JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quarta-feira, abril 23, 2008

Conversando sobre 1 Mês de Gatineau

Olá meus amigos,

Já faz um tempo que eu não escrevo, mas vocês entendem que nos dias que antecedem a viagem e os 30 primeiros dias aqui não são nada fáceis, é muita coisa pra arrumar e pra fazer e falando nisso, vou relatar o que vi e vivi nesses primeiros dias por aqui.

Gatineau vista do alto

Gatineau é uma cidade muito bonita e um excelente lugar para se morar, especialmente se você tiver filhos, pois ao contrário do que muita gente diz por aí, Gatineau não é uma cidade dormitório, mas sim uma cidade que tem vida independente de Ottawa. Exitem pessoas tanto em Gatineau como em Ottawa, que nunca foram a uma cidade ou a outra, apesar de toda a proximidade! pois basta atravessar a ponte para se chegar a qualquer uma das duas.

Não posso dizer que me surpreendi muito com a cidade, pois encontrei aqui exatamente o que eu esperava, se alguém lembra de mim falando sobre Gatineau nos encontros ai em Brasília e vier prá cá, verá que eu tinha razão no que eu falava, pois não é mais nem menos. Claro que existem coisas que nos surpreendem como por exemplo o Francês. Aqui em Gatineau se fala Francês e ponto final. Isso não quer dizer que você não possa fazer QUASE tudo em inglês. Eu disse QUASE :-) pois existem pessoas que simplesmente não falam inglês. Um coisa que eu notei é que, quando você entra numa loja e começa a conversar em inglês, muitas vezes você é tratado com um certo ar de indiferença, até o momento em que a pessoa descobre que você não é canadense, e por isso está conversando em inglês, pois ainda não sabe falar francês. Ai eles abrem um sorriso e te tratam melhor. Acho que eles não gostam que canadenses falem inglês aqui do lado do québec, pelo menos aqui em Gatineau. Quando fomos a Montréal, não notei isso tão acentuado, alias nem notei isso :-)

Então ai vai um conselho já manjado por todos, mas que nem todo mundo escuta: Estude o máximo que puder das duas línguas aí no Brasil!!! Faz muita diferença!!! Acredite nisso!!!

Outras curiosidades são:
  • Todas as torneiras tem água fria e quente. A quente é sempre do lado esquerdo. É preciso abrir sempre as duas, pois a água fria é GELADA e a quente é ESCALDANTE :-)
  • Aqui se paga, na maioria dos postos de gasolina para encher o pneu do carro. Varia entre 25 e 50 cents, mas existem postos que você consegue esse serviço de graça, como num posto aqui perto de casa :-)
  • Ainda nos postos de gasolina, você é quem coloca a gasolina no seu carro, Self-Service, existe também Full-Service, mas ai você paga mais caro.
  • O preço da gasolina é sempre para 100 litros de gasolina, ou seja, atualmente é de CAN$ 124,40. Já esteve em $112,40 logo que chegamos aqui, mas o preço flutua diariamente de acordo com a variação do preço do Petróleo. As informações sobre a autonomia de uma carro também são sempre neste padrão ou seja, quantos litros ele gasta para andar 100Km. Ainda não sei porque utilizam essa base 100 :-)
  • Ainda no assunto dos Postos de Gasolina, se o pneu do seu carro furar, você vai ao posto mais próximo e conserta, certo ? Errado! nos postos aqui, não tem Borracharia. Serviço de Borracharia é feitos pelas lojas que trabalham com Pneus, como a Piquet Pneus aí em Brasília ou a Canadian Tire aqui no Canadá.
  • Quem vier com filhos vai conhecer a verdadeira Praga Canadense, que são as máquinas de balas e brinquedinhos espalhadas por todos os lugares da cidade e a cada metro nos shoppings :-p
  • Um coisa muita bacana que tem aqui e que nunca funcionaria no Brasil é a questão da devolução de produtos. Comprou, usou, não gostou ? pode voltar à loja e devolver. Quase nunca perguntam porque você está devolvendo ou quando pergutam é meramente estatística e não para avaliar se o motivo é justo ou não. A grande sacada é que você pode comprar sem medo, pois se o produto não for aquele que você queria ou se não servir, você pode voltar e trocar por outro ou simplesmente devolver e pegar o dinheiro de volta, inclusive com as taxas.
  • Por falar em taxas (impostos), aqui no Québec, nós pagamos duas taxas sempre (quase sempre) que vamos comprar alguma coisa nas lojas. São elas : a TPS de 5% e a TVQ de 7.5%. Desta forma um produto que custe $100.00 custará no final $112.50. Mas vocês já devem estar se perguntando o porque do Quase Sempre, é que por exemplo, a máquina de lavar roupas que nós compramos é uma máquina que poupa energia, consome menos, o que eles chamam de ENERY STAR. Por conta disso a gente não paga um desses dois impostos, mas agora eu não lembro qual :-)
  • Em Ontário essas taxas são: a GST de 5% e a Provincial de 8%, ou seja, 0.5% a mais!
  • Outra coisa interessante é que sempre que você compra uma Coca-Cola, por exemplo, você paga o "vasilhame", seja ele lata ou garrafa plástica. Você pode receber o dinheiro de volta quando você retorna o vasilhame para reciclagem em máquinas especiais que você encontra nos supermercados daqui. O Valor varia de 5 ou 20 cents.
  • Nos supermercados, além dos caixas tradicionais (normal e expresso, para pequenas compras) você tem o caixa Self-Service. Onde você escaneia os seus produtos e faz o pagamento, sem o auxílio, nem a vigia de ninguém :-) Só aqui mesmo! Ah! não existe caixa preferêncial, todo mundo enfrenta a mesma fila.
  • Outra curiosidade é o horário de funcionamento das lojas, que aqui fecham super cedo! Geralmente em torno das 17:00hs, com exceção das quartas que as lojas fecham às 21:00hs. Sábados e Domingos, as lojas fecham às 17:00hs! Os supermercados também fecham cedo, por volta das 21:00hs. Lojas e Supermercados 24H são raridade por aqui.
  • Uma coisa que chama a atenção é a quantidade de deficientes físicos que você vê na rua. Não que aqui tenha muitos, apenas eles tem infra-estrutura para viverem independentes. O que tem de cadeiras de rodas motorizadas, andando pela rua é algo que salta aos olhos, pois isso ai, simplesmente não existe.
Bom gente, é isso ai, acho que escrevi demais, depois eu conto mais novidades. Um abraço em todos.

11 comentários:

Cláudio disse...

Hahahahaha!!! Não pude deixar de rir da história das máquinas de bolinhas! É realmente uma praga, Natália já nos fez comprar várias!!!

Rosana Bueno - NANABUENO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosana Bueno - NANABUENO disse...

Nossa... Muito legal os comentários de vcs. Logo estaremos aí e estas informaçóes, com certeza, nos ajudarão e muito.

Abs,
Thiago e Rosana
Curitiba

ReMiGaLu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ReMiGaLu disse...

Aqui em Alberta o imposto provincial é 0%!!! :].\

Já pesquisou quanto custa pra consertar o pneu na Canadian Tire? Lá também vende o kit para você mesmo consertar e tem também a garrafinha para encher aplicando um selante...

Abraços,

Renato
http://remigalu.blogspot.com
rbarrospmp@gmail.com

Ismael Oliveira disse...

kkk!!
Hoje foi show....kkkkk
Muito bom o post!!!
"praga" foi ótimo....
Acho q vou abrir uma borracharia com um dono do posto de gasolina aí...rsrsrsr....vou ficar ricoooo $$$$$!!!!

Grande Abraços pra vcs todos!!!

Anônimo disse...

Sobre os impostos:

Na verdade a alícota todal é superior a 12,5% pois eles fazem imposto sobre imposto. Logo, um produto de 100$ vai sair por 112,875$.

Alimentos básicos não tem taxa alguma. Se forem comprar um carro usado numa loja, pagam as 2 taxas, porém, se forem comprar o carro usado de um particular pagarão apenas a provincial (7,5%).

Boa sorte!

Unknown disse...

Fala Alexandre! Parabéns por essa coragem na difícil transição de pais. Estou por aqui nos EUA, buscando o mestrado como a unica opcao de permanecer por aqui por mais tempo. Estou agora estudando as possibilidades de ir para o Canada. Fiz 77 no exame de aptidao do site (que exige hj o minimo de 67), mas se eu tiver algum emprego em Quebec, sobe para 87. Vou fazer a inscrição, assim que terminar de ler tudo no site. Mande-me um email para eu escrever assuntos mais pessoais! luchine@gmail.com.
PS: Troquei o PC por um MacBook.
Abraço! Daniel Luchine

Leila disse...

Heheheh
só vc mesmo, Xande
Falar nas máquinas de coca cola
Ainda continua fissurado, neh?
To acompanhando vcs agora, viu?
E torcendo pela rápida adaptação!
Bjão

Rodrigo disse...

Interessante as taxas de imposto... Não imaginava que Ontario teria imposto maior que o Quebec... BOM SABER!!!
Sei que não nos conhecemos bem, só nos vimos em um encontro da lista no salão de festas do Leo e Bárbara, mas acompanhamos seu blog! Grande abraços pra vocês...

Camila disse...

Ei amigos!
como tudo passa tão rápido...
temos certeza que estão mais animados e estamos adorando as fotos das crianças.
beijos,
Camila e JR