JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


terça-feira, abril 01, 2008

Finalmente: Notícias!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Olá queridos amigos,

Eu sei que estamos sumidos, e devendo notícias, mas a começo aqui é muito cheio de coisas pra resolver, e sem internet fica muito complicado de dar notícias, mas agora estamos temporariamente na casa do diogo e da marina enquanto estamos resolvendo algumas pendências do nosso apartamento. Aqui não poderíamos deixar de agradecer toda a juda que temos recebido dos nossos amigos: Paulo e Lú, Marina e Diogo, Jean e Bruno,Tatiana e André gente não temos palavras pra agradecer tudo que vcs fizeram e fazem pela gente, vcs sempre terão nossa gratidão e agradecimento eternos :)

Temos que agradecer a todos os amigos que conversamos pela intenet sempre que podemos pelo MSN, Rogério e Lú, Camila e Zé, Bárbara e Léo, Wellington e Suzel, Andreia e Dimitri, Danúzia, Pedro, Ismael e tantos outros que nos mandaram emails e tudo mais, gente valeu pela força e por todas as orações e pensamentos positivos, é muito gratificante saber que temos tantos amigos, Obrigada por tudo!!!!!!!!!!!

Agora depois dos agradecimentos, vamos da algumas dicas ( lembre-se que as dicas são em função do que vimos e o que passamos ) que achamos importantes passar pra quem está vindo:

01. Bagagem: gente nós trouxemos muitas coisas, muitas roupas, e sinceramente me arrependi, roupas de frio nem se fala, não adianta trazer pois nossas roupas do Brasil não conseguem nos proteger do frio que faz aqui, os calçados não conseguem nos segurar na neve, nós vamos ao chão se não tivermos os sapatos certos. As roupas de frio aqui são melhores e mais baratas, compramos casacos por 19 dolares, a minha bota custou 15 dólares, as dos meninos tb custou cada uma 30 dólares, e por aí vai...

Roupa de cama compramos em promoção, as lojas aqui sempre fazem promoção, e edredons compramos de até 14 dólares e passam o frio, claro que não são os melhores mas pro começo funcionam uma beleza. Aqui nas lojas tem tudo calcinha, sutiã, cuecas roupas, sapatos lindos, alguns mais caros e outros mais baratos, mas o importante é não entupir as malas com essas coisas tragam só essencial, e não gastem muito dinheiro com roupas de frio não vale a pena.

02. O clima: Chegamos e o tempo estava em - 6 chegou até -11, e vou te falar o frio é de matar. Nossa, o vento parece que corta a nossa pele, mas com gorros, luvas e cachecol e uma boa underwear vc consegue andar na rua, e com bom sapato tb. Se eu pudesse escolher não teria vindo no inverno, mesmo que seja só o finalzinho, não teria vindo, pois o frio assusta um pouco, mas por incrível que pareça já estamos nos acostumando tb, os meninos nem se falam, adoraram a neve, sempre que podem pedem pra ir brincar lá fora :) Uma coisa importante pra quem tem criança é trazer remédios pra gripe como xaropes, pois eles iraõ gripar com certeza por causa da mudança de temperatura, e outra coisa boa de se trazer é protetor labial, pois a calefação deixa o ar muito seco a minha boca rachou toda, e a dos meninos tb.

03. Comida: Nossa a comida é de matar, horrível mesmo gente, só fast food, pelo menos não conseguimos achar nem um local bom de comer, além de ser cara pacas, se gasta muito comendo fora todo dia, mas em compensação no supermercado vc encontra arroz, carne boa, feijão frutas muito boas, o morango daqui é uma delícia. Agora aqui os temperos são um problema a parte, pois o sal não salga de jeito nenhum é como se fosse um sal grosso, o que eu estou usando é um sal com alho e uma cebola desidratada o que deixa a comida com um pouco mais de gosto, mas aos poucos a gente vai aprendendo, assim eu espero :) O arroz é impressionante fica empapado, não tem jeito já tentei várias vezes e não dá certo, não sei se é as panelas, ou o fogão, pois aqui ele é elétrico. ah, uma coisa útil de se trazer é escorredor da arroz, aqui não achamos de jeito nenhum, e tempero completo tb, seria muito bom se alguém conseguisse trazer :) Outra coisa que não encontramos aqui foi pano de chão, a gente limpa o chão com aqueles esfregões tipo do Mac Donalds, ou então com papel toalha.

04. Uma coisa muito importante pra quem está vindo, é fazer contatos com brasileiros que moram na cidade que vcs pretendem ir pois eles é que podem te ajudar nesses primeiros dias, e é muito bom ter alguém que possa te ajudar com as primeiras coisas pois a gente chega meio perdido, e aqui é bem diferente do Brasil.

05. Outra coisa que me surpreendi é como Gatineau é totalmente independente de Ottawa, o Goldman já tinha nos dito isso mas é impressionante, vc não precisa ir em ottawa pra nada. A cidade é bem maior do que eu tinha imaginado, não me parece uma cidade dormitório, a cidade tem movimento o dia todo. Outra coisa que me impressionou muito foi como tem idosos na cidade, e muita criança tb, jovens quase não vimos, só trabalhando em lojas, é impressionante como tem jovem trabalhando nas lojas que fomos comprar, e todos falam francês como primeria língua e algumas falam inglês mal e porcamente, outras nem falam inglês de jeito nenhum. Acho que pra quem vem pra cidades menores tem que estar com o francês muito afiado, pois eles falam muito diferente do francês que estávamos acostumados a estudar no Brasil. Outra coisa impressionante é como tem gente fazendo jogging, mesmo num frio de rachar, todos usam a mesma ropinha, deve ser algum tipo de vestimenta pra doido :-D Imaginem só se eu vou fazer jogging na neve, é ruim hein!! Outra coisa que eu não teria por aqui é um cachorro, pois deve ser dureza ter que sair com o cachorro nesse frio pra ele poder fazer as necessidades dele, e ainda ter que catar tudinho depois.... tô fora! :-)

Bom acho que por hoje chega, estamos com muitas saudades de todos e de tudo

19 comentários:

Lucianna disse...

Ola Valeria e Alexandre,

E ai, estao gostando de Gatineau e Ottawa? As cidades nao sao uma graca? No verao entao!!!!!

Tenho certeza que vcs vao se adaptar rapido e assim como eu vao se apaixonar pela cidade...
Eu sempre digo que morar nessa regiao eh ter um pouquinho de Quebec e um pouquinho de Ontario ha 5 min de distancia...

A dica que dou de restaurantes em Ottawa eh na Elgin St, la tem muitos restaurantes bons e com precos muito variados, e fica bem proximo de Gatineau, ja que eh a rua que da de frente com o parlamento, a outra dica fica em Little Italy, um restaurante que chama Giovanni's, eh MRAVILHOSO, mas essa ja fica um pouco mais afastado do centro, mas vale a pena...

Boa sorte e espero poder encontra-los em breve, seja em Ottawa, Gatineau ou Montreal, alis ja fica o convite pra uma visita em Montreal, a casa esta aberta pra voces

Abracos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

E aí meninos?
Temos certeza que daqui a 6 meses já estarão completamente adaptados e loucos para o frio chegar de novo :)
Valéria, amiga, o problema é entre o arroz e o fogão... adivinha? Mas uma dica, este arroz não precisa lavar e por causa deste hábito que nós temos que ele fica papado... mas não tem problema, adoramos arroz chinês! hehe
beijinhos e nos vemos na semana q vem,
Camila e JR
beijinhos e

" Quebrando o gelo" disse...

Oi querida,
Acho ótimo ler comentários de chegadas, pois percebo que todos têm a mesma reação e a mesma impressão no momento em que chegam: os velhinhos, a falta de jovens, os carrinhos de bebês, o francês incompreensível.... rsrsrs...
Não esquenta não, daqui uns dias vcs começam a se acostumar e em sete meses ou menos vces já serão quase québécoises ..... rsrsrs
Boa sorte!!!!!
Beijos.
Savana.

Flavielle Martins disse...

Nós agradecemos as dicas, acho que vou cortar pela metade a lista que eu estava fazendo pra levar!

Que Deus continue os abençoando!

Abraços!

Rogerio e Luciane disse...

Olá amigos,
É engraçado, como tudo é igual pra todos que chegam...
esta nova vida requer uma certa paciência, (eita palavrinha!!!), os costumes são totalmente outros..."je crois que dans sept mois nous serons tout bien adaptés", (salve o dicionário Larousse), que são palavras da nossa amiga Savana. Valéria, a Savana me deu muitas dicas de compras, uma delas foi que no Wal-Mart, ela comprou tênis para o Fred (2 anos) por 5$ esta semana e tbem sobre produtos limpeza, etc...ela está sendo uma ótima conselheira para nós. Olha, mas não esquenta com arroz não, aconteceu comigo tbem, e depois de aprender a ler as instruções o negócio começou a funcionar direito...rsrsr...
Agente vai se falando, abraços

Dan disse...

Olá, meus amigos
Adorei o post!!!
Jogging eu acho que vou fazer sim, mas a do cachorro eu concordo, Valéria!!!
Por isso eu tenho gatos! rsrsrs
Saudades de vocês e das crianças!
Ainda aguardo resposta da Universidade. Recebi um email deles (em resposta a um meu) dizendo que o meu dossiê está em análise e que assim que tiverem chegado a uma conclusão, receberei a resposta via correio.
Acredito que ainda leve um mês para chegar aqui. Mesmo assim, já comecei a fazer as malas. Agora é sem volta!
Beijo grande e até breve, mes amis.

Anônimo disse...

Pessoal,

Sei que vcs estão a pouco tempo aí mas gostaria de saber uma coisa: Vcs topariam participar de uma vídeo conferência para conversar sobre como são as coisas? As dificuldades iniciais e tal... Seriam nós, vcs e
outro casal aqui de Fortaleza . A gente vê o melhor dia
e hora pra vcs... Quando vcs tiverem Internet.

[]´s

Carlos e Lidy

Anônimo disse...

Esqueci do e-mail para contato:

carlosantonio@inteq.com.br

Carlos e Lidy

Ismael Oliveira disse...

Eitaaaa....quanta novidade...quanto aprendizado....rsrs....

É isso aí amigos!!Matando um leão a cada dia que passa...

Se não for desse jeito ñ tem graça!!

Lembrem-se disso sempre!!!

Um grande abraço e sucesso pra vcs!


Ismael

Anônimo disse...

Oi Valéria ! Muito bom o seu post. Obrigada pelas dicas. Mês que vem é a nossa vez de chegar em Gatineau e é sempre bom ter notícias de vocês. Como você mesma disse, é muito importante pra quem está vindo, fazer contatos com brasileiros que moram na cidade.
No seu primeiro post você fez um comentário sobre a APO, como sendo APIOR.....quer dizer que a experiência foi horrível? Não vale a pena ficar os primeiros dia lá?

Abs e sucesso.
Tatiana e Emanuel

Gisa disse...

Nossa, suas dicas foram ótimas, seriviram para mudar meus conceitos sobre o que levar na bagagem...até ontem, pensava em levar roupas e sapatos novos, roupas de cama, mesa e banho, quadros, etc.

Deus os abençoe nesta nova fase da vida de vocês.
Abraços,
Gislane

Jean disse...

Alexandre e Valeria,

Muito boas as dicas. Sucesso para vcs por ai.

Deus os abençoes,

Jean e Camila

Alê Brum disse...

Oie, Valéria!!!

Obrigada pela força! Em junho estarei aih. Vamos marcar de nos encontrar sim!! Gatineau, Ottawa, Toronto, Montréal e Ville de Québec estão com certeza no meu roteiro. Quero conhecer tudo para poder tomar uma decisão!!!

Estou sempre acompanhando vocês. E é assim mesmo, no começo as coisas são meio estranhas, mas depois tudo vai ficando normal. ;) Principalmente quando você passa a descobrir onde estão as coisas com as quais você tem mais afinidade.

Bem, ainda não decidi quando vou passar em Gatineau, mas assim que tiver decidido eu mando um e-mail para você para que a gente possa se encontrar aih. ;)

Tudo de bom para vocês!

Beijos.

Thaís disse...

Oi Valéria e Alexandre,
obrigada pelo post, como sempre nos ajuda muito.
Estamos com muita saudades, esta semana tivemos um encontro do grupo e adivinhem...não foi a mesma coisa sem vocês por aqui, acho que vou falar pro escritório antecipar logo nosso processo pra gente poder participar logo dos encontros daí.
Grande abraço,
Thaís e Pedro

Wellington Gomes disse...

oi Alexandre e Valéria,

espero que estejam bem... já estão acomodados de novo?
estamos com saudades, obrigado pelos recadinhos...
nos encontraremos em breve
abraço

Wellington

Rogério disse...

Alexandre e Valéria,

Tudo jóia?!

Como não encontrei o contato de vocês, vou utilizar este espaço mesmo, ok?

O grupo Brasilia_Canada quer fazer um encontro em abril para festejar a ida dos imigrantes do mês. Desta maneira, estamos nos organizando para fazermos um econtro com o pessoal de Gatineau/Ottawa via MSN,portanto, vocês, Paulo e Luciana, Diogo e Marina, além, do Goldman. Como todos se conhecem, às vezes, pode acontecer até um grande encontro. Vocês topam?

Por favor, ao responderem, copiem o Pedro na mensagem ok?!pedropernacaixeta@gmail.com

Grande abraço e obrigado!

Rogério Lima

Anônimo disse...

Nossa, anotadas as dicas sobre bagagem, roupas, comidas e as crianças. Excelentes. Às vezes, são esses pequenos detalhes que me faz falta saber, pois as coisas principais todo mundo conta.
Boa sorte por aí com o arroz e o francês.
Bjs
Van

Anônimo disse...

Oi, por um acaso achei este blog, e como sou curiosa, estou lendo tudo. Outra boa dica eh trazer panela de pressao. Aqui eh carissimo (aprox. 100 dolares), e cozinhar feijao em panela comum demora umas duas horas e suja o fogao inteiro.