JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


terça-feira, abril 29, 2008

Falando sobre o Correio e as Creches

Olá meus amigos,

Continuando o Post anterior, aqui vão mais algumas curiosidades sobre:

CORREIO CANADENSE

Eu já havia ouvido falar que o Correio Canadense não era nenhuma maravilha, mas não esperava ter um serviço tão estranho aqui no Canadá. Vou explicar melhor. Quando fizemos nosso SIN Card (tipo um CPF ai no Brasil), fizemos todos (Eu, Valéria, Amanda e Henrique) no mesmo dia e no mesmo local. No dia que você faz isso, recebe apenas um papel com o número do seu cartão. O cartão será enviado pelo correio em aproximadamente 2 semanas. Bom, acontece que a Valéria e os meninos receberam o cartão deles num dia (umas 2 semanas depois), e o meu só foi chegar quase 1 semana depois. Até ai tudo bem.

Depois preenchemos os formulários da Francisação e entregamos lá no MICC, essa é uma boa dica, pois desta forma eles enviam no malote deles para Montréal e vc não precisa enviar pelo Correio ;-) Entregamos e ficamos aguardando a resposta que viria pelos correios para a nossa casa. Mais uma vez, recebi a minha resposta numa semana e a Valéria na outra. Ai eu já comecei a ficar com a pulga atrás da orelha :-)

Já o PR Card (cartão de Residente Permanente) que deveria vir pelo correio para o endereço da casa dos nossos amigos Paulo e Lu, uma vez que demos o endereço deles na chegada em Toronto, para poder adiantar o processo, mais uma vez a estória se repete. O primeiro a receber o PR Card foi o Henrique (umas 3 semanas após a nossa chegada), uma semana depois foi a vez da Valéria e da Amanda receberem os tais cartões. O meu ? Até hoje não chegou :-) Ainda estamos esperando. Tanto que a Valéria já anda imaginando mil coisas, tipo qual o motivo do meu cartão não ter chegado....Será que não fui aceito ??? :-) A Valéria é assim mesmo, por isso, hoje fomos lá no escritório do Governo do Canadá responsável pela emissão dos PR Cards, perguntar se por um acaso o meu cartão havia sido extraviado no envio. Conforme eu havia "previsto" e dito a Valéria antes de entrar no prédio, o rapaz disse que o cartão havia sido enviado e que deveríamos aguardar a sua chegada. O interessante é que esse escritório do governo só abre as terças-feiras de 9:30hs às 11:30hs, onze e meia da manhã mesmo :-)



Creches (Garderies/Day Care)

Se existe um assunto capaz de estressar qualquer casal com filhos aqui, o assunto é esse: Garderies. Se você está se perguntando porque, já que nas palestras eles dizem haver creches a C$ 7,00 o dia. Na verdade existem 3 tipos de creches por aqui:
  1. CPE - Centre de la Petite Enfance : Essas são as melhores, pois são as mais parecidas com as creches que temos ai no Brasil em termos de estrutura. E custam C$ 7,00 por dia. O problema é que as listas de espera são gigantescas de 1 e meio a 4 anos! Para nenens é um pouco mais fácil, mas as vagas só abrem em setembro, início do período letivo por aqui.

  2. Creches de Meio-Familiar : São creches feitas nas casas das pessoas, ou seja, um pessoa se inscreve para ter uma créche na sua casa, passa por um processo de avaliação, geralmente coordenado por uma CPE, e se tudo estiver dentro dos conformes é autorizada a operar. O "problema" é que você vai deixar seus filhos na casa de alguém, onde além da rotina da creche tem a rotina da casa e uma rotina acaba influenciando a outra. Você precisa de sorte para achar uma boa creche em meio familiar. Estas também custam C$ 7,00 por dia por serem baratas, tb é muito difícil arrumar vaga, especialmente perto da sua casa.

  3. Particulares : Essas são a única opção pra quem não conseguiu achar vagas nas duas creches acima. E essa opção tem um preço, geralmente em torno de C$ 25,00 por dia e em algumas até mais que isso. Essas creches não chegam a ter a mesma estrutura das CPEs, mas são melhores que as creches em meio familiar, pois tem um estrutura melhor.


    DICA: Para quem for fazer a Francisação, o governo do québec paga até C$ 25,00 por dia por criança, como ajuda de custo. Mas pra isso, os dois pais devem estar matrículados e cursando a Francisação, ou caso um deles não esteja, deve estar trabalhando em período integral e provar isso. Também se você for utilizar a creche particular, dele provar que não encontrou vaga nas CPEs e nas creches de meio familiar. Um parentêses aqui: Provar o que ? Pra quê ? Pois a primeira coisa que o pessoal lá no MICC te diz é que é Impossível arrumar creches e/ou médicos de família (esse nós ainda não tentamos conseguir um). Ou seja, burocracia pura, achei que tivesse me livrado disso, mas pelo jeito não. Antes que eu esqueça, eles pedem que você coloque o nome das crianças na lista de espera, caso apareça uma vaga, vc tira ela da creche particular e coloca ela na de meio familiar ou na CPE.
Um abraço!

2 comentários:

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola,
ai em Gatineau vcs também estao enfrentando a saga por uma vaga na creche! Nossa nunca imaginei como seria dificil!!! jà inscrevi meu filho em mais de 20 listas de espera seja em CPE,garderie e meio familiar. Aqui em MTL tens umas halte garderies que me deram uma esperança para junho! mas também estou cogitando uma escola particular, so nao fui atràs ainda pq nao fui convocada para a francisaçao.
Bom, acho que isto sao obstaculos que todos nos nouveaux arrivants vao enfrentar, né!!!
Abs,
Pri, mau e JP.

Artur disse...

Olá Valeria e Alexandre. estou na fase das pesquisas ainda, e não encontrei nenhum tópico que me fala.
1° Ex. se da pra fazer a Francisação eu 2°,4°,6° dia todo e esposa 3°, 5° e sabado ? dia todo, sei que é dificil até arrumar a vaga na Francisação, quanto mais assim... mas quero saber se é possível. Pois assim da pra esperar pela creche.
2° da pra deixar o nome na espera da creche estando no Brasil já que a espera é tamanha?
3° na opinião de vocês qual o melhor ir toda a familia de uma vez ou o Requerente principal ir antes
cASO MONTREAL
MUITO OBRIGADO