JÁ ESTAMOS EM GATINEAU NO CANADÁ


domingo, junho 11, 2006

Apresentação

Olá a Todos,

Resolvemos criar esse BLOG para que nós pudéssemos ter no futuro uma documentação da nossa ida ao Canadá, e para que este possa ajudar a todas as pessoas que assim como nós estejam indo para o Canadá em busca de uma vida melhor num país do 1º Mundo!

Meu nome é Alexandre, tenho 36 anos, sou formado em Engenharia de Redes e em Processamento de Dados, sou Casado com a Valéria, 36 anos, Fonoaudióloga, temos 2 filhos: Amanda de 3 anos e Henique 1 ano.

Foto da Familia

Há muito tempo tenho a idéia de morar no exterior, inclusive já morei um ano nos EUA ( 1990-1991) em Minneapolis, MN (bem ao norte próximo de Winnipeg na Canadá). Como me adaptei bem na época que morei por lá, ficou a vontade de voltar, mas com os recentes acontecimentos (terrorismo), e o aumento da discriminação (que sempre foi alto mas suportável) do povo americano, não tenho mais vontade de morar lá. Na época que morei lá tive a oportunidade de viajar de trem (Amtrak) pelos EUA e pelo Canadá pagando US190,00 (passe livre nos trens pelo período de 1 mês para estudantes). Conheci Niagara Falls, Toronto e Montreal. Confesso que fiquei muito entusiasmado com Toronto na época, pois era um cidade muito bonita e moderna.

Bom, depois que voltei muita coisa aconteceu, casei pela 1ª vez e acabei me divorciando. Logo depois disso, conheci a mulher mais maravilhosa do mundo que viria a ser a minha futura esposa, e que me daria as duas maiores alegrias da minha vida, meus dois filhos! Quando nos conhecemos eu tinha acabado de passar em três Vestibulares :-) na Unicamp (Eng. Mecânica), na UnB (Engenharia de Redes) e no UniCEUB (Processamento de Dados). Decidi ficar em Brasília e fazer duas universidades ao mesmo tempo, UnB durante o dia e UniCEUB à noite. Foi uma época muito boa, pois fiz muitos amigos e tive a Valéria sempre ao meu lado, provando ser uma companheira inseparável.

Nessa época ainda consegui um estágio na ANFIP (Associacão Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social), emprego que tenho até hoje e que muito me ajudou durante todos esses anos, inclusive onde tive a oportunidade e a liberdade de crescer muito como profissional.

É como dizem, se você quer ir morar fora faça isso antes de se formar pois depois é quase impossível pois a pressão pra que você arrume um emprego e trabalhe é muito grande. Bom, nessa época eu já morava sozinho e já tinha um emprego e uma namorada :-) o passo seguinte foi morarmos juntos. Valéria ficou grávida da Amanda e foi morar comigo. Depois veio o Henrique e só agora as crianças estão numa idade que podemos pensar em ir morar no exterior.

Sempre lia artigos que diziam que o Canadá estava aceitando profissionais qualificados. Entrei no site do Governo de Québec e fiz a avaliação On-line. Fiz também a avaliação no Site do Governo do Canadá. Coloquei os nossos dados e recebemos sinal verde para tentar o processo de imigração tanto para Québec como pro resto do Canadá. Empolgado com os resultados positivos resolvi fazer Francês e entrei na Aliança Francesa. Fiz o curso intensivo durante um ano (Reflets 1 e 2). No ano passado (2005) nós nos inscrevemos para assistir a palestra de imigração que seria dada na Aliança mas acabamos não indo, por esquecimento mesmo :-( Nos inscrevemos novamente e desta vez, no dia 27 de maio de 2006 fomos assitir a palestra no Memorial JK. A palestra dada pelo Sr. Roch Paquette é um show! E todos que estão considerando imigrar pro Canadá devem assistí-la.

Como a palestra é dada pelo Governo do Québec nós decidimos fazer a imigração para esta província mesmo, pois ficamos encantados com as possibilidades. Saímos da palestra bastante animados e estamos preenchendo os formulários para dar entrada no processo de imigração. Um dica importante para quem quer saber um pouco mais é acessar o Site da Comunidade Brasil-Québec dos nossos amigos Adriana e Bruno de Belo Horizonte.

Bom acho que para o 1º POST já escrevi até demais :-)

Um abraço,

Alexandre.

2 comentários:

Valéria disse...

Olá Ana obrigada pelo post. Com certeza estaremos esperando vcs e todos os nossos amigos na nossa nova casa, se Deus permitir. Um grande beijo, e continue torcendo por nós.

Anônimo disse...

Olá, decidi ler o blog desde o comecinho :o).
Gostei muito da história de vocês: uma história de determinação, preparação e paciência. Parabéns! Merecem muito sucesso na terra gelada.
Um abraço