JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quinta-feira, agosto 28, 2008

Finalmente arrumei meu "2º Emprego"

Olá pessoal!

Calma :-) Eu explico! Eu costumo dizer que todo mundo que chega ao Canadá já chega empregado, ou seja, seu primeiro emprego é: Procurar Emprego :-) Tá achando engraçado ? Pois saiba que arrumar um emprego na sua área de formação é um tarefa no mínimo trabalhosa :-)

São vários os caminhos a se percorrer desde que se chega aqui para arrumar um emprego. O caminho que percorri, não é melhor do que o de ninguém, nem muito menos o único, apenas é o meu caminho, outros fizeram diferente e também obtiveram sucesso, pois uma coisa é certa aqui no Canadá: Cada um tem a sua história. A nossa experiência serve apenas como base pra quem ainda está vindo, mas não espere que vá acontecer da mesma forma com você pois, invariavelmente não vai. Essa é a maior verdade que conheço aqui, e acredite, o melhor conselho que posso lhes dar.

Dito isso :-) seguem aqui algumas dicas:
  • Faça o seu currículo (CV) em Inglês (sim é mais importante do que em Francês!). Dica: CV que você vai enviar para as empresas de recrutamento (RH) deve ter 2 páginas, já o CV que você vai enviar direto para a empresa, esse pode ter 3 págs. O Importante é ganhar a atenção do quem vai ler o seu currículo nos primeiros 3/4 da 1ª Página! Dica de Recrutador experiente. Ou seja, os primeiros 3/4 da 1ª página é a área mais valiosa do seu CV, preste muita atenção no que você vai colocar aqui!
  • Faça o seu CV em Francês (dependendo de onde você for morar e do tipo de emprego que você procura, isso pode ajudar. Nota: Eu não fiz CV em Francês e a empresa para a qual eu estou trabalhando é Francofóna. Isso mesmo, Eu tenho que conversar em Francês, pois a matriz da empresa é em Sherbrooke, aquela cidade que dizem não ter empregos :-) viu como a história de cada um é diferente das demais :-p
  • Evite colocar qualquer menção ao Brasil no seu CV, ou seja, vou dar um exemplo do meu CV. Meu último emprego foi na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) eu tinha traduzido para Brazilian Federal Aviation Agency. Por dica de um grande amigo aqui de Gatineau, o Roberto, eu tirei o Brazilian. Porque? Imagine a seguinte situação: O recrutador de RH está com uma pilha de CVs na frente dele, quando ele abre o seu, vê de cara Brazilian...., ele pensa: esse cara é estrangeiro e não tem experiência canadense, pronto, lá foi o seu CV pro bolo do NÃO! Mas, se na primeira olhada ele vê varios nomes de empresas que ele não conhece, ele vai separar o seu CV para uma 2ª analise mais profunda, ou seja, você já passou do primeiro "limpa" e está no bolo dos "Possíveis" ou dos SIM. :-p
  • Coloque seu CV nos principais sites de emprego aqui do Canadá, que são: Monster, Workopolis, Jobboom. E cadastre buscas automáticas de empregos por palavras chaves que serão enviadas para o seu e-mail diariamente.
  • Cadastre seu CV nas principais empresas de RH do Canadá: Quantum, CGI, Robert Half, S.I. Systems, Sapphire, Ajilon, Tek Systems, Manpower, Adecco, InGenius People, Spearhead Management, Hays e todas as empresas que permitam o cadastro de CVs on-line (Cisco, Telus, Adobe...) e que você deseje trabalhar. Veja nesse LINK a relação completa de todas as empresas de TI de Ottawa-Gatineau.
  • Entre em contato com as organizações que lhe ajudam a procurar emprego: Ottawa Talent Initiative (o meu emprego estava publicado aqui!!), ITO, Réseau des Carrefours Jeunesse, Sito, Emploi Québec (esse você tem que ir, pois uma das coisas que eles fazem é pagar a sua equivalência de Diploma, que é feita pelo MICC. Só que o pessoal do MICC não te fala isso!)
  • Algumas dessas organizações acima costuma promover encontros, palestras e churrascos entre as pessoas que estão procurando emprego e os recrutadores e empresas a fim de criar um Networking e aumentar assim a suas chances de arrumar um emprego. Eu partipei de um churrasco (abrindo um parenteses aqui, churrasco aqui é sinônimo de Hamburger e Cachorro Quente) promovido pela OTI e pelo Kanata Kareer Group (KKG). Foi ótimo!! Fiz excelentes contatos e conheci muita gente interessante! com certeza irei ao próximo e recomendo!
  • Vá às Feiras de Emprego (Job Fairs), lá você faz excelentes contatos, e o que é melhor, cara a cara com o recrutador (não tenha medo de se comunicar, mostre entusiasmo e vontade de trabalhar). Muito importante: Leve várias cópias do seu CV impresso, com uma bela Capa e em Anexo o seu Cartão de Visitas (Business Card). Você consegue fazer facilmente um cartão na loja Staples (do lado Inglês) ou Bureau en Gros (do lado Francês).

  • Cadastre-se no LinkedIn (Rede de Relacionamentos Profissionais) muito utilizada aqui no Canadá, sobre tudo pelos recrutadores. Se você ainda não faz parte, entre lá e cadastre-se.

    View Alexandre Martins's profile on LinkedIn
    Clique na imagem acima para ver o meu perfil no LinkedIn
  • Assine listas de emprego como a Peter's New Jobs e visite diariamente sites de busca de empregos como: Career Seer, Job Serve, Thingamajob, além é claro dos sites das empresas que você deseja trabalhar e os sites: Monster, Workopolis, Jobboom e outros...
  • Prepare-se para responder as famosas perguntas de RH, do tipo: Onde você se vê daqui a 5 anos, Quais são as suas qualidades, e os seus defeitos, Conte um caso onde você tenha conseguido implementar uma idéia na empresa que trabalhava, Fale como você contornou um problema ou um atrito no ambiente de trabalho, Porque você veio pro Canadá e etc... A pior coisa nessa hora é ficar mudo e sem saber o que falar, ou ficar pensando no que vai dizer, ou pior ainda, ter que inventar :-) Prepare-se para ser entrevistado., isso requer muita dedicação, estudo, suor e lágrimas :-) Veja aqui alguns videos interessantes: Video 1, Video 2 e o que não fazer: Video 3 ,Video 4.
  • Ah! Já ia esquecendo, a famosa "Cover Letter" (CL) ou em bom português: a Carta de Apresentação. Nossa como isso dá trabalho!!! Nem adianta tentar fazer uma "Genérica", todas as "Genéricas" que eu enviei, não obtive resposta. TODOS os CVs que eu enviei com uma Cover Letter bem feita e específica para o emprego, eu fui chamado para entrevista. Impressionante! A CL não pode ser muito extensa, é uma página com espaçamento de 1 e meio, mais ou menos. Nela você deve tentar fazer referência ao máximo entre as qualidades desejadas pelo empregador e a sua experiência. Mencione também as suas Certificações e a sua fluência na(s) língua(s).
  • Outra dica: prepare um "Elevator Pitch" você vai precisar de um. Se você não sabe o que é e nem como fazer, segue aqui outro bom LINK sobre o assunto.
Emprego tem muito aqui no Canadá, mas você precisa se dedicar para achar um na sua área. É um "trabalho" e tanto. Coisas como: Security Clearance (necessário para se trabalhar no governo aqui em Ottawa), falta de fluência em Inglês (principalmente) e Francês, e principalmene falta de preparo (de modo geral), podem te atrapalhar muito, por isso, começe hoje mesmo a "ticar" cada um dos itens acima, para que o seu sucesso venha o mais rápido possível :-)

Só para dar uma idéia: o emprego que eu consegui já havia fechado o prazo para o envio de CVs a duas semanas, mas como eu gostei muito da empresa, eu preparei uma Cover Letter Matadora e mandei assim mesmo! Fui contactado no dia seguinte e fiz a 1ª Entrevista de muitas (mas isso já é outra estória) 3 dias depois, detalhe, a entrevista foi em Francês :-)

Bom, antes que isso aqui vire um livro, acho melhor eu ir ficando por aqui mesmo :-)

Um grande abraço a todos!

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas as dicas de emprego Alexandre!! Obrigada...
E parabéns pelo seu novo emprego!!

Que Deus aebçoe..
Bianca e Josafá

.Mariana.Daniel. disse...

Nossa, Alexandre! Muitas, ótimas e super úteis dicas! Ando pesquisando muito sobre esse assunto ultimamente e ainda não tinha encontrado metade das dicas que vc colocou neste post!

Obrigada!

Abraços,
Mariana

Rodrigo disse...

PARABENS!!!!
Sabíamos que conseguiria... Que Deus continue te abençoado.
PS: Pode continuar com as dicas... Nunca são demais...

Anônimo disse...

Ótimas dicas, Alexandre! Mais uma vez, parabéns pelo emprego. Pelo jeito vc se empenhou bastante e foi recompensado.
Abraços pra família.

Anônimo disse...

Esqueci de escrever no outro: gostei mais desse novo visual do Brasilia @ Canada.
;)

Rogerio e Luciane disse...

Parabéns Alexandre...
Seu relato é o retrato de um vencedor.
Temos certeza que a sua trajetória vitoriosa aqui no Canadá está apenas começando.
Um grande abraço cumpadre...
Rogério e Luciane

Rosana Bueno - NANABUENO disse...

Poxa Alexandre, muito dez este post heim... Poderia colocar no blog de Gatineau tbem...
Valeu e sucesso sempre pra vc!!!

Abs,
Rosana Bueno