JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


segunda-feira, novembro 17, 2008

Uma vitoria a cada dia!

Olá amigos,

Essa estória é bem longa e começa ainda lá no Brasil. Quem me conhece sabe que sou Fonoaudióloga, e que tenho mais de 10 anos no ramo de Audiologia! Mas desde que começamos com a idéia de vim pra o Canadá, eu abolia a estória de Equivalência de diploma, pois já tinha lido vários relatos de pessoas que diziam que era muito difícil! Porém meu marido ( Alexandre ) sempre me dizia que eu deveria me informar melhor, e que eu deveria correr atrás. Não ouvi o Alexandre e deixar pra lá essa estória de Equivalência!

Porém, chegando aqui em Gatineau, no nível 2 da francisação, conheci uma professora substituta, que tem uma filha que é Fonoaudióloga, e que disse que ia ver com a filha a possiblidade de haver uma reunião das fonoaudiólogas do Hospital que ela trabalha comigo. Eu a agradeci muito, mas não coloquei muita fé dessa estória não.


Porém, a vida continua, e eu continuei na minha sem dá muita importância pra Fonoaudiologia. E comecei o nível 3, e de vez em quando encontrava com essa professora e ela me dizia sempre, que estavaprovidenciando a reunião............ Até que um dia chega um email, numa sexta-feira a noite, mas específico às 11 horas da noite, marcando a reunião pra dali uma semana, eu quase não acreditei, acordei o Alexandre, que já estava no último sono, e fiquei falando mil coisas de uma só vez, e ele sem entender nada, depois de respirar fundo, consegui explicar pra ele o que tava acontencendo!

E agora, eu dizia, como vou conseguir falar com esse povo, como vou conseguir me expressar com esse Francês que eu tenho, eu dizia não vou conseguir, pensei mil vezes em desmarcar a reunião, inventar mil desculpas, mas o Alexandre não deixou e eu resolvi encarar as feras!!!!!!

No dia da reunião, faltei a Francisação, pois o encontro seria na hora do almoço, eu iria almoçar com elas, me arrumei e o Alex foi me deixar no local marcado. Eu estava uma pilha de nervos, quase não consegui domir na noite anterior. Nem comi nada tb, fui de estômago vazio! Chegando lá, o primeiro desafio: passar pela recepção e subir até o local combinado ( o encontro seria no hospital aqui da cidade ), confesso que foi bem tranquilo, não tinha ninguém na recepção então só peguei o elevador e subi.

Quando cheguei no andar, havia uma secretária, e vcs não adivinham o que aconteceu, me deu um branco, eu esqueci o nome da pessoa que eu ia encontrar, comecei a suar, pois não conseguia me lembrar de jeito nenhum, então resolvi abri minha pasta e mostrei pra secretária o nome da pessoa que iria encontrar.

Entrei na sala e só encontrei a filha da minha professora, que me recebeu muito bem, e eu comecei a falar, falar, falar, tamanho era o meu nervosismo. Depois de uns 15 minutos falando sem parar, ela me chamou pra uma sala de reuniões onde iríamos encontrar as outras fonos e almoçar! Éramos em 07 pessoas, todas almoçando e só eu falando, elas perguntavam e eu respondia, parecia uma entrevista de emprego, perguntaram tudo, até aquelas perguntas: Porque vc veio pra cá? Porque Gatineau? Nossa, tanta coisa que fiquei até tonta, até que uma hora elas elogiaram o meu francês, disseram que estava impressionadas com minha fluência, aí eu pensei comigo: Essa daí tá tirando uma com a minha cara!!!!!!!!!!! Mas continuei falando sobre minha experiência de trabalho, e elas continuavam a me elogiar, a me falar um monte de coisas, no final sai de lá nas nuvens, nunca pensei que o encontro seria tão gostoso, tão proveitoso. Adorei conhecer as meninas, elas são um doce de pessoa, e me deram dicas valiosas, e foram muito gentis comigo o tempo todo!

Quando entrei no carro, com os olhos cheios de lágrimas, o Alexandre só perguntava, o que aconteceu.......... E eu só chorando, sem conseguir dizer uma palavra, e quando conseguir falar: Je réussi! O Alexandre tb começou a chorar, a gente chorava de alegria, pois eu tinha conseguido falar, e tinha sido até elogiada, foi uma sensação maravilhosa!

Depois do encontro com as Fonoaudiólogas, me empolguei e resolvi fazer o pedido de Equivalência ao MICC, fiz pelo Emploi Québec, onde não paguei pela tradução, nem pela Equivalência, e fiquei esperando..........

Na verdade, estava pouco confiante que minha equivalência fosse dar alguma coisa, pois tenho uma amiga aqui ( Tatiana ) que é Fonoaduióloga tb é que tinha feito a equivalência e tinha recebido resposta como Speech Pathologist, que é terapeuta da fala, e pra mim não seria bom, pois sou Audiologista, e não tenho muita experiência como terapeuta, então estava totalmente descrente que minha equivalência fosse mudar algo na minha vida. Mas estava disposta a dar entrada na ordem e no mestrado e ver qual seria a resposta.

Mas alguém lá em cima está olhando por nós aqui em baixo, pois hoje recebi a resposta da minha equivalência e vcs não vão acreditar............. Eu fiquei como Audiologista!!!!!!!!!!!!
Isso mesmo o meu diploma diz que sou Audiologista!!!!!!!!!! Eu fiquei tão feliz que não conseguia acreditar!!!!!!!!!! Eu falei meu Deus, como isso é possível!!!!!!!!!!! Na hora pensei na minha mãe, que já é falecida, que com toda certeza está lá em cima olhando por mim, e iluminando os nossos caminhos, pois 'so ela e Deus são capazes de realizar uma coisa dessa!

E agora vou dar entrada na Ordem e esperar a resposta deles!!!!!!!!!!

O que eu digo meus amigos é que: Aqui no Canadá cada um tem a sua estória, não se baseie na estória de ninguém, vá em frente nos seus sonhos, e tente concretizá-los, mesmo que todos e tudo te digam o contrário!!!!!!!!!!!!

E aproveito pra agradecer ao meu marido, o melhor marido do mundo, que nunca teve dúvida do meu sucesso. Obrigada amor por todo apoio que vc me dá!!!!!!

Desculpe pelo texto longo, mas não poderia deixar de compartilhar com vcs a nossa estória!!!!!!!!

Um grande beijo e fiquem com Deus!!!!!!!!!!!!!

27 comentários:

Erisa disse...

Valéria,
PARABENS!!!
Me emocionei lendo seu relato :)
Se Deus quiser, tudo vai dar certo!!!
Beijao, ERisa

Lucas Sousa disse...

Olá, Valéria!!!

Parabéns! Acompanho o blog há muito tempo e sei que vcs merecem todo esse sucesso!

Espero me sair tão bem na entrevista no Escritório... Tenho a impressão que não vou conseguir falar nada.. hahahahaha :-)

Um grande abraço,

Lucas e Roberta

http://projetocanada.wordpress.com/

Anônimo disse...

Nossa, e que vitória essa, hein?
Parabéns, Valéria! Sei muito bem como é burocrático e demorado esse processo de reconhecimento de credenciais... Ao contrário de você, nunca corri atrás de validar meu diploma de Enfermagem aqui - mas tbm não tenho interesse em trabalhar na área apesar do grana ser boa. Enfim, passei pra dizer que fiquei super contente com sua conquista!
Parabéns mesmo!
beijão

Felipe Brito disse...

Valéria,
impossível não se emocionar com essa história. Ainda mais com a riqueza de detalhes que você descreveu, no mínimo a gente fica com o coração na mão.

O melhor de tudo é o bom desfecho, saber que deram mais um passo nessa caminhada que temos a oportunidade de acompanhar e torcer.

Há um tempo venho acompanhando anonimamente o blog de vocês e sempre fico surpreso com os relatos, espero agora estar mais próximos de vocês dando toda a força possível, mesmo sendo daqui.

Vocês são grandes vencedores, parabéns!!

Esperando ansiosamente o próximo post,
Felipe Brito

idevan disse...

Olha, acompanhar vcs motiva demais seguir adiante. Parabéns por ter vencido essa batalha e não esmoreça.

Wellington Gomes disse...

ebaaaaaaaaaaaa.... agora já sei com quem vou falar se precisar de uma fono... quais os sintomas doutora?
hehehehehhehe parabénsssss

Anônimo disse...

Primeiro Parabéns por essas primeiras vitórias e em segundo lugar...acho que vc resumiu tudo quando diz que aí cada tem uma história e que a luta pelo sonho tem que ser mantida.

Que Deus abençoe a vida de vcs!!!

Camila disse...

Nossa, Valéria:
Tb me emocionei com o seu relato!
Tenho certeza de que Deus tem um plano especial para a vida de cada pessoa e que qdo a gente deixa ele agir, não há quem possa impedir!
Que Ele continue a abençõar sua vida e sua família.
" Agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do seu coração."

Bjos
Camila

Cláudio disse...

Que legal, Valéria! Parabéns!
Minha esposa também é fono (no caso, mais pro lado da terapia e não audiologia) e está na luta do idioma pra podermos partir pra validação.
Nunca vimos uma fono brasileira por aqui, então são ótimas notícias.
Tenho uma pergunta: você tem mestrado?? Ou a equivalência valeu mesmo só com o bacharelado?
E essa sua amiga que recebeu equivalência como Speech Pathologist?
Pode responder comentando no nosso blog ou, se preferir, escrevendo pra craudiu (arroba) gmail . com

Abraços e parabéns!

Rogerio e Luciane disse...

Querida comadre...

Eu já sabia!!!!!!
Isto não é novidade para mim... vcs sempre foram e sempre serão vencedores.
Basta continuar a ter...(nunca disse isto antes)..

FOCO

NOS

OBJETIVOS!!!!

kkk... Parabéns e que você tenha muito sucesso na sua CARREIRA PROFISSIONAL.

Continuem acreditando nas coisas boas que elas virão.

Abraços.

Rogério e Luciane

Rodrigo disse...

Caramba Valéria,
Que vitória mais incrível!!!
Fiquei super feliz por você...
Parecia até que eu estava no seu lugar!!!
Que o Senhor Deus possa direcionar e abençoar toda a sua vida profissional!
Grande abraço...

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Ola Valéria,

As vezes a gente precisa mesmo de pequenos empurrões para seguir em frente mas não podemos esqueçer que somos profissionais e da nossa experiëncia. Eu sou fisioterapeuta e ha 2 semanas tive a aoportunidade também de estar como ouvinte em um curso da Ordem. Sai de la super contente pois tudo que ouvi é muito parecido com o que fazia no Brasil e quando falei da minha experiência o povo elogiou bastante. Por isso também vou dar entrada na Ordem, mesmo que para a aréa da saùde a equivalência seja um pouco mais chatinha nos somos capazes de vencer.
Então boa sorte para nos!!!
Ah, meu filho começara breve um tratamento aqui em Montréal com uma ortophoniste pois ele tem trocas de consoantes. Sua amiga é daqui?

Bjo,
Priscilla.

Rogerio e Luciane disse...

Valéria...
Só posso dizer que chorei lendo seu relato e depois mais um pouco, rsrsrs...mas de alegria. Realmente não podemos acreditar em tudo que os outros falam.Mas tu é pé quente mesmo...ah, meu Deus!!! que maravilha, estou orgulhosa de vc amiga...vc merece!!! PARABÉNS :)

Bem, agora que maridinho tem carteira né, queremos dar umas voltas por QUébec. Vou ver direitinho com ele, quem sabe faremos uma breve visitar para vcs aí e comemoraremos muitas coisas.

Bjssss
Lu

Manu disse...

Val, nem acreditei nessa sua história, parecia que vc estava contando um sonho que teve!!! Muito perfeito isso tudo, parabéns minha amiga. Só um toque, de leve que queria te dar. Fique atenta pra olho grande... Nem sei se vc acredita nisso, mas achei importante te dar esse conselho. =)
Parabéns mais uma vez, sua família deve estar orgulhosíssima de vc!
Bjo grande

Carol, Ênio e Leila disse...

Parabéns. Tá vendo, a gente tem que estar atenta aos sinais. Ainda bem que o encontro com suas colegas canadenses abriu o seu olho e, mais importante, o seu horizonte. Mais uma vitória de muitas que virão na vida de vocês.

Um abraço,
Carol

Rogério disse...

Parabéns pela superação!!!

Com este relato até a Alessandra ficou mais animada com a possibilidade de reconhecimento de diploma.

Uma dúvida que ficamos, o reconhecimento do diploma foi feito gratuito? Acho que semelhante ao feito pela WES?

Abração e tudo de bom!!!

Rogério Lima

Like a New Home Blog disse...

Oi Valeria!!
Nossa! Super inspirador o seu post!!
Parabens e que vc continue alcancando seus objetivos!
Abraco

www.newhomecanada.blogspot.com

Ismael Oliveira disse...

Meu Deuss!!Mas que noticia boa Valéria!!!
Muitos Parabéns mesmo por essa vitoria!!! Vc merece muito ter sido agraciada por essa vitoria!!!
O negócio é tentar, tentar e tentar!!!
Parabens mesmo!!
tô muito feliz...caracas...rsrsrs...

Bjos!!

Anônimo disse...

Valeria,
Parabens e valeu por partilhar com os amigos. Va' fundo e tudo dara' certo. Vc merece.
You are the Best.
Bjao,
Rodrigo e Luciana

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Que relato emocionante e abençoado!
Parabéns por ter acreditado e seguido em frente.
Deus não nos desampara!
Tenho certeza de que daqui pra frente muita coisa boa ainda irá acontecer!
Bjs
Renata

Celso Arrais & Família disse...

PARABÉNS VALÉRIA!!!!

FICO MUITO FELIZ MESMO COM ESSA SUA VITÓRIA, VIU SÓ, SUA ESTÓRIA TEVE DIFERENÇAS RUINS NO INÍCIO MAS TAMBÉM TEVE DIFERENÇAS MUITO BOAS AGORA E TERÁ MUITAS OUTRAS SE DEUS QUISER, CONTINUE ESCREVENDO A SUA PRÓPRIA ESTÓRIA!!!

ESTOU AQUI EM BRASÍLIA ESPERANDO O GOLDMAN PARA FAZERMOS UM CHURRASQUINHO ESSA SEMANA! E VAMOS COMEMORAR POR VOCÊ ESSA VITÓRIA.

MUITAS FELICIDADES E BOLA PRA FRENTE.

CELSO ARRAIS

Toronto nos aguarde!!! disse...

Olá, comecei a ler o blog de vcs e achei muito legal,vcs realmente postam todas as suas vivencias,isso apenas me motiva cada vez mais a ir para esse país.Eu e meu marido entramos com o processo federal,e como vcs devem saber, é até mais demorado, entao todos estes relatos nos da esperança.Fiquem sabendo que estarei sempre por aqui querendo saber das novidades..rs.
Muitas Felicidades
Monique Souza

Thaís disse...

Valéria Parabéns que maravilha heim!!??
Estou muito feliz por vocês e quero aproveitar também pra agradecer o recadinho no nosso blog, pois achei bastante próximo. Com cwerteza a amizade de vocês foi relevante para estarmos aqui dessa forma, nos ajudaram a desvendar o caminho das pedras. Obrigada mais uma vez.
Thaís e Pedro

Ti disse...

Que maravilha! Mil parabéns! Sua história é um exemplo para todos e vc falou certíssimo: cada um tem a sua história e trilhará um caminho diferente. Tenho certeza que muitas vitórias virão! Abraço!

Anônimo disse...

Oi Valéria, eu e minha mulher descobrimos agora seu blog quando procurávamos informações sobre fonoaudiólogas no Canadá. Confesso que me emocionei ao ler seu relato. Nessas horas a gente tem certeza que tem alguém lá em cima olhando pra gente. Nos identificamos muito com vocês, pois sou da área de TI e minha mulher é fonoaudióloga.

Entramos pelo processo federal, devemos receber o pedido de exames médicos por volta de setembro. Mas, só pretendo ir para o Canadá em abril de 2010.

Sucesso para vocês e seus filhos (lindos).

Leo Holanda

Camila disse...

Ola Valéria, meu nome é Camila, sou audiologista como vc, moro atualmente na França e estou de mudança pro Canadá, Vancouver.Achei seu blog por acaso procurando na net sobre validaçao de diploma de fonoaudiologia no Canada. Muito interessante sua história, fiquei muito empolgada de saber que nao é impossivel de validar nosso diploma como audiologista!!Parabens pela conquista! Gostaria muito se possivel de trocar algumas ideias contigo, de ter algumas informaçoes sobre como foi o seu processo de validaçao , enfim.. no que puder me ajudar , serei muito grata!! Bonne continuation!!

Camila

Orene disse...

ola valeria,
tdo bem?eu tambem sou audiologista e gostaria de trocar algumas ideias com voce se possivel...estou indo para vancouver agora dia 3/2 estudar ingles.
camila voce que escreveu o post acima,entre em contato comigo.meu nome é orene.