JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


quinta-feira, junho 15, 2006

Visita a Escola Francesa

Olá Amigos,

Ontem eu estava pensando que, apesar de saber que as crianças se adaptam bem mais rápido que nós, seria interessante que a Amanda pudesse ir estudar na Escola Francesa aqui em Brasília, para que tivesse contato com a língua e com os costumes.

Então fui toda contente conversar com a Secretária, cheguei lá às 10 horas, na hora do intervalo. A minha primeira impressão não foi muito boa, pois achei a estrutura da escola muito inferior a escola que a própria Amanda estuda. As crianças não usavam uniforme e elas estavam todas juntas ( crianças maiores e menores ). Muitas falando em Português. Chegando na Secretaria fiquei esperando uns 10 minutos até ser atendida ( detalhe: eu já tinha sido anunciada pelo porteiro ).

Quando a bendita secretária chegou me perguntou o que eu queria, e eu tentei explicar toda a situação, ela veio me falando que na Escola Francesa só estudavam filhos de Diplomatas ou de ALGUNS professores da UNB, que se eu quisesse que a Amanda estudasse lá teria que fazer uma carta de solicitação explicando todos os motivos que já tinha falado para ela. E que essa carta seria encaminhada para uma possível avaliação. Perguntou tb se eu falava Francês, e eu disse que estava estudando, mas que o Alexandre já falava até bem, aí ela me disse que eu teria que me preparar pois eu é que teria problema para me adaptar, que os meninos iam tirar de letra. Conclusão: A MULHER NÃO ENTENDEU NADA DO QUE EU DISSE!!!!!!!!!!

Na verdade achei a secretária com má vontade em me atender e até em entender os reais motivos da minha ida a escola, mas isso foi até bom, pois agora decidimos que a Amanda irá ficar na escolinha dela até irmos embora.

A Escola Francesa nem é tão cara, sai em torno de 800 reais por mês, o preço de uma escola de nome aqui em Brasília.

À tarde fui fazer a segunda via da minha Carteira de Identidade, foi super rápido, mas também fui antes no BRB pagar a taxa de 32,65 direto no caixa, e qdo cheguei no posto ( 112/312 Sul ) foi tranquilo, nem tinha muita gente. Só que demora 10 dias úteis para ficar pronto. Terei que esperar até o final do mês pra poder tirar meu passaporte.


Ah, gente começei a anunciar as coisas dos meninos ( berço, cômoda, bebê conforto e carrinho ) quem tiver interesse na compra posta uma mensagem para mim. Nesses próximos dias vou anunciar mais coisas, mas com certeza vou avisando vocês.

Por hoje é só, um grande beijo e até a próxima.

6 comentários:

Cesar, Gi, Victor e AnnaBi disse...

Olá Valéria. Obrigada pela visita ao nosso Blog e por ter deixado comentário. Apareça sempre!
Desejamos sucesso nesta trajetória que estão inciando e que de certa forma já passamos. Muitas vezes angustiante, mas é muito prazeroso, principlamente qdo vamos vencendo cada etapa.
Desejamos sorte e muito sucessos.
Grande abraço
Giovana

Panda disse...

Olá,

é o meu primeiro post aqui e quero parabeniza-los!!!

Mas aqui 800,00 reais de mensalidade em uma escola??? que isso os rpeços em Brasília são fora da realidade!!1com ceretza achrão os preços no
Canadá baratos!!

800,00 aqui em Belo Horizonte é preço de faculdade e de cursos caros como da área de biológicas!

Nunca quero morar em Brasília! me desculpem os amantes desta cidade mas é muito cara!!!

Deixem pessoas que não são usuárias do blogger postarem comentários... esta conta do blogger é de amigos meus e não minha.

Abraços

Adriana Torres Andrade
www.brasilquebec.com

Unknown disse...

Gostaria de obter uma ajuda na tradução de uma palavra (verbo). Já olhei no google, mas, como não sei se posso confiar, e sabendo que muitos de vocês já falam ou estudam francês, resolvi buscar ajuda aqui.
O que significa DÉSABILLER? Qdo se pronuncia a letra "L" é identificada ou muito sutilmente?
Obrigada,

Suely

Erika Moura disse...

Respondendo à questão da Suely:

O verbo "désabiller" é traduzido por "desvestir, tirar a roupa". O "l" não é prononciado, dizemos "désabier" os 2 ll são so pra grafia. Voilà espero ter ajudado

Laura disse...

Aqui em Brasília uma escola boa custa pelo menos isso, geralmente mais. Marista, Galois, American School, Olimpo,(as melhores escolas por aqui, não sei quanto o Sigma custa.) todas essas são mais de mil reais.
Os preços em Brasília não são fora da realidade... Brasília é que tem uma realidade diferente. Com a maior renda per capita do país, o custo de vida aqui é mais caro, assim como todo o resto.
Tenho uma tia que mora no interior da Bahia, e vive muito confortavelmente com um salário mínimo e meio, o que por lá, dá pra comprar muitas coisas. Aqui, com um salário e meio, você gasta fazendo compras.
Do mesmo modo que você ganha mais (e gasta mais) em cidades estrangeiras (Londres, Paris, Nova York...) em Brasília você também ganha e gasta mais.

Unknown disse...

Eu estou com aulas de Francês para imigraçao para o Québec

na Internet, no Skype

é muito bom, e sai barato

http://www.wix.com/pfcursosintensivos/cursos

pfcursos.intensivos@gmail.com