JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


segunda-feira, julho 28, 2008

Carteira de Motorista: A Missão



Hoje foi um dia muito especial: O Alexandre passou na prova prática, e já pode dirigir aqui UHHU!!!!!!!!!!!!!!

Aqui pra que você tenha a sua carteira de motorista você precisa fazer dois testes: um escrito e outro prático. O escrito tem 03 etapas e você pode fazer em Francês ou Inglês, você é quem escolhe. Você também precisa fazer um exame básico de vista e tirar foto, então vá arrumado :). O problema aqui é que (sempre tem um problema né?), todos aqui fazem a prova no verão, então no SAAQ (Societé Assurance Automobile du Québec) está com a agenda lotada. Outro detalhe importante aqui no Québec é que os jovens podem tirar carteira a partir dos 16 anos e em Ontário a partir dos 18 anos (eu não tenho certeza disso, nós ouvimos alguém dizer ok), mas a verdade é que está muito difícil conseguir marcar os exames pra renovar carteira.

Aqui pra você que vai chegar, eu te dou um conselho, marque logo o seu rendez-vous no SAAQ, pra marcar a prova teórica. Pois se você passar de primeira vai ter que esperar um pouco, temos um amigo que falou que agora pra fazer a prova prática só estão marcando pra Outubro, pense! mas tem como você conseguir antecipar, a dica é: É só você ficar ligando diariamente pro SAAQ, rezar pra que eles te atendem e rezar mais ainda pra que tenham uma vaga pra cá num dia mais próximo! O Alexandre, quando passou no teórico, ligou e só conseguiu marcar para o final de Agosto (août em francês, alias que nomezinho desgraçado de se falar) numa cidade chamada Sorel, perto de Trois-Rivières. Ficou ligando todo dia pela manhã para ver se tinha alguma desistência aqui em Gatineau, e acabou conseguindo marcar pra hoje, dia 28 de Julho.

Mustang da auto escola de Gatineau, pergunta se o Alexandre não tava doido pra voltar pra escola ? :-)

A outra novidade é que estou fazendo aulas particulares de Francês, pois quero ver se esse Francês consegue me vencer ou eu que vou vencê-lo :-D . O importante é que vou fazer 06 horas por semana, 03 horas num dia e mais 03 horas no outro, haja disposição!!!!!!!!!!



E continuo de férias!!!!!!!!!!!!!!!

Um grande beijo e fiquem com Deus!

8 comentários:

Fernando Dutra disse...

ola tenho lido o blog de voces, mas como uso o googlereader, não vem o conteudo todo do blog. será que voces poderiam mudar a opção para começar a publica o conteudo todo do blog pelo feed?? valeu.. voces tem um otimo blog.

Anônimo disse...

Opa! Mais um barbeir..., digo, motorista nas ruas! heheheh
Parabéns por mais essa conquista, Alexandre!

Anônimo disse...

Alexandre e Valéria, fiquei feliz em ler o blog de vcs. Estou aguardando o pedido dos exames médicos e o nosso visto para irmos embora pro Canada também, eu, meu marido e minha filha. Nosso destino é Gatineau e esperamos ter boas coisa pra contar como vcs. Parabéns pelo blog.
Cristina

" Quebrando o gelo" disse...

Oi amigos,
Realmente passa super rápido!
Parabéns tb pelos seus 5 meses ... rsrsrs...
Olha, eu acho ótima a idéia de agitar o pessoal de "além fronteiras" de Montréal ... rsrsrs....
Vou ver aqui um lugar bem jóia com o pessoal que está aqui a mais tempo e falo para vcs!!!
Eles poderão dar boas sugestões acredito!!!
Grande beijo em todos aí!!
Savana.

Manu disse...

Oi Val, adorei a ideia do encontro por aqui, mas nós vamos pro Brasil dia 22 de agosto... Se for antes disso, estaremos lá com certeza!!! =D
Bjao grande

Carol, Ênio e Leila disse...

Que legal. Parabéns pela carteira. São tantas conquistas e tão rápido, não? Ano que vem, se Deus quiser, vamos fazer o nosso landing.

Um abraço,
Carol

Déia disse...

Valéria, q saudade! Caraca 5 mêses, né! Nossa...Ainda me lembro daquela feijoada no Antartida, ta passando rápido demais, e vcs vencendo as batalhas cada vez mais.
Bjs em todos.
Precisamos bater um papo no msn.
Andreia

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelas conquistas.
Estamos (eu,meu marido, meus 2 filhos de 3 e 1 ano) nos preparando para dar início ao processo quebequense. Queremos ir pra Montreal após abril do ano que vem (2009).
Se puder, gostaria que me mandasse se e-mail :)
Meu endereço:lucineirodrigues@gmail.com
Obrigada. Abraços.