JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


terça-feira, maio 26, 2009

Resumo da Ópera - Parte II

Bom, continuando o post anterior (Alias se você já leu, volte lá pois o post foi atualizado com mais algumas dicas). Continuando:

  • Seguro de Saúde. Como vocês já sabem, você precisa fazer um seguro de saúde durante os 3 primeiros meses aqui no Canadá. Só então você estará coberto pelo "Assurance Maladie". Detalhe, os 3 primeiros meses contam do mês que você chegou aqui e não do dia :-) ou seja se vc chegar no dia 31 de maio, você estará coberto pelo "Assurance Maladie" a partir de 1º de Agosto! Então faça bem os cálculos ai no Brasil para saber de quantos dias vocês vão precisar comprar de seguro saúde.

  • Sobre as malas, não esqueçam de embalá-las no aeroporto, pois além de protegê-las (as nossas chegaram aqui praticamente como saíram dai), você ainda ganha um seguro caso aconteça alguma coisa com a sua bagagem. Nós embalamos as nossas um dia antes de embarcarmos, na noite anterior, e isso facilitou bastante no dia da viagem, pois podemos ficar com a nossa família o tempo todo, sem essa preocupação.

  • Quem for deixar alguma coisa ai no Brasil para vir depois, precisa trazer uma lista com o número de série de cada item que está ficando. Isso mesmo, você que já está ai reclamando que aquela obra de arte que você tanto gosta e não possui número de série, fique tranquilo... pois não tem jeito :-) Se não tiver número de série, eles não aceitam. Eu deixei 3 caixas de coisas para virem algum dia, quando nós tivermos alguém vindo pra cá, e todas as coisas, não tem números de série. O fiscal simplesmente olha na sua cara e diz: "Como vou saber se você não comprou isso que está aqui na lista depois e está querendo trazer pra cá ??? Pode ???"
Bom, agora vamos focar mais nas coisas que você deve fazer quando chega aqui. Acredite, a parte mais fácil é a 1ª. Chegar aqui de mala e cuia, pra recomeçar uma vida, não é nada fácil. Como já dizia o samba: "Relembrar é viver ....". Nunca é demais relembrar, que fazer a 1ª Parte bem feita vai te ajudar muito quando você estiver aqui.

Uma pergunta que ouço muito e que também é uma das perguntas que eu me fazia muito quando estava ainda no Brasil é: "É mais fácil ir sozinho ou com a família toda de uma vez ?". Fique tranquilo pois não existe resposta pra essa pergunta, todas elas são válidas e depende muito de cada um.

Nós viemos juntos, pois chegamos a conclusão que a separação mesmo que por alguns meses, seria mais dura para nós, que enfrentarmos as primeiras tarefas for aqui juntos. É claro que pra quem não tem filhos, ou está vindo sozinho, fazer as primeiras tarefas por aqui é muito mais rápido. Você pode passar o dia na rua resolvendo as primeiras coisas, pra quem vem com filhos, isso é impossível, as crianças cansam rápido, pedem pra ir pra casa, pra ir ao banheiro, pra comer, pra brincar ou seja, você anda num ritmo muito mais devagar. Mas por outro lado, ter sua família do seu lado nessa hora, ajuda muito, pois quem vem só, está sempre só, por mais que você já conheça alguém aqui, você vai chegar numa onde será você e pronto. Mas mesmo andando mais devagar, não há motivos pra se preocupar, pois os canadenses fazem as coisas muito mais devagar do que você faria com as mãos e os pés amarrados :-)

CHEGUEI E AGORA ??
  • Normalmente ou você fará o seu "Landing" in Toronto ou em Montréal. Nós fizemos em Toronto e aqui vai a primeira surpresa, você aprendeu que o Canadá é um país bilingue, certo? Errado :-) O Canadá fala Inglês, o Québec fala as duas línguas. Ou seja, se você chegar em Toronto sem saber falar Inglês, vai ter muita dificuldade, pois os Oficiais de Imigração não falam francês. Pais de amigos nossos que só falavam francês, tiveram sérios problemas pra passar pela imigração por esse simples fato.

  • Nós viemos com todas as malas que podíamos e mais uma, ou seja, 09 malas (08 malas de 32Kg mais um pacote) e mais 08 malinhas de mão (veja no site da Air Canada, o tamanho e o peso das malas que você tem direito de trazer). Imagina o tamanho da tralha :-). Não existe carro que você alugue que caiba tudo isso. Alias, existe o carro que nós alugamos, uma camionete. Mas não é fácil encontrar um camionete disponível pra alugual nas locadoras de aeroporto, só tinha em uma e ainda assim o rapaz da locadora perguntou se eu estava certo de querer aluguar uma camionete no inverno :-) Acho que ele só entendeu depois que viu a quantidade de malas :-)

    Tai a foto da camionete que nós alugamos :-) (essa foto foi tirada no dia que estavamos indo para a nossa casa alugada aqui em Gatineau, portanto já tem algumas compras que tínhamos feito para a mudança, mas ai você pode ver as malas, algumas ainda lacradas). Ah! você pode ter pensado em ir de Táxi, né ? Aqui, os Taxis só levam as coisas que cabem no porta malas, nada de mala dentro do táxi, ou seja, iríamos precisar de uns 4 táxis para levar todas as malas, impossível! De Ottawa para Gatineau você vai gastar uns CAN$ 50.00 de táxi. Existe um serviço de limosine no aeroporto, mas não sei se eles deixam colocar as malas dentro da limosine.

  • Você vai precisar de um endereço, para resolver a maioria das coisas por aqui. Para algumas coisas, como o PR Card, você pode usar um endereço de um amigo. Mas existem outras coisas que você vai precisar mostrar ou anexar um cópia do seu "Bail" (contrato de locação). Coisas como a inscrição na Francisação, ou a inscrição das crianças na Escola. Uma das coisas que você não precisa de uma cópia do "Bail" é o seu cartão de seguridade social (o equivalente do nosso CPF). Por isso, vá fazê-lo já na primeira oportunidade. Ele não fica pronto na hora, mas você já sai de lá com o seu número. O cartão é enviado pelo correio, para o endereço que você fornecer (o seu ou o do seu amigo).

  • Como disse antes, você precisa se estabeler por aqui, para poder fazer as primeiras coisas. Por isso é importante chegar num bom período do ano, onde tenham muitos imóveis disponíveis. Esse momento como já havíamos falado é entre Maio à Julho, um pouco antes ou um pouco depois também não muda muita coisa. É nessa hora de se estabelecer na cidade que os contatos que menciona-mos na 1ª parte são fundamentais. Pois estes podem lhe render dicas preciosas de quais os melhores bairros para morar. Chegar numa cidade nova e tentar aluguar um apto sem conhecer a cidade é quase uma garantia de escolher um local ruim, a não ser que você seja muito sortudo :-) Pra facilitar as coisas vou dar umas dicas daqui de Gatineau. A primeira dica é: Fique em Hull (setor). Os setores Gatineau e Aylmer não são uma boa pra quem está chegando, cada um por um motivo diferente é claro. Gatineau (setor), possui um engarrafamento monstro nas horas do Rush e Aylmer fica muito distante de tudo, e quem está chegando, geralmente quer ficar mais perto de tudo. E tudo acontece em Hull (setor) :-) Se você não está entendendo, calma que eu explico. A atual cidade de Gatineau é formada pela união das antigas cidades de : Hull, Gatineau, Aylmer, Buckingham e Mason Angers. Que hoje nos referimos como setor, setor Hull, Setor Aylmer e assim por diante. Mas voltando ao assunto dos melhores bairros:

    Se você vem com família (filhos):
    1. Plateau (Nós moramos nesse bairro, é super novo e muito bom de morar)
    2. Manoir des Trembles (perto do Plateau, também muito bom de morar)
    3. Hautes-Plaines (um pouco afastado, mas bom de se morar)

    Se você vem sozinho ou pretente estudar:
    1. Citê-des-Jeunes
    2. Alexandre Taché
    3. ou em qualquer um dos bairros acima

Bom, o post tá ficando grande, continuo na próxima parte...

domingo, maio 24, 2009

Resumo da Ópera - Parte I Rev.2

Atualizado 24/Mai/2009 às 10:00pm
Olá meus amigos,

Demorou, mas agora que eu estou de "Férias" acho que poderei fazer um relato desse nosso primeiro ano aqui no Canadá. Então vamos lá:

Chegamos aqui em Gatineau no dia 20 de março do ano passado, e muita, mas muita coisa aconteceu desde então, mas nesse post vou tentar falar de assuntos gerais em relação a imigração, deixando de fora os assuntos pessoais. Outra coisa, o que vou escrever aqui não é conselho pra ninguém, pois como diz o provérbio, se conselho fosse bom ninguém dava, vendia :-) Aqui vai apenas um relado da nossa vida aqui no Canada, que pode servir de base para os que estão vindo, mas nunca como um guia de como as coisas acontecerão pra vc. Lembre-se: Aqui cada um tem uma estória, e a sua certamente será diferente da nossa. Tenha isso como uma verdade Universal e você já sairá na frente.

O QUE É IMPORTANTE FAZER ANTES DE VIR:
  • Informe-se! Estude ! Leia os Blogs! Quanto mais você souber, mais fácil será a sua adaptação.

  • Escolha aonde você gostaria de morar. Se puder, venha conhecer e visitar as cidades antes de escolher. Prá nós a escolha da cidade foi fundamental. Nós amamos a cidade onde moramos (Gatineau-Ottawa) e fomos tentados a deixá-la por diversas vezes (ofertas de emprego em outras cidades), mas sempre bati o pé dizendo que não sairia daqui antes do 1º ano.

  • Traga Dinheiro. Parece óbvio não ?!? mas muita gente vem sem, ou tras pouco, e acaba se complicando. O ideial é trazer o necessário para viver 1 ano por sua conta, caso você não arrume nada no primeiro ano, ou tenha que estudar.

  • Estude Inglês!!! Agora o pessoal que vem pro Québec deve estar se perguntando se eu endoidei de vez :-) mas é sério. Entre Inglês e Francês, dê sempre prioridade ao Inglês. Mesmo no Québec, Francês é só pra Quebecois ver :-) Sem inglês, dificilmente você vai conseguir um emprego (disse dificilmente, mas pode colocar um muito ai, contudo não é impossível) que não seja Survival Job, e mesmo nestes, você não conseguirá um que tenha atendimento ao público, pois o inglês é falado por todos os lados aqui. Não se engane, mesmo o pessoal que está em Ville de Québec fala isso, aqui em Gatineau então é pior ainda. Francês é um "asset". Quanto melhor for o seu Inglês, mais rápido você estará empregado, isso é um fato.

  • Traga rémedios, mesmo se você não estiver usando, traga os que você costuma usar, pois aqui rémedio só com receita e nem sempre é fácil conseguir. Sem receita aqui so Tylenol e Advil.

  • Comece a criar a sua rede de contatos profissionais ainda ai no Brasil. Use o LinkedIn, o pessoal aqui usa muito e os recruiters sempre dão uma olhadinha lá no seu perfil, então, aproveite que você ainda está ai, e peça pro seu chefe recomendar o seu trabalho na empresa, você pode até se oferecer para traduzir para o Inglês, pra facilitar a sua vida e a dos recruiters aqui no Canadá. Não esqueça de me incluir na sua lista de contatos, ok ? :-)


  • Procure empregos na sua área nos sites do Monster, no Workpolis e outros. Isso vai lhe dar um boa noção de como anda o mercado de trabalho na sua área. É verdade que 85% das vagas não são anunciadas, mas quanto a isso, você só poderá fazer algo estando aqui no Canadá.

  • Se sua profissão for regulamentada aqui, digo, tiver uma ordem. Prepare-se, o seu caminho será longo. Começe hoje mesmo o processo de validação do seu diploma, você pode fazer isso, mesmo estando no Brasil.
Continua... mas antes aqui vão mais algumas coisas que acabei de lembrar ;-)
  • Faça contato com pessoas que moram nas cidades que você pretende morar, isso pode lhe render uma valiosa visão da sua futura cidade, que você não teria até chegar aqui.

  • Arrume um lugar pra ficar quando você chegar aqui, que seja um hotel, um quarto alugado, uma pensão do tipo "bed and breakfast", uma organização de ajuda a imigrantes ou mesmo a casa de um amigo (não deixe de ver nos comentários a dica que o meu cumpadre Rogério deixou sobre esse item). Aqui em Gatineau, você pode ficar numa organização que ajuda imigrantes, APO, mas só recomendo se você estiver vindo sem filhos, pois pra quem tem filhos, não é um bom lugar pra se ficar, é muito apertado e o ambiente pra crianças não é bom, mas se você vem só ou com sua mulher/marido então dá pra ficar lá numa bos os primeiros dias.

  • Se você está iniciando o processo agora, uma boa idéia é abrir uma conta no HSBC. Apesar do HSBC quase não ter agências por aqui, pense nele como seu primeiro financiador :-) Eu explico. O HSBC parece ser o único banco realmente integrado internacionalmente, ou seja, você consegue utilizar o seu histórico ai do Brasil aqui :-) Mas, é importante ressaltar que esse histórico não tem nada a haver com o histórico de crédito canadense. É um histórico no banco. Com isso, já vimos amigos recém chegados com apenas 1 mês, conseguirem financiar um carro pelo HSBC! Outros já tinham cartões de crédito prontos para retirarem na agência aqui no Canadá. Com isso, financiamento e cartão de crédito, você começa a construir o seu tão importante histórico de crédito canadense. Até onde eu sei, só o HSBC faz isso. O Citibank não faz.

  • Escolha bem a data da sua chegada aqui no Canadá. A melhor época é entre maio e julho. Nesses meses a oferta de aptos e casas pra aluguar é abundante e sendo verão, você tem toda facilidade do mundo de resolver suas coisas à pé ou de ônibus. Nós chegamos no final de março, e apesar de ter sido num ano que nevou muito (2008) o pior problema era a pouca opção de aptos para aluguar nessa época. Aqui, o grande dia das mudanças é o dia 1º de Julho. Então a maioria dos contratos vencem nesse ou por volda desse período. Evite chegar no inverno, pois além da quase inexistência de aptos disponíveis, o clime torna tudo mais difícil, especialmente pra quem nunca teve contato com o inverno daqui e esta vindo com crianças.

continua...


quinta-feira, maio 07, 2009

Mensagem ao Povo Brasileiro

Olá meus amigos,

Eu sei que estamos meio sumidos mesmo, mas nossa vida por aqui anda cheia de coisas pra fazer, mesmo depois de 1 ano por aqui :-) Mas não pude deixar de postar esse video, pois, quando o recebi, fiquei estupefato (para não usar outra palavra :-) com o poder de síntese desse cidadão, assistam a mensagem e desculpem-nos já de ante-mão a "emoção" do narrador :-)

Luiz Carlos Prates no Jornal do Almoço de SC no dia 20/04/2009

Aliás esse cara é uma figura mesmo, vejam os outros videos dele no YouTube.

Até a próxima!