JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


sexta-feira, julho 11, 2008

iPhone 3G no Canadá



Hoje foi o dia do lançamento oficial do novo iPhone 3G da Apple aqui no Canadá. A operadora responsável pelo iPhone aqui é a Rogers. A notícia que deveria ser boa, pelo menos para nós fãs da marca da maçã, tem causado vários protestos em várias cidades por aqui. O motivo ? é simples. Ter um iPhone habilitado pela Rogers aqui no Canadá, só não é mais caro do que ter um na Itália, ou seja, nosso vizinho Americano, pode ter o mesmo privilégio pagando bem menos por isso.

Isso deve-se ao fato do Canadá possuir hoje, um dos piores planos de acesso a dados pelas empresas de Telefônia Celular, entre todos os países desenvolvidos do mundo! Só pra ter uma idéia. A operadora oficial do iPhone nos EUA é a AT&T, lá ter um iPhone custa US$ 69.99 com direito a uso ilimitado de dados e 450 minutos de conversa durante o horário comercial, noites e fins de semana é ilimitado. Já aqui no Canadá, a Rogers cobra CAN$ 75,00 por 750MB de trafego de dados e 300 minutos de conversa em horário comercial (noite e fins de semana tb é ilimitado). Caso vc utilise mais 750MB, você irá desembolsar: 50¢ por MB adicional (pelos primeiros 60MB excedentes e 3¢ pelos demais MB restantes).

Some a isso o fato de que a Rogers só vende o iPhone mediante a assinatura de um contrato de fidelização de 3 anos! enquanto que na AT&T a fidelização é de 2 anos. Acho que já deu pra ter uma idéia do porque dos protestos em frente às lojas da Rogers hoje aqui no Canadá :-)

Enquanto isso, eu que comprei um celular da Rogers logo que cheguei aqui em março, só poderei trocá-lo por outro após 1 ano de contrato, ou seja, em março de 2009. Caso queira fazer isso agora, tenho que pagar o preço do aparelho sem subsídio da operadora que neste caso é algo em torno CAN$ 700!

Só para finalizar, o preço do iPhone aqui no Canadá pra quem já tem mais de um celular com a Rogers Pos-Pago a mais de 1 ano ou pra quem vai fazer um plano agora, é de CAN$ 199 para o modelo de 8GB e CAN$ 299 para o de 16GB.

2 comentários:

Rodrigo disse...

Alexandre, é bom ver novamente um post tecnológico, pois sou fã de tecnologia como vc...
Continuaremos acompanhando-os pelo blog....
Agora é só esperar até março com a esperança que as condições de venda do IPod canadense se iguale ao do vizinho USA!

Anônimo disse...

Olá Alexandre e Valéria!
Fiquei feliz em ver que dois brazilienses estão felizes no Canadá! Eu e meu marido que é neurologista estamos muito animados com a idéia de nos juntar a vocês!! Também moramos em Brasília e a única coisa que tem nos desanimado é a tal da equivalência de diplomas de médicos...parece que é complicado e não queremos trocar o certo pelo duvidoso, afinal temos dois filhos e muitas contas!! risos!!
Se vocês souberem e quiserem nos contar o que acham da idéia, se vale a pena investir no projeto, se nã vamos virar motoristas de táxi e deixar os filhos em um internato, ficarei muito agradecida!! Estamos precisando de um " empurrãozinho" !
Um forte abraço!
Karla Tauil
ktauil@gmail.com