JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


domingo, maio 24, 2009

Resumo da Ópera - Parte I Rev.2

Atualizado 24/Mai/2009 às 10:00pm
Olá meus amigos,

Demorou, mas agora que eu estou de "Férias" acho que poderei fazer um relato desse nosso primeiro ano aqui no Canadá. Então vamos lá:

Chegamos aqui em Gatineau no dia 20 de março do ano passado, e muita, mas muita coisa aconteceu desde então, mas nesse post vou tentar falar de assuntos gerais em relação a imigração, deixando de fora os assuntos pessoais. Outra coisa, o que vou escrever aqui não é conselho pra ninguém, pois como diz o provérbio, se conselho fosse bom ninguém dava, vendia :-) Aqui vai apenas um relado da nossa vida aqui no Canada, que pode servir de base para os que estão vindo, mas nunca como um guia de como as coisas acontecerão pra vc. Lembre-se: Aqui cada um tem uma estória, e a sua certamente será diferente da nossa. Tenha isso como uma verdade Universal e você já sairá na frente.

O QUE É IMPORTANTE FAZER ANTES DE VIR:
  • Informe-se! Estude ! Leia os Blogs! Quanto mais você souber, mais fácil será a sua adaptação.

  • Escolha aonde você gostaria de morar. Se puder, venha conhecer e visitar as cidades antes de escolher. Prá nós a escolha da cidade foi fundamental. Nós amamos a cidade onde moramos (Gatineau-Ottawa) e fomos tentados a deixá-la por diversas vezes (ofertas de emprego em outras cidades), mas sempre bati o pé dizendo que não sairia daqui antes do 1º ano.

  • Traga Dinheiro. Parece óbvio não ?!? mas muita gente vem sem, ou tras pouco, e acaba se complicando. O ideial é trazer o necessário para viver 1 ano por sua conta, caso você não arrume nada no primeiro ano, ou tenha que estudar.

  • Estude Inglês!!! Agora o pessoal que vem pro Québec deve estar se perguntando se eu endoidei de vez :-) mas é sério. Entre Inglês e Francês, dê sempre prioridade ao Inglês. Mesmo no Québec, Francês é só pra Quebecois ver :-) Sem inglês, dificilmente você vai conseguir um emprego (disse dificilmente, mas pode colocar um muito ai, contudo não é impossível) que não seja Survival Job, e mesmo nestes, você não conseguirá um que tenha atendimento ao público, pois o inglês é falado por todos os lados aqui. Não se engane, mesmo o pessoal que está em Ville de Québec fala isso, aqui em Gatineau então é pior ainda. Francês é um "asset". Quanto melhor for o seu Inglês, mais rápido você estará empregado, isso é um fato.

  • Traga rémedios, mesmo se você não estiver usando, traga os que você costuma usar, pois aqui rémedio só com receita e nem sempre é fácil conseguir. Sem receita aqui so Tylenol e Advil.

  • Comece a criar a sua rede de contatos profissionais ainda ai no Brasil. Use o LinkedIn, o pessoal aqui usa muito e os recruiters sempre dão uma olhadinha lá no seu perfil, então, aproveite que você ainda está ai, e peça pro seu chefe recomendar o seu trabalho na empresa, você pode até se oferecer para traduzir para o Inglês, pra facilitar a sua vida e a dos recruiters aqui no Canadá. Não esqueça de me incluir na sua lista de contatos, ok ? :-)


  • Procure empregos na sua área nos sites do Monster, no Workpolis e outros. Isso vai lhe dar um boa noção de como anda o mercado de trabalho na sua área. É verdade que 85% das vagas não são anunciadas, mas quanto a isso, você só poderá fazer algo estando aqui no Canadá.

  • Se sua profissão for regulamentada aqui, digo, tiver uma ordem. Prepare-se, o seu caminho será longo. Começe hoje mesmo o processo de validação do seu diploma, você pode fazer isso, mesmo estando no Brasil.
Continua... mas antes aqui vão mais algumas coisas que acabei de lembrar ;-)
  • Faça contato com pessoas que moram nas cidades que você pretende morar, isso pode lhe render uma valiosa visão da sua futura cidade, que você não teria até chegar aqui.

  • Arrume um lugar pra ficar quando você chegar aqui, que seja um hotel, um quarto alugado, uma pensão do tipo "bed and breakfast", uma organização de ajuda a imigrantes ou mesmo a casa de um amigo (não deixe de ver nos comentários a dica que o meu cumpadre Rogério deixou sobre esse item). Aqui em Gatineau, você pode ficar numa organização que ajuda imigrantes, APO, mas só recomendo se você estiver vindo sem filhos, pois pra quem tem filhos, não é um bom lugar pra se ficar, é muito apertado e o ambiente pra crianças não é bom, mas se você vem só ou com sua mulher/marido então dá pra ficar lá numa bos os primeiros dias.

  • Se você está iniciando o processo agora, uma boa idéia é abrir uma conta no HSBC. Apesar do HSBC quase não ter agências por aqui, pense nele como seu primeiro financiador :-) Eu explico. O HSBC parece ser o único banco realmente integrado internacionalmente, ou seja, você consegue utilizar o seu histórico ai do Brasil aqui :-) Mas, é importante ressaltar que esse histórico não tem nada a haver com o histórico de crédito canadense. É um histórico no banco. Com isso, já vimos amigos recém chegados com apenas 1 mês, conseguirem financiar um carro pelo HSBC! Outros já tinham cartões de crédito prontos para retirarem na agência aqui no Canadá. Com isso, financiamento e cartão de crédito, você começa a construir o seu tão importante histórico de crédito canadense. Até onde eu sei, só o HSBC faz isso. O Citibank não faz.

  • Escolha bem a data da sua chegada aqui no Canadá. A melhor época é entre maio e julho. Nesses meses a oferta de aptos e casas pra aluguar é abundante e sendo verão, você tem toda facilidade do mundo de resolver suas coisas à pé ou de ônibus. Nós chegamos no final de março, e apesar de ter sido num ano que nevou muito (2008) o pior problema era a pouca opção de aptos para aluguar nessa época. Aqui, o grande dia das mudanças é o dia 1º de Julho. Então a maioria dos contratos vencem nesse ou por volda desse período. Evite chegar no inverno, pois além da quase inexistência de aptos disponíveis, o clime torna tudo mais difícil, especialmente pra quem nunca teve contato com o inverno daqui e esta vindo com crianças.

continua...


14 comentários:

Anônimo disse...

Oi Família,
Muito bom o post e assino em baixo. Cada um tem a sua própria estória e experiência.
Boa colocação q Inglês é fundamental. Em qualquer lugar/cidade do Canadá o inglês vem sempre como prioridade.
Trazer o máximo de dinheiro tbem foi muito bem lembrado. A grana some nos primeiros dias/semanas/meses. Tem muita gente q aproveita por estar vindo para o Canadá e faz uma paradinha nos USA. Muitos vão a Disney (Ñ sei pra q?) e outros para NY. Minha opinião: desnecessário. É uma grana q pode faltar!
Concluindo: parabéns Alexandre e Valéria pelo blog, pelo exemplo e pelo post. Dicas valiosas... aos q estão vindo: aproveitem as dicas, informem-se e boa sorte.
Abraço.
Rodrigo (Ottawa)

Rogerio e Luciane disse...

Cumpadre.. se eu te disser que estava justamente pensando em escrever algo assim no meu blog, você não acreditaria.

Tirou as palavras da minha boca. Vou recomendar também esta leitura no nosso blog.

Sugestões para serem adicionadas nos próximos:
- Não ficar "morando" na casa dos amigos que te receberem. Tenho visto pessoas virem pra cá e ficarem até um mês "hospedados" na casa de amigos. Use o disconfiômetro.
- Correr atrás das informações mais importantes: moradia, escola, trabalho, saúde, etc. e deixar de lado as coisas supérfluas: panela de pressão, shows, cachorros dos vizinhos, etc.
- Não valorizar muito a questão do inverno. O importante é estar bem vestido e ter atividades para fazer(trabalho, estudo, diversão) durante o inverno.
- Não achar que aqui é o paraíso. Aqui também tem violência, corrupção, engarrafamentos, pessoas mal educadas, etc.
Enfim... a lista é longa... vamos ver o que vai aparecer.
Abraços

Unknown disse...

opa, muito bom.. quero a continuação...

Rogério disse...

Olá pessoal,

Pelo jeito tudo está andando...

Como sempre, muitas boas dicas!!

O Update do meu linkedin já está na agenda.

Abração!

Rogério Lima

Daniel disse...

Très bon. Este tipo de artigo é excelente para todos que estão aí e para aqueles que estão planejando ir, meu caso. Parabéns pelo blog e continuem bem ai em Gatineau. Um abraço,
Daniel

Fernanda disse...

Muito bom este post! Quando ao dinheiro, a Valéria já havia me dito que é muito importante trazer o máximo que pudermos. O legal é que eu consegui fazer uma big economia durante o tempo do processo de imigração e vou conseguir levar $$ para me manter por pelo menos 6 meses!!!! Quanto ao inglês, fiquei bem surpresa de vc dizer q é recomendável estudar mais inglês do q francês. Sempre soube que o inglês era muito importante, mas não tanto assim. Mais uma coisa para eu me dedicar mais nas minhas últimas semanas de Brasil.

Abraços
Fernanda

O casal disse...

olá alexandre e valéria!

Mt boas as dicas q vcs passaram, principalmente pra quem está no Brasil e ainda no começo do processo para já irem se enquadrando no "esquema" de imigração.

Apesar de estar aqui na cidade de Québec a apenas uma semana, me permita discordar da importância que vc deu ao inglês.
Explico: ele é importantíssimo sim! No mundo todo, ainda mais em um país onde 70% ou mais falam inglês, mas aqui na cidade do Québec, e acredito que em cidades menores dessa província, o francês ainda venha em primeiro sim.

Fiquei surpreso de passar uma semana aqui e não ouvir inglês nas ruas! Ouvi umas 2 vezes só. Em Vieux Québec, aí sim... ouve-se mais inglês na rua pq todos são turistas. Mas na cidade mesmo, não! Todas as pessoas com quem conversei, com meu francês básico, me responderam em francês e não mudam pra língua da rainha pra facilitar não! Se vc pedir, pode até ser. Conheço algumas pessoas, se não todas que conheci até agora q, mesmo na área de TI, só usam francês no dia a dia e no trabalho.

Aqui inglês é um ÓTIMO diferencial... QUASE obrigatório.... mas o francês ainda é a principal língua.... disparado! Estou feliz de ter vindo para cá por isso tb.... preciso aprender francês! Aqui sou forçado a isso!

Quem vier pra essa cidade sem francês terá GRANDES dificuldades.

Um abraço!
João.

Manu disse...

Oi Alexandre, muito bom seu post. Eu teria algumas coisas a acrescentar pra quem é da area de Comunicacao. To montando um postzinho de 2 anos (!!!) e vou até te linkar la.
Bjo grande pra vc e pra Val.

Fernanda e Mateus disse...

Quanto ao ingles, concordo com o Joao. Na minha sala do curso de frances tinham 4 canadenses que estavam la justamente porque tinham enormes dificuldades para se comunicar em ingles aqui em Quebec. O frances aqui e essencial, quem fala as 2 linguas sai na frente de muitos. Ah, elas nao eram as unicas, tinham mais anglofonos em outras turmas, reclavam que perdiam oportunidades de emprego por nao falarem bem o frances.

Comum disse...

Oi Alex e Valéria,
não sei se vocês estão lembrados, estive no seu Garage Sale ano passado e fico extremamente feliz em ver que estão indo tão bem.

Depois de um ano em outros planos, estou voltando a cogitar o Canadá, em vez da Austrália (ô escolha difícil...), e é ótimo saber das notícias daí, principalmente nestes tempos de crise. Bem, passei mais para dar um oi e desejar-lhes o melhor. Até mais!

Anônimo disse...

Boa noite Alexandre. Obrigado por se dispor em compartilhar sua experiência. Li seu relato no blog e são informações fundamentais para mim. Gostaria de trocar mais informações com você, como valor médio de aluguel, quais os ramos de trabalho e empresas que estão em alta por aí e qual o valor médio para um casal se manter por 01 ano?

Abraços,
Christian
chs.santana@uol.com.br

Luiz disse...

Ola!

Olha, muito legal seu post, cheio de dicas importantes, mas como mais um morador da cidade de Quebec, sou obrigado a ir contra seu comentario...mas criticarei de uma forma positiva ;) Aqui, como em qq outro lugar do planeta é importante falar ingles, mas o frances aqui é mais importante. Ate mesmo pq o ingles da turma daqui é tosco! Entao, se inventarem de falar nesse idioma com a turma daqui, muitas vezes vao acabar é se arrependendo...rs. É melhor ficar no frances mesmo. Aqui na capital entao, é bom estarem com o frances bem em dia, e o ingles sera um "atout". Ah..sim... trabalho com informatica, e falo ingles so quando vou p/ Montreal, pois peço para falar apenas p/ nao perder a pratica, pq aqui na cidade é ZERO de ingles.

Outra coisa q vou contra é o periodo ideal p/ chegar p/ pegar um bom ap. Os contratos terminam em julho como comentou, mas todos ja sabem quem saira do contrato no maximo ate março. Assim, a procura ja começa nessa epoca, entre fevereiro e março. Chegar em maio p/ frente é pegar o q restou da temporada de caça ao ap. É um assunto bem complicado esse, mas quem chegar nessa época certamente nao encontrara um mercado abundante de ofertas de moradia, pelo menos aqui na "capital nacional"...rs.

Mas de resto gostei dos comentarios ;)

Abs e parabens pelo blog!
Luiz Claudio

Anônimo disse...

Bom dia! Teu blog é muito informativo e "pé no chão"...coisa rara!
Em relação ao comentário sobre o "francês só pra Québécois ver", isso talvez se aplique à Gatineau e Montreal, já que são cidades vizinhas da parte inglesa do país...pois nas outras cidades o francês é presente e o inglês funciona como uma língua "step de carro".
Moro em Québec há quase 2 anos...e vejo muito poucos tendo a real necessidade do inglês ao invés do francês. Concordo co o comentário do Luiz ( logo acima) e, nem de longe, estou sendo bairrista.
Parabéns pelo blog , pela disposição e pela família bonita.

Otto

Unknown disse...

Oi Alexandre,
valeu pelos posts.
Estou pretendo chegar ao Canada em maio de 2010. Até mês passado meus planos eram ir para Montréal devido às facilidades de uma cidade grande, mas na realidade sempre quis morar numa pequena pelos mesmos motivos seus (sou casado e temos um filho de 4 anos).
Tinha começado a pesquisar sobre Gatineau e "reachei" teu blog, gostaria de poder me corresponder contigo e conhecer mais da cidade.

Um abraço,
Guilherme Negreiros
vgcanada.blogspot.com
g.negreiros@yahoo.ca