JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


sábado, setembro 20, 2008

06 Meses de Canadá!

Olá amigos,

Pois é já fizemos 06 Meses de Canadá, como esse tempo passa rápido...........

Como aprendemos nesses meses, como choramos: de alegria, de tristeza, de saudades. Como comemoramos nossas vitórias: o emprego do Alexandre, a adaptação dos meninos na escola e na garderie, e por aí vai.........

Hj depois de 06 meses pela primeira vez os meninos conseguiram brincar com uns amiguinhos canadenses no parquinho, falando francês, o sorriso que amanda me deu na hora que estava brincando fez os meus olhos se encherem de lágrimas, foi bem legal, fiquei muito feliz por ela! E o Henrique falando em francês é a coisa mais linda desse mundo, pense daquele baixinho falando é de morrer de rir!

E a cada dia me convenço mais que essa estória de Imigração não é pra qq um não, vc deve ter em mente um objetivo claro, e se preparar muito antes de vim. O Francês é essencial, mas o Inglês tb é muito importante por aqui. Não acho um boa chegar aqui no Canadá no Inverno não, nós chegamos no final dele (em março), ainda tinha muita neve. Fazer tudo que tivemos que fazer com dois filhos pequenos também não foi fácil, foi complicado e mais demorado. Se você tem filhos pequenos, não aconselho a chegar aqui no Inverno, apesar da gente ouvir muito esse conselho ainda quando estamos no Brasil.


Essa era a roupinha básica que a gente utilizava pra sair aqui qdo chegamos

Essa é uma visão do tanto de neve que pegamos, e o nosso carro cheio de bagagens

Nesses 06 meses, vimos muitas coisas: Festival de Tulipas (maravilhoso!!!!!!!), Festival dos Balões (inesquecível), passeamos muito, fomos a Montréal duas vezes, a primeira ficamos na casa dos amigos Lú e Rogério e a segunda fomos ver a Fórmula I, conhecemos muita gente legal, estudamos muito Francês, foram 06 meses bem intensos.

Alex brincando de Frisbee, no Park Jacques-Cartier

Amanda em frente a um monte de tulipas fechadas!

Eu em frente ao Parlamento (Ottawa)

Alex em frente a aranha gigantesca que tem em frente ao Museu de Belas Artes (Ottawa)

Eu com as crianças no carrosel.

Amandinha e Gabi, sua amiguinha, no Festival de Tulipas (Ottawa)

Eu e meu amor no Festival de Tulipas

O que podemos dizer desses 06 meses é que está valendo muito a pena sim, mas sabemos que muitos obstáculos ainda estão no nosso caminho, principalmente a língua.

Pra nós mulheres a vida de Amélia é muito difícil acreditem, não é moleza não. Uma coisa é vc ter uma vida no Brasil sem empregada, sendo que uma hora ou outra vc pode chamar uma diarista ou alguém pra passar sua roupa, outra coisa é vc ter que se virar sozinha aqui no Canadá (claro que o maridão e os filhotes ajudam) mas quem pega no pesado mesmo é a gente, então se preparem, pois a rotina é dureza!!!!!!!!!!!!!!!!!

Outra coisa, aqui a gente tem que ser prática! Não tenha medo de comprar todos os utensílios que podem te ajudar, tenha certeza que aqui nada disso é supérfulo, como aspirador de pó (não sei como vivi tanto tempo sem um), com ele é muito mais fácil de limpar a casa,. Uma máquina de lava louça (é imprescindível) principalmente se vc tem filhos, uns paninhos pra limpar casa, que parecem lenços umedecidos (Mr. Clean Wipes ou M. Net Lingettes), é prático e super útil, vc usa um e joga fora. Tem também o Swiffer, que é parecido com um rodo, só que funciona a pilha e vc troca o refil do papel que vc limpa o chão, uma mão na roda, muito fácil de usar.

Outra coisa que notei aqui é como o nossos cabelos caem, uns dizem que é por causa da água, que contém muito cloro, eu sei que pra resolver esse problema eu comecei a usar uns xampoos da Pantene e a lavar os cabelos dia sim dia não, foi a única maneira que descobri pra diminuir a queda de cabelo.

Outro ponto importante é a comida, como sofri com isso, pois o povo aqui em casa estava acostumado a almoçar e jantar comida, mas aqui não dá pra fazer isso, pois passo o dia tendo aula como vou conseguir cozinhar tanto????? Pois então, estipulei que a gente almoça e o jantar é lanche. No começo os meninos ,principalmente, reclamavam muito, mas agora já se acostumaram. Na escola eles almoçam e no cardápio da escola eles tem muitas verduras, por isso em casa dou um desconto tb :). Mas posso dizer que já estou mais tranquila, porém cansada pois haja imaginação pra todo dia vc inventar algo diferente pra a gente comer, isso é um saco!!!!!!!!!! O Goldman me ensinou um truque sensacional pra fazer arroz, é super simples (ele deixou eu dar a receita mágica dele), vc põe a quantidade de água exata pra fazer o arroz ( 2 xícaras de água pra cada de arroz), já coloca os temperos, tampa a panela e deixa ferver em fogo alto (mais ou menos no 5), qdo ferver vc põe o arroz, espera 10 minutos no máximo e voilá seu arroz está pronto, soltinho e uma delícia!!!!!!!!!

Ai povo falei muito por hj, tenham todos uma ótima semana!!!!!!!!!!!!

Um grande beijo,

Valéria

8 comentários:

greis disse...

Olá, tudo bem? Juntei num site alguns blogs de brasileiros que falam sobre o Canadá. O que vcs acharam da idéia? Ajudem a divulgar. Entrem aqui: http://brazucanada.blogspot.com/

Rodrigo disse...

Alexandre e Valéria,
Fico SUPER feliz de poder acompanhar a saga de vocês.... Obrigado por compartilhar conosco suas experiências e impressões no blog!!!
Isso tem sido muito importante para nós... MUITO MESMO!!!!
Pra mim nem parece que só nos conhecemos rapidamente na cobertura do Leo e da Bárbara...
PARABENS pelo aniversário de meio ano de Canadá!!!
Que Deus os abençoe grande a abundantemente... Quem sabe podemos combinar de nos encontrar no final do próximo semestre por aí!.!.!

Camila disse...

Alexandre e Valéria,
Fico muito feliz que vcs tenham completado 6 meses com tanto sucesso!
Peço a Deus que continue a abençõar sua família, que é tão linda!
Ah, qto ao post de baixo: realmente as crianças acabam sendo um exemplo para nós pais... são verdadeiros herois!
òtima semana
Família Morais

Anônimo disse...

Ei, parabéns por mais um marco! Tem que celebrar mesmo porque você disse muito bem Valéria: imigrar não é pra qualquer um, não! Imagino vocês dois com duas crianças pequenas, então!
Tenha certeza que cada lágrima derramada serviu pra regar sua fé e o relacionamento da sua família. Vai em frente que vocês já são vencedores!
Beijinhos

Celso Arrais & Família disse...

Queridos Alexandre e Valéria,

Fico muito feliz por ver que vocês já se adaptaram muito bem aos novos costumes, clima, etc.
Infelizmente eu já não estou mais em Montréal, já voltei para o Brasil, mas a magnólia, minha espôsa, vai estar ai amanhã, para assistir o Cirque du Soleil, o Goldman vai encontrar com ela e se vocês quiserem terão a oportunidade de conhecê-la também, eu já falei com ela.
Olha Valéria, esse negócio da queda de cabelo é bem séria mesmo, e eu tenho certeza que é o cloro na água, eu pensei que ia ficar careca.

Um grande abraço e muitas felicidades à toda a familía.

Celso Arrais - Brasília (com o coração em Montréal)

Déia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Déia disse...

Ei Val,
Amo ler o seu blog, pois vc escreve exatamente como fala, é tudo muito "entendível".
Parabéns pelos 6 mêses, e vamos vivendo, experimentendo sempre o novo, e o mais importante, vencendo as barreiras.
Bjs na família linda(deve ser muito bonitinho vê-os falando francês!)

Manu disse...

Amiga, meu cabelo também cai MUITO aqui... Eu achava que era stress, pq tem fases que ele pára de cair, mas agora que va falou, me lembrei mesmo que já comentaram comigo esse lance da água daqui...
Anyway, lindo post e parabéns pelos 6 meses!! Como nós já conversamos algumas vezes, só quem entende o verdadeiro significado de "estar há 6 meses aqui" é quem já passou por isso, né?
Por isso, minha amiga, parabéns mais uma vez e força pra continuar lutando, porque a vitória de vocês já foi confirmada!
Bjo grande, fiquem com Deus!