JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quinta-feira, setembro 20, 2007

Dicas de quem já está lá

Salut!

Nessas últimas semanas, nós temos tentado manter contato com nossos amigos que já estão no Quebéc. Porquê ?!? P vara pegarmos algumas dicas valiosas de quem já está lá. Entenda-se "por manter contato": Ler Blogs, Conversar pelo MSN e pelo Skype, Ler quase todas as mensagens das Listas de Discussão (mesmo porque, tem umas mensagens na Lista Canada Immigration, que são dureza!!). O legal é que recebemos várias dicas :-D

Aqui vão algumas:

- Nossos amigos Tatiana e André que já estão em Gatineau, nos contaram que quando eles chegaram lá, eles ficaram "hospedados" numa ONG, chamada APO (Accueil-Parrainage Outaouais) que ajuda imigrantes e refugiados a se instalar no país. Segundo eles essa ONG tem uma casa com vários dormitórios individuais e com sala, cozinha e demais cômodos da casa compartilhados. A diária fica em CAN$35 e de quebra você ainda terá um Guia, uma pessoa voluntária que ficará a sua disposição com um carro, para resolver todas aquelas coisas que teremos que resolver nos primeiros dias, ou seja, abrir conta num banco, pedir o Cartão de Saúde (Assurance Social), o Cartão de Residente Permanente e por ai vai... A vantagem é que o voluntário, sabe o horário e o local de tudo.

Além disso, ele ainda nos ajuda a
procurar um imóvel para alugar, já que como seremos recém chegados e portanto sem nenhuma referência, segundo eles as vezes é difícil alugar em certos lugares da cidade pois o proprietário pede por referências.

- Outra dica é em relação ao seguro obrigatório do carro: Tanto o André e a Tatiana que estão em Gatineau como a Carol e o Marcelo que estão em Montréal, ambos já compraram carro. E segundo eles, só o seguro contra terceiros é obrigatório, o de danos pessoais é opcional. Lembro de ter visto este assunto várias vezes na Lista Canada Immigration e relatos de pessoas dizendo que o seguro era super caro e coisa e tal, com valores tipo CAN$5000!! Segundo a Tatiana e o André eles pagaram CAN$400 de seguro e a Carol e o Marcelo pagaram em torno de CAN$700, a diferença está no valor de cada carro, creio eu.

- Outra dica importante para quem tem filhos, como nós: Creche (CPE) em Montréal pode ter fila de espera de até 2 anos! E a espera pelo curso de Francisação do Governo do Québec também é maior em cidades grandes. Ou seja, cidades menores, como já era de se esperar, tem filas menores e mais facilidades de acesso que os grandes centros. Já suspeitávamos disso, mas agora temos certeza.

- Outra dica é sobre o Comptoir Alimentarie (doação de comida a famílias de baixa renda, tipo uma SUPER cesta básica). Segundo a Sandra e o Evaldo, as pessoas que vão lá buscar comida são famílias normais e não mendigos ou pedintes. Veja o relato no Blog da Sandra e do Evaldo.

Se você tiver uma dica interessante nos envie nos comentários ou por e-mail que a gente repassa pro pessoal que lê o nosso Blog.

À Bientôt!

Um comentário:

Edu Duda Moraes disse...

Quem reservou a APO para o Andre e a Tatiana fomos eu e a Gi! :-)
Abracos,

Eduardo