempregada de 47 anos de uma cidadezinha da Escócia, emocionou à todos da platéia com o seu inacreditável talento.

Susan é o caso clássico do "Underdog", ou seja, aquela do qual ninguém espera nada, e no final nos encanta com seu talento. O video da apresentação de Susan, virou uma epidemia na Internet, sendo visto no YouTube por mais de 12 milhões de pessoas até o momento! São tantos os acessos simultâneos que o YouTube desabilitou a função de colocar o video na nossa página, você precisa assistí-lo no próprio site do YouTube!

É emocionante ver no video, a reação das pessoas e dos jurados, que até então, quando ela começa a cantar, davam risadas, sentiam pena e faziam piadas com as ambições da candidata a cantora. É bonito ver uma pessoa com um talento tão poderoso como esse, quebrar tantos pre-conceitos!

Nós, imigrantes, somos de certa forma, Susans Boyle quando chegamos aqui no Canadá. Somos o "UnderDog", aqueles que não falam direto as línguas oficiais do país, e que precisam provar a cada instante quem somos. Mas que, quando temos uma oportunidade, mostramos o Talento que cada um de nós possui junto com uma incomensurável vontade de vencer, crescer e recomeçar. E isso meus amigos é um talento raro.

Assim como no video, eu já vi, ouvi e vivi, diversas vezes a mudança nas reações das pessoas, uma vez que elas passam a nos conhecer melhor ou ao vivenciar o progresso que passamos aqui nos primeiros anos de Canadá. Se você ainda não ouviu um canadense dizer o quanto extraordinário é a sua estória de vida, de largar tudo e recomeçar denovo aqui, é porque você está a pouco tempo aqui. E acredite, pois isso é a mais pura verdade!

Pra terminar, gostaria de dizer que a música escolhida pela Susan, não poderia ter sido melhor: "I dreamed a dream" da famosa obra do escritor francês Vitor Hugo, Les Miserables. Vamos sonhar os nossos sonhos!

Bravo!!! Bravo!!!

10 comentários:

Flá disse...

UAU!! Eu não tinha visto esse vídeo. Que emocionante!
Sabe, eu ainda não recebi os três grandes "YES" desde que cheguei aqui mas tenho confiança que esse dia vai chegar.
Espero que já tenha chegado pra vcs! ;-)

Bea disse...

Eu vi esse vídeo hoje. Essa mulher é fantástica!
Adorei ver a cara de besta do Simon quando ela começou a cantar e ele ficou sem graça!
=D

Pedro Carneiro disse...

uma das coisas mais emocionantes que ja vi no youtube. merece os tres YES meeeeeesmo. parabens pela descoberta. e parabens pelo post. a colocacao do underdog de cada um dos imigrantes por parte dos canadenses foi bem ressaltada. nao sei se eh exatamente dessa forma pq ainda n cheguei la, mas espero ser uma surpresa gratificante (como a susan foi) para cada um daqueles que conviver quando chegar la.
abracos. parabens!

Anônimo disse...

Ola' amigos,
O video realmente e' muito interessante e o post melhor ainda. A comparacao entre a vida de Suzan com a experiencia dos imigrantes foi perfeita.
Aos novos imigrantes e/ou recem chegados podem experar, pois Alexandre retratou muito bem com relacao `as surpresas. Os "canadians", de forma geral, veem os imigrantes como mais um, mas o tempo se encarrega de mostrar a eles quem vc realmente e'. Isso ja' aconteceu conosco varias vezes, talvez por estarmos aqui ha' bastante tempo, e garanto: e' recompensador a adimiracao que eles demonstram com o passar do tempo. E o mais legal: e' natural e a mostra de que vc venceu. Eu sempre digo: imigrar nao e' para todos. Diria q e' uma arte. A arte de superacao pessoal e de garra. Alexandre e Valeria sao verdadeiramente "Suzan Boyle".
Um abraco a todos e valeu pelo post.
Rodrigo

Felipe Brito disse...

Nossa....
você não podia ter feito uma comparação melhor. Foi muito feliz.

O vídeo dispensa comentários.

Que belo vídeo para nos inspirar ainda mais para essa caminhada.

Felicidades a todos

Thiago disse...

Ótimo site!

Abraços
Thiago França
Guia de Brasilia

Anônimo disse...

Muito boa a metáfora que vc utilizou às experiências do imigrante! Que seja paciente para aguardar o momento de brilhar como o de Boyle! Abs,

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Um show esse vídeo. Tem coisa melhro que ver a cara de todos supresos?

E a vida segue...

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Adorei o paralelo que vc teceu entre Susan e os imigrantes! Espero poder surpreender em breve, ter o respeito e a admiração das pessoas.
Vou me espelhar na Susan e em vcs!
Bjs

Fernanda disse...

Esse vídeo é simplesmente emocionante! Até deixei cair umas lágrimas de tão emocionada! Gostei muito da comparação com os imigrantes. Ainda não cheguei aí, mas senti um pouco isso quando morei nos EUA. O não domínio do idioma é algo que faz com que não acreditem em nós, mas temos que ser como a Suzan: acreditar em nós e lutar pelo sucesso!

Abraços e uma ótima semana para vcs!

Fernanda