JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quarta-feira, abril 30, 2008

Francisação

Salut!

Conforme já havia dito num post anterior, nós preenchemos os formulários da Francisação e entregamos lá no MICC, para que eles fossem enviados pelo malote do próprio MICC para Montréal. Isso nos ajudou a ganhar tempo, pois devido aos problemas que tivemos para alugar um apartamento aqui no início, o envio dos formulários acabou atrasando, pois precisavamos do contrato de locação para enviar junto com os formulários. Ficamos bastante preocupados se ainda conseguiríamos entrar nas turmas que começam agora dia 5 de maio ou se seríamos colocados apenas nas próximas turmas que iniciam em Agosto!

Mas felizmente, recebemos nossas cartas de convocação para o teste que seria feito hoje lá no MICC :-) Nas cartas que recebemos, eu faria o teste às 13:20hs e a Valéria às 14:20hs. Saímos uma hora antes para não ter nenhum contra-tempo. Já na saída levamos um susto, o carro não queria passar a marcha :-) Levamos algums minutos até descobrir que eu estava esquecendo de apertar o freio para poder trocar de marcha :-p Para trocar do P (Parking) para o D (Drive) é preciso apertar o freio, por um motivo óbvio, senão o carro sai andando sozinho :-D. Passado o mico, seguimos nosso caminho até o MICC. Quando chegamos lá, ainda estava fechado para o horário de almoço. Então fomos dar uma volta na vizinhaça.

Valéria num jardim de Tulipas ao lado do MICC

Clínica Odontológica: em lembraça aos nossos amigos Camila e JR

Quando retornamos ao MICC, ele estava abrindo e já havia algumas pessoas na fila de entrada. Bom, como havíamos recebido uma carta com o horário dos nossos testes, nem me preocupei, pois os testes iriam ser feitos com a hora marcada, certo ? Errado! :-) era por ordem de chegada! Vocês acreditam nisso! Fiquei de cara com essa situação, pois me fez lembrar um filme que eu havia visto antes de vir pra cá, chamado BON COP, BAD COP. É um filme bastante interessante que mostra um pouco da rivalidade existente entre o Québec e o lado inglês, neste caso e no nosso caso: Ontário. Pensei que o filme tivesse exagerado um pouco, mas estou começando a achar que não... :-)

Bom, peguamos os números 3 e 4 e sentamos para esperar nossa vez. Até que foi bom, pois acabamos conhecendo a Cibele, um Brasileira que mora aqui em Gatineau há mais de um ano e é casada com um Canadense. Muito gente boa ela. Esperamos um pouco até a nossa vez, e é claro, eu fui primeiro, pois a Valéria não queria ir na minha frente. A entrevista é bem tranquila, a pessoa pede para você falar um pouco de você e depois mostra umas figuras de uma pessoa em diversas situações e pede para que você fale o que ela está fazendo. Aí dependendo da sua proficiência, ela te pede pra fazer um redação. Acho que quem vai pro nível básico, não faz redação pelos motivos óbvios. Já nos demais casos, você recebe uma tema de acordo com a sua performance anterior.

Nosso medo era, que a Valéria fosse colocada no nível Básico e como nossa amiga Elisa, que havia feito o teste dias antes, ficasse nas turmas de agosto, pois as turmas de básico para Maio já estavam cheias. Quando a mulher pediu que eu fosse para uma sala ao lado fazer a redação, enquanto ela fazia o mesmo processo com a Valéria, eu dei uma chorada e disse que era muito importante pra Valéria começar a Francisação já, pois nós tinhamos dois filhos que já estavam na creche e que seria muito bom que a Valéria aprendesse logo o francês para poder se comunicar com eles. A Valéria me disse que também só faltou chorar pedindo para começar na turma de maio :-) Conclusão: A Valéria ficou no nível Intermediário, com a condição de estudar dobrado em casa com a minha ajuda, para poder acompanhar o nível e eu fiquei no nível avançado.

Iniciamos nossas aulas no dia 5 de maio no CEGEP de Hull. Assim que as aulas começarem, nós escreveremos contando nossas impressões.

DICA: Quando você preenche o formulário da Francisação você vai precisar colocar o seu número de referência individual, não é o mesmo que você tem no seu CSQ, é um outro número, lá no MICC eles nos informaram. A dica é: Anotem esse Número. Pois ele é utilizado para obter as informações da francisação e você não tem ele em lugar nenhum.

Um abraço!

5 comentários:

Anderson disse...

Alexandre,

Muito bom os seus comentarios, pelo que entendi vc ja comprou um carro, se for possivel comente sobre ele, sobre o seguro e a carteira de motorista.
Um Grande abraco e boa sorte

Anderson

Rodrigo disse...

Estamos acompanhando vocês!!!
Boa sorte e sucesso nessa empreitada...

Sing Scriptures disse...

Olá Alexandre e Valéria, minha esposa e eu enviamos a documentação para a obtenção do CSQ no dia 02/05/2008. Temos 5 filhos e escolhemos Gatineau para morar. Será que vocês poderiam nos ajudar com mais informações? Além disso, vou à Gatineau em agosto deste ano, se Deus permitir. Poderíamos nos encontrar? Ficaríamos muito gratos pelo apoio.

Um abraço,

Rodrigo Moreira Albuquerque Lima
Fone: +55 87 8834-3265
E-mail: guigoeilsa@gmail.com
Skype ID: rodrigovds3042
MSN: guigoeilsa@hotmail.com

Manu disse...

Eita que maravilha!! Gostei da "choradinha", é isso mesmo. A gente tem que se comunicar e fazer a nossa parte pra que tudo corra bem. Foi o que vocês fizeram, né? Boa sorte no curso, escrevam contando quando começar, hein!! Bjo grande.

Rapha em Montreal disse...

Boa Noite,
Meu nome é Ana Paula e estou morando em Montreal há três meses. Não estou gostando muito da cidade(muito suja) e penso em ir pra Gatineau. Tanto eu como meu marido vamos mudar de profissão. Como estão as condições de emprego por aí?Quais os melhores bairros pra se morar pra quem tem criança?Agora ainda é tempo de mudar. Depois que começarmos algum curso e o nosso filho a escola, vai ficar muito mais difícil. Obrigada