JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


domingo, junho 25, 2006

Nada é fácil nesse País!!!!!!!

Olá Queridos amigos internautas,

Faz tempo que não aparecemos aqui, mas esse final de semana foi muito corrido. Os meninos tiveram 02 festinhas de aniversário para ir, então já viu né? Ficamos por conta deles o final de semana inteiro......

Sexta-feira fomos à Polícia Federal para darmos entrada nos passaportes. Qdo chegamos lá NOSSA que bagunça!!!!!!!! Estava simplesmente uma loucura de gente! Ficamos até desanimados, mas como somos brasileiros não desistimos nunca ( hahaha !!!). Chegamos lá às 11:30hs e pensamos em ir em algum barzinho perto para almoçar e voltar já que tínhamos mais de 40 pessoas na nossa frente. Mas decidimos ficar e esperar um pouco. De repente os números foram sendo chamados e para nossa surpresa uma mulher que tinha uma senha muito menor que a nossa se ofereceu para trocá-la, pois seu marido iria se atrasar e não iria chegar a tempo. Nossa, isso foi tudo de bom!!! Poupamos pelo menos uma hora de espera.

O Alexandre aproveitou o tempo de espera e tirou uma foto minha sentada na fila de espera...

O nosso passaporte ficará pronto dia 30, mas como a Polícia Federal entrou em greve teremos que rezar muito para que até sexta-feira tudo tenha se resolvido e eles tenham voltado a trabalhar......Assim que nosso passaporte estiver pronto, já estaremos com tudo certo para estar mandando os papéis para o Escritório de Imigração em Buenos Aires.

Nossa, já está me dando um frio na barriga, pois depois que mandarmos os papéis não poderemos mais desistir da idéia, o sonho estará se transformando em algo mais real, sabemos que esse processo só está no início e que ainda temos muito o que caminhar, talvez só iremos daqui um ano ou mais. Porém já começamos e agora com certeza não iremos desistir, só caminhar pra frente, e se tudo der certo o nosso final será o SUCESSO!!!!!!!!!!!

Um grande beijo para todos vocês.

quinta-feira, junho 22, 2006

2º Encontro de Imigrantes de Brasília

Olá Gente,

A Valéria teve uma grande idéia na semana passada, a de promover um encontro e reunir o pessoal de Brasília que está enfrentando o processo de imigração, para que pudessemos nos conhecer e fazer novos amigos, já que uma vez lá estaremos sozinhos, pelo menos no ínicio.

Colocamos um anúncio no site Comunidade Brasil-Québec e na lista de discussão Canada Immigration e acabamos descobrindo que a Alessandra Brum já tinha feito um encontro anteriormente, por isso, esse será o 2º Encontro de Imigrantes de Brasília. Legal, pois assim teremos ainda mais gente para participar do encontro que será no dia 30 de Junho na Pizzaria Fratello na 110 Norte. Já temos mais de 20 pessoas confirmadas!

Mudando um pouco de assunto, as Polícias Civil e Federal entraram em Greve! Que novidade em ano de eleição, né? Lembram que estavamos apenas esperando a carteira de identidade da Valéria ficar pronta para darmos entrada nos passaportes ? Poís é, gelamos!!! Mas, felizmente, ela foi hoje lá na polícia civil e eles estavam "apenas" entregando as identidades que já estavam prontas e adivinhem ??? a dela estava !!! Ufa! que alívio :-)

Ligamos na Polícia Federal e parece que eles ainda estão emitindo passaportes, por isso, amanhã iremos lá tirar os nossos, antes que parem de vez! É verdade, nada é fácil :-) Aproveitando a deixa, vou finalizar essa conversa com outra frase, desda vez, de um dos maiores gênios da humanidade: Albert Einstein.

Ah! essa imagem revela algo mais sobre mim! Descobriram?

"No meio da dificuldade, está a oportunidade."

segunda-feira, junho 19, 2006

Bate-Papo

Olá meus amigos internautas,

Como as coisas andam meio paradas, pois estamos dependendo da carteira de identidade da Valéria ficar pronta, talvez ainda nessa semana, resolvi conversar um pouco sobre algo que li em vários Blogs e Sites hoje na Internet.

Hoje o Bruno do Site Comunidade Brasil-Québec deu um POST no fórum sobre "O Poder do Entusiasmo". Li também no Blog Em Contos e Encontros uma bela mensagem de como o Brasileiro se une na época da Copa do Mundo, mas é incapaz de se unir para resolver os problemas do nosso país. No fundo no fundo as duas mensagens tocam no mesmo ponto, ou seja, que só nós podemos mudar o nosso destino, não que eu acredite que tenhamos um, mas nós temos a força de construirmos o nosso futuro, seja pro nosso bem ou não.

É muito difícil para os nossos amigos e familiares entenderem os motivos que nos levam a sair do Brasil, deixando nossa vida (Trabalho, Família, Amigos, Casa, Rotina...) "estável" para nos aventuramos rumo ao desconhecido. Como meu pai mesmo diz: "Touro no pasto alheio vira vaca!" Mas é justamente ai, que o Entusiasmo que temos pelas possibilidades que nos são oferecidas nos motivam a seguir a diante e a ousar termos uma vida melhor.

Sei que muitos vão me dizer que temos uma vida boa aqui, mas quero que meus filhos cresçam num país mais justo, mais estável, que recebam uma boa educação, moral e ética, que tenham muita saúde e um leque de oportunidades a sua frente. Quero também poder lhes proporcionar uma vida confortável e viver é claro :-) Coisas que estão cada vez mais difíceis por aqui...

Bem... a Família ? A família é pra sempre, e sei que estarão sempre ao nosso lado faça frio :-) ou faça sol. Os amigos ? Os amigos passam, quantos amigos já tivemos nessa vida e que hoje nem sabemos por onde eles andam, quem sabe não estão lá no Canadá ? :-) Os verdadeiros ficam pra sempre em nossos corações a espera de um reencontro seja aqui ou em qualquer lugar. E quando nos re-encontramos parece que foi ontem que nos vimos pela última vez. O Emprego ? a essa altura já estou bem preparado para enfrentar qualquer desafio, e cá prá nós, nada como um novo desafio para dar um injeção de ânimo no nosso dia-a-dia. As crianças ? Pra eles tudo é novidade mesmo, e sem dúvida serão os que se adaptarão melhor e mais facilmente a nossa nova vida.

É isso! e como diz o Buzz (do filme Toy Story): "Para o Infinito e Além!"


Para o Québec e Além!

quinta-feira, junho 15, 2006

Visita a Escola Francesa

Olá Amigos,

Ontem eu estava pensando que, apesar de saber que as crianças se adaptam bem mais rápido que nós, seria interessante que a Amanda pudesse ir estudar na Escola Francesa aqui em Brasília, para que tivesse contato com a língua e com os costumes.

Então fui toda contente conversar com a Secretária, cheguei lá às 10 horas, na hora do intervalo. A minha primeira impressão não foi muito boa, pois achei a estrutura da escola muito inferior a escola que a própria Amanda estuda. As crianças não usavam uniforme e elas estavam todas juntas ( crianças maiores e menores ). Muitas falando em Português. Chegando na Secretaria fiquei esperando uns 10 minutos até ser atendida ( detalhe: eu já tinha sido anunciada pelo porteiro ).

Quando a bendita secretária chegou me perguntou o que eu queria, e eu tentei explicar toda a situação, ela veio me falando que na Escola Francesa só estudavam filhos de Diplomatas ou de ALGUNS professores da UNB, que se eu quisesse que a Amanda estudasse lá teria que fazer uma carta de solicitação explicando todos os motivos que já tinha falado para ela. E que essa carta seria encaminhada para uma possível avaliação. Perguntou tb se eu falava Francês, e eu disse que estava estudando, mas que o Alexandre já falava até bem, aí ela me disse que eu teria que me preparar pois eu é que teria problema para me adaptar, que os meninos iam tirar de letra. Conclusão: A MULHER NÃO ENTENDEU NADA DO QUE EU DISSE!!!!!!!!!!

Na verdade achei a secretária com má vontade em me atender e até em entender os reais motivos da minha ida a escola, mas isso foi até bom, pois agora decidimos que a Amanda irá ficar na escolinha dela até irmos embora.

A Escola Francesa nem é tão cara, sai em torno de 800 reais por mês, o preço de uma escola de nome aqui em Brasília.

À tarde fui fazer a segunda via da minha Carteira de Identidade, foi super rápido, mas também fui antes no BRB pagar a taxa de 32,65 direto no caixa, e qdo cheguei no posto ( 112/312 Sul ) foi tranquilo, nem tinha muita gente. Só que demora 10 dias úteis para ficar pronto. Terei que esperar até o final do mês pra poder tirar meu passaporte.


Ah, gente começei a anunciar as coisas dos meninos ( berço, cômoda, bebê conforto e carrinho ) quem tiver interesse na compra posta uma mensagem para mim. Nesses próximos dias vou anunciar mais coisas, mas com certeza vou avisando vocês.

Por hoje é só, um grande beijo e até a próxima.

quarta-feira, junho 14, 2006

Onde Queremos Morar: Gatineau, QC

Olá Pessoal,

Essa cidade aí no título do nosso Blog é Gatineau! E até o momento é a cidade na província de Quebec que nós queremos morar, vejam ela aí nos mapas abaixo:

Clique nos mapas para ampliá-los


Gatineau é uma cidade com aproximadamente 240.000 mil habitantes e é a 4ª cidade mais importante do estado de Québec. Fica na fronteira com o estado de Ontário ao lado de Ottawa, Capital do Canadá. As duas são na verdade cidades vizinhas e em sua área contém mais de 1.2 milhão de habitantes. Juntas forman ainda a 4ª região Metropolitana do país!

Segundo o governo local, Gatineau é uma cidade animada, situada entre parques naturais com grandes espaços verdes e rios, onde a população é muito calorosa. Vejam só esse vídeo da cidade de Gatineau, é muito legal!

Vista do Rio que separa Gatineau e Ottawa

Museu Canadense da Civilização

Vejam só o carro da Polícia de Gatineau! Show de Bola!!

Outra atração é o Balloon Festival (o maior do Canadá)

Outra coisa que há em Gatineau que eu considero fundamental é uma ótima pista de Automodelismo OFF-ROAD! O Gatineau Radio Control Off-Road tem uma pista super legal e com certeza irei acelerar muuuuiiiiiiitttttttoooooooo por lá!

Pista de OFF-ROAD de Gatineau

É isso ai, se alguém que estiver lendo esse Blog morar por lá ou se animar em ir pra lá também entre em contato com a gente. Um abraço.

terça-feira, junho 13, 2006

Tirando os Passaportes

Olá pessoal,

Hoje nós começamos a dar entrada no processo para tirarmos os nossos Passaportes. Para tirar o passaporte e saber todos os passos necessários, acesse esse link da Polícia Federal. O formulário pode ser preenchido online e impresso no formato adequado, dispensando assim a compra do formulário impresso nas livrarias. Já dá para economizar um $$$ :-). Mas antes de preencher, você precisa pagar uma taxa em REAIS (R$ 89,71), por meio da guia GRU (Guia de Recolhimento da União). Você precisa pagar essa taxa ou pelo menos saber a data que você fará o pagamento, pois no formulário do passaporte lhe será pedida essa informação.
Pagamos o valor de R$ 358,84 (para os 4 passaportes). Mas não iremos a Polícia Federal hoje, pois hoje à tarde, às 16:00hs, terá o 1º jogo da seleção na Copa da Alemanha: Brasil x Croácia. Como tudo estará fechado na parte da tarde, deixaremos para ir ainda essa semana, só falta a Valéria tirar a 2ª via da identidade dela, já que a original o Ricky rasgou :-). Acreditem, agora a tarde está até parecendo Domingo! Pra Frente Brasiiiiiillllllllllllll!! :-) Um abraço!

segunda-feira, junho 12, 2006

Aulas de Francês

Olá gente,

Em primeiro lugar queria muitoooo agradecer do fundo do coração todas as mensagens mandadas nos incetivando, torcendo e rezando por nós nessa nossa nova empreitada.

Hoje eu queria falar sobre as nossas aulas de francês. O Alexandre já fez francês na Aliança Francesa durante quase 02 anos e agora faz aulas particulares 03 vezes por semana ( com a professora Ana Luiza ), então para ele tá sendo mais uma revisão de tudo que já viu e treinando muito a conversação...

Eu (vermelho) com a nossa professora de francês a Ana Luíza

Agora para mim....Nossa que dificuldade, nunca vi uma língua tão difícil.....A primeira aula a professora começou a tagarelar tudo em FRANCÊS e eu feita uma bocó só balançando a cabeça concordando. E o pior é que na aula tudo que a professora perguntava eu respondia YES!!!! Olha que coisa!!!!Só no final é que eu me toquei que não estava na aula de inglês :)

Não entendi uma só palavra, saí de lá desesperada!!!!!! Liguei quase chorando pro Alexandre falando que não ia conseguir e coisa e tal ( Claro que sempre exagero um pouco...). Mas falando sério olha vai ser difícil, mas se Deus quiser vamos conseguir....Amanhã terei minha segunda aula, vamos ver se eu consigo pelo menos dizer um Salut!!!!

Ah! Nós já resolvemos em que cidade morar......Mas isso é assunto só para amanhã. Um grande beijo.

domingo, junho 11, 2006

Apresentação

Olá a Todos,

Resolvemos criar esse BLOG para que nós pudéssemos ter no futuro uma documentação da nossa ida ao Canadá, e para que este possa ajudar a todas as pessoas que assim como nós estejam indo para o Canadá em busca de uma vida melhor num país do 1º Mundo!

Meu nome é Alexandre, tenho 36 anos, sou formado em Engenharia de Redes e em Processamento de Dados, sou Casado com a Valéria, 36 anos, Fonoaudióloga, temos 2 filhos: Amanda de 3 anos e Henique 1 ano.

Foto da Familia

Há muito tempo tenho a idéia de morar no exterior, inclusive já morei um ano nos EUA ( 1990-1991) em Minneapolis, MN (bem ao norte próximo de Winnipeg na Canadá). Como me adaptei bem na época que morei por lá, ficou a vontade de voltar, mas com os recentes acontecimentos (terrorismo), e o aumento da discriminação (que sempre foi alto mas suportável) do povo americano, não tenho mais vontade de morar lá. Na época que morei lá tive a oportunidade de viajar de trem (Amtrak) pelos EUA e pelo Canadá pagando US190,00 (passe livre nos trens pelo período de 1 mês para estudantes). Conheci Niagara Falls, Toronto e Montreal. Confesso que fiquei muito entusiasmado com Toronto na época, pois era um cidade muito bonita e moderna.

Bom, depois que voltei muita coisa aconteceu, casei pela 1ª vez e acabei me divorciando. Logo depois disso, conheci a mulher mais maravilhosa do mundo que viria a ser a minha futura esposa, e que me daria as duas maiores alegrias da minha vida, meus dois filhos! Quando nos conhecemos eu tinha acabado de passar em três Vestibulares :-) na Unicamp (Eng. Mecânica), na UnB (Engenharia de Redes) e no UniCEUB (Processamento de Dados). Decidi ficar em Brasília e fazer duas universidades ao mesmo tempo, UnB durante o dia e UniCEUB à noite. Foi uma época muito boa, pois fiz muitos amigos e tive a Valéria sempre ao meu lado, provando ser uma companheira inseparável.

Nessa época ainda consegui um estágio na ANFIP (Associacão Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social), emprego que tenho até hoje e que muito me ajudou durante todos esses anos, inclusive onde tive a oportunidade e a liberdade de crescer muito como profissional.

É como dizem, se você quer ir morar fora faça isso antes de se formar pois depois é quase impossível pois a pressão pra que você arrume um emprego e trabalhe é muito grande. Bom, nessa época eu já morava sozinho e já tinha um emprego e uma namorada :-) o passo seguinte foi morarmos juntos. Valéria ficou grávida da Amanda e foi morar comigo. Depois veio o Henrique e só agora as crianças estão numa idade que podemos pensar em ir morar no exterior.

Sempre lia artigos que diziam que o Canadá estava aceitando profissionais qualificados. Entrei no site do Governo de Québec e fiz a avaliação On-line. Fiz também a avaliação no Site do Governo do Canadá. Coloquei os nossos dados e recebemos sinal verde para tentar o processo de imigração tanto para Québec como pro resto do Canadá. Empolgado com os resultados positivos resolvi fazer Francês e entrei na Aliança Francesa. Fiz o curso intensivo durante um ano (Reflets 1 e 2). No ano passado (2005) nós nos inscrevemos para assistir a palestra de imigração que seria dada na Aliança mas acabamos não indo, por esquecimento mesmo :-( Nos inscrevemos novamente e desta vez, no dia 27 de maio de 2006 fomos assitir a palestra no Memorial JK. A palestra dada pelo Sr. Roch Paquette é um show! E todos que estão considerando imigrar pro Canadá devem assistí-la.

Como a palestra é dada pelo Governo do Québec nós decidimos fazer a imigração para esta província mesmo, pois ficamos encantados com as possibilidades. Saímos da palestra bastante animados e estamos preenchendo os formulários para dar entrada no processo de imigração. Um dica importante para quem quer saber um pouco mais é acessar o Site da Comunidade Brasil-Québec dos nossos amigos Adriana e Bruno de Belo Horizonte.

Bom acho que para o 1º POST já escrevi até demais :-)

Um abraço,

Alexandre.