JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


domingo, setembro 07, 2008

Homenagem aos nossos Filhos

Olá amigos,

Hoje venho aqui pra fazer uma homenagem aos nossos filhos, Amanda ( 05 anos ) e Henrique ( 03 anos ).

Quando nós decidimos imigrar, sabíamos que os meninos iriam sofrer um pouco, mas com o tempo iriam se adaptar, pois sempre tivemos a informação que as crianças se adaptam super rápido. Isso realmente é uma fato! Criança se adapta muito rápido!

Mas hj venho aqui contar um pouquinho da nossa estória, pois como o Alexandre já falou cada um tem a sua vivência e as experiências podem mudar um pouco, e acreditem as experiências são bem diferentes, já ouvimos cada estória............ Bom, mas isso é papo pra depois :)

Mas, voltando ao assunto que eu decidi falar hj, qdo as aulas iam começar, ficamos muito preocupados, pois a Amanda é mais tímida que o henrique, e ela já estava muito bem adaptada a garderie, já tinha os amiguinhos dela lá e tal, qdo comentamos com ela que ela ia sair e ia entrar numa escola nova e ela me surpreendeu com os seguintes questionamentos:

- Não sei pq a gente veio pra cá? Pro Canadá? Não sei pq deixamos nossa casa, vendemos nossos brinquedos e tive que vim pra cá? Não pedi pra vim pra cá? Pq a gente veio pra cá?

Ela me bombardeou de perguntas, e eu com aquela cara, o que posso dizer pra uma criança de 05 anos, pra que ela entenda o porquê da nossa vinda pro Canadá. Não podia dizer da violência, da situação econômica difícil, das oportunidades que teríamos ao vim pra cá..............

O que poderia eu dizer pra Amanda pra poder justificar de uma maneira que ela entedesse o porquê?

Eu acabei dizendo pra ela que aqui era mais tranquilo, onde a gente estava aprendendo uma nova língua, e etc.............. No final da estória ela acabou dormindo e UFA eu tinha conseguido escapar dessa :)

Mas o que eu me dei conta no dia seguinte foi que a minha filha estava me enchendo de perguntas pois estava com medo, sim, ela simplesmente não conseguia entender o porquê ela teria que ir pra uma escola se ela já estava numa "escola "falando francês, e estava tão bem, com tantos amiguinhos e do lado do irmão........... A essa altura ela já sabia que o Henrique ficaria na garderie.

Após dias e dias de apreensão, chegou o tal esperado dia de ir pra escola. No dia anterior fomos a uma loja e compramos uma roupa especial pra ela, e ainda disse que ela poderia levar um "tutu "pra lhe fazer compania. Eu disse que sempre que ela se sentisse sozinha agarasse o tutu bem forte, que era como se tivesse agarrando a mamae ou o papai, ela abriu um sorriso e foi toda contente pra escola. Aí vai uma foto dela no primeiro dia. Detalhe: ela tem o maior orgulho de levar seu próprio almoço, ela que escolhe o cardápio todos os dias :)


Não vou dizer que ela não tenha chorado, ela chora um pouco qdo vamos deixá-la, mas sempre que vamos buscá-la ela vem com um sorriso que me deixa com os olhos cheios de lágrimas, pois eu vejo como minha baixinha é corajosa e como somos tão fracos se comparados a eles, pois NOSSOS FILHOS todos os dias nos ensinam a enfrentar nossos medos de cabeça erguida, pois vão pra escolas sozinhos, sem conhecer ninguém, e ainda sem falar nenhuma palavra de francês, por isso pra eles hj nossos PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!! VOCÊS SÃO NOSSO HERÓIS!!!!!!!!!!!!!!!!!


Bom, amigos por hoje é só pois já estou chorando aqui, como sou chorona!!!!!!!!!!!!!!

Um grande beijo,

Valéria

13 comentários:

Unknown disse...

Oi Valéria,
Fiquei bastante tocada com esse post... Vc descreveu tão claramente essas emoções que nossos filhos nos proporcionam e com eles são combustível de nossas vidas!!! Sou amiga de um família que migrou para Calgary e, por conta deles, passei a ler outros blogs. Sucesso para vcs e parabéns pelos filhotes: SÃO MUITO FOFOS!!!
Beijocas,
Ana

Wellington Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington Gomes disse...

oi Valéria... é isso aí... nossa alegria e preocupações são eles... muito bom o post... Deus abençoe...

ops engano meu... post reescrito e apagado... eu que tô cego...

abração proces

Wellington

Ismael Oliveira disse...

Olha amigos!!
Como diz o ditado "Tudo dá certo no final, se não deu é pq ainda não acabou!"

Emocionante...só o q posso dizer...

Bjo em todos!!

Ismael

Rogerio e Luciane disse...

Olá amigos...
Fico muito, mas muito feliz que a Amanda está gostando da sua escola...realmente nos preocupamos demais com a adaptação deles...
Mas a Amanda é corajosa e forte, e como vc disse Valéria, ela vai tirar de letra...
Ela está muito linda não é???
Boa semana para todos vcs

Luciane

Carol, Ênio e Leila disse...

A minha filha um dia acordou, olhou para mim e disse: Mamãe, eu não entendo. Eu perguntei o que ela não entendi e ela disse "O que as pessoas falam". Nesse dia meu coração partiu um dois. Graças a Deus ela está super bem e muito feliz.

Erisa disse...

Oie Valeria!!!

Que bom que esta tudo dando certo com vcs!!!
Fico feliz!!!
Assim como vc, terminei de ler o post com os olhos cheios de lagrimas!!!
Começo a pensar como será a nossa vida ai...
Estamos naquela fase do garage sale... díficil, nao??? Começa de agora, a gente a se desprender das coisas que passamos anos pra juntar - risos. E as crianças, escolhendo, esse vai, esse fica. eheh

Muita saude e paz pra vcs.
Um beijao...

Erisa

Marcos, Simone, Lucca e Julie disse...

Valéria,

Muito legal o seu post, principalmente para nós, que temos filhos mais ou menos na idade dos seus... Os nossos, mesmo pequenos, já mostram a sua parcela de responsabilidade no sucesso de nossa empreitada: o Lucca, com 7 anos, vai todo entusiasmado para suas aulas particulares de francês e a Julie, que fará 5 no dia 18, fica repetindo pra cima e para baixo tudo o que o irmão fala.

São essas coisas simples que nos dão tranquilidade para continuarmos (sendo que apenas começamos) e nos mostra que sermos sinceros com os pequenos é a melhor coisa a ser feita.

Abraços e sucesso!

Marcos e Simone
jmappellecaillou.blogspot.com

Wellington Gomes disse...

pois é valéria... só nao encontramos vcs...
na verdade eu preciso de usar os oculos que eu já fiz... heheheheheh
estava muito querendo ir aí... e tem que ser antes do friozão mesmo...
abraço

Dan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dan disse...

Oi, Valeria! Sei sim que posso contar com voces, obrigada mesmo!!!
Pois eh... estou mais sem tempo do que tudo!
Hoje me perguntaram na Universidade quantas materias eu estava fazendo. Daih eu respondi que quatro e o cara me disse: 4??? E ainda trabalhando full time??? Nossa, voce deve ser muito inteligente!
Jah deu para ver que estou frita, neh? Vou desaparecer mesmo, tenho coisa demais para estudar. E eh nessa hora que mais vou precisar de contar com a compreensao dos amigos! Mas a gente se ve, com certeza.
Fiquei feliz de saber que os meninos estao bravamente vencendo os medos e encarando os novos desafios! Exemplo para mim!!!
Beijo enorme!

Manu disse...

Ai que post lindo, Val! Parabéns pelos filhos lindos e parabéns ainda mais porque se hoje eles são fortes assim, é pq com certeza tiveram o exemplo dos pais.
Beijo grande e força sempre!

* Serena * disse...

Que coisa mais fofa seus filhotes! E concordo com a Manu! =D

Beijos e boa sorte!