JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quarta-feira, outubro 31, 2007

C’est l’Halloween, On veut des Bonbons!

Salut!

Como vocês sabem hoje é o Dia das Bruxas (Halloween), e apesar de não termos essa tradição aqui no Brasil, certamente teremos lá no Canadá :-) Não tenho certeza se no Quebéc é costume comemorar o Dia das Bruxas, talvez o pessoal que já está lá possa nos contar.

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).

Entre o pôr-do-sol dos dias 31 de Outubro e 1° de Novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês). Dai a origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween.

O fim do verão era considerado como ano novo para os Celtas. Era uma data sagrada uma vez que, durante este período, os Celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.

Acredita-se que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos (01 de Novembro). A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados como bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo serem julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
fonte: Wikipedia

Trick-or-treat!

4 comentários:

Manu disse...

E ai, amigos, como esta o coracao de vcs? Estao se preparando bem pra mudanca?? =D
Se precisarem de qualquer coisa, estamos aqui, viu? Eh soh falar.
Bjo grande.

Unknown disse...

Entao o Halloween tbm era uma festa celta? Nao sabia!
Por aqui no Quebec é comemorado partout sim.
Abs e parabéns pelo blog,
Lúcio

Edu Duda Moraes disse...

Ola pessoal de Brasilia!
Ontem comemos uma lasagna com o Paulo e a Luciana. Muito gente boa eles.
Deem uma olhada no nosso blog as imagens da primeira neve do ano por aqui em Gatineau!
Abracos,

Eduardo e Gislaine

Rogerio e Luana disse...

Alexandre e Valeria.

Descobri a pouco o site de vcs pelo link do FranklineAmanda, e por sinal, o blog é muito bacana. Em resumo, informações úteis e muita descontração.

Parabéns!!!
Saibam que a partir de agora serei mais um dos frequentes "olheiros" do Brasilia@Canadá.

À Bientôt!!
Rogerio