Olá meus amigos,
É com grande alegria que comunico que estamos com o nosso CSQ nas mãos!!! Nossa entrevista foi marcada para o dia 31 de Outubro às 11:00hs em São Paulo. Isso mesmo 31 de Outubro, dias das bruxas (HALLOWEEN). E as bruxas estavam a solta neste dia, acreditem!!
Caímos bem no meio da confusão dos controladores de vôo. Por causa das crianças, marcamos nossa viagem para irmos e voltarmos no mesmo dia, desta forma não seria necessário levá-los. Nosso vôo de ida que deveria ter saído de Brasília às 7:00hs da manhã só saiu às 9:40hs.
No Aeroporto de Brasília, aguardando o nosso vôo para São Paulo.
Antes de embarcarmos no avião, liguei para o hotel (Crowne Plaza) e solicitei a atendente, que enviasse um recado a pessoa que estava fazendo as entrevistas pelo governo do Québec, de que nós, devido ao problema com os vôos, chegaríamos atrasados, mas chegaríamos! A atendente nos disse que não sabia de nenhum evento do governo de Québec no hotel e que iria verificar. Informei que segundo nos havia sido informado, a entrevista estaria acontecendo no 12º Andar - Sala "A". Ela disse que se estivessem lá o recado seria entreque, pois ela não sabia de nada :-O
Chegamos em São Paulo às 11:10hs, nossa entrevista era às 11:00hs :-(, ligamos mais uma vez para o hotel para informar, que havíamos chegado e que já estavamos a caminho do hotel. Para melhorar ainda mais a nossa situação, o transito estava infernal, pois era hora do rush e o nosso motorista de taxi era lerdo de dar raiva!!
Chegamos ao hotel às 12:00hs (meio-dia). Pagamos o taxi e corremos para o hotel, nem fomos a recepção, fomos direto para os elevadores e subimos para o 12º andar. Ao chegarmos lá, procuramos a sala, imaginamos que a sala fosse ampla e comfortável, com grandes janelas e cortinas....Nada disso, era um cubículo que mal cabia a mesa e as cadeiras para fazer a entrevista.
Já demos de cara com M. Cosineau, que para nossa surpresa era bem mais jovem do que pensávamos também :-) Contamos que éramos de Brasília e que tínhamos uma entrevista às 11:00hs e que por causa dos atrasos nos vôos, chegamos atrasados. Perguntamos se ele havia recebido nossos recados ?!? Ele olhou para nós e disse: "Sim, recebi os 3 recados"(na verdade foram só 2) mas sua entrevista era às 11:00hs e não posso mais fazê-la pois dentro de 5 minutos tenho outra entrevista para fazer".
Terror e Pânico!! Tentei explicar que por causa dos atrasos nos aeroportos, não pudemos chegar no horário, mas ele desconhecia completamente a "greve" dos controladores. Na verdade, acho que ele nem entendeu o que eu estava dizendo. Falei que por causa disso ligamos para avisá-lo e neste momento ele me interrompeu e disse que havia recebidos 3 recados, num tom que nos pareceu que ele havia sido incomodado 3 vezes!!! Gelei por um segundo e....
Quando achei que tinhamos perdido a viagem e a entrevista ele olhou para nós e disse que um casal havia ligado mais cedo cancelando a entrevista deles que seria às 15:30hs e que se nós quisséssemos poderíamos fazer a nossa nesse horário. Nós dissemos que SIM sem pestanejar :-) confirmei novamente o horário, pois fiquei na dúvida se ele havia dito às 3:30 ou às 13:30. Nos despedimos e então saímos da sala com o coração na mão.
Depois de termos assimilado o susto de quase termos perdido a entrevista, resolvemos descer e dar uma pesseada pela paulista para matar o tempo. Curiosamente em frente a entrada da Frei Caneca pela paulista fica o edifício "Conjunto Nacional" que tem várias livrarias Cultura no térreo do prédio. Como eu já conhecia esta parte da Paulista fomos até lá para passar o tempo. Tínhamos planejado ir após a entrevista aos Jardins fazer compras, mas com o imprevisto acabamos passeando somente pela paulista mesmo.
Às 14:15hs retornamos ao hotel para esperar pela entrevista. Desta vez não queríamos correr o risco de chegar atrasados :-) Ficamos esperando numa espécie de lobby. Encontramos um rapaz, chamado Giovani, que faria a entrevista às 14:30hs. Não conversamos com ele, pois ele parecia bastante concentrado e não queríamos atrapalhar. O M. Cosineau apareceu e disse que estávamos 1 hora adiantados e chamou o rapaz. A entrevista durou uns 40 minutos pois o rapaz saiu da sala às 15:10hs.
Valéria aguardando no lobby para a entrevista. Notem as anotações emcima da mesa!
Às 15:30 em ponto fomos chamados pelo M. Cosineau para a sala. Tenho que confessar uma coisa aqui, o estresse durante o dia foi tão grande que simplesmente não me preocupei com a entrevista, não estava nem ancioso :-) Pelo menos isso serviu para alguma coisa. Mas deixando de papo-furado, vamos lá!
Logo no início da entrevista ele (M. Cosineau) me pediu que explicasse novamente o motivo do nosso atraso pela manhã. Não disse que ele não tinha entendido nada :-p. Expliquei a situação, ele estava completamente por fora. Nos mostrou nossos formulários enviados para se certificar que éramos nós dois e mais nossos dois filhos: Amanda e Henrique. Disse que tinhamos outras fotos deles, nossos filhos, se ele não gostaria de vê-las ? Ele, sempre simpático, disse que sim, pois as fotos nos formulários são sempre sem graça. Enquanto ele olhava as fotos viu no meio um foto do meu carro de controle remoto, meu hobby. Perguntou se aquilo também era meu filho e demos boas risadas. Expliquei para ele que isto era meu hobby e ele bastante interessado fez várias perguntas ficando impressionado com a velocidade final deles: 140km/h!
Meu Carro de Controle Remoto. Um Buggy OFF-ROAD na escala 1/8.
Como eu havia preparado para falar dos meus passatempos, tinha levado comigo um DVD com as corridas que participei e ele pediu para ver no notebook, mas infelizmente o notebook dele não tinha o software necessário para ver o DVD. Em seguida ele nos pediu os passaportes e começou a verificar todos os documentos que nós havíamos enviado: Diplomas, Notas obtidas na Universidade, Certificados, Carteira dos Orgãos de Classe, Horas de estudo do Francês e etc... Ele ficou muito bem impressionado com as minhas + de 500 horas de Francês na Aliança Francesa.
Pediu que eu explicasse o que exatamente eu fazia como um administrador de redes e segurança e como era minha rotina de trabalho. Ele falou o tempo todo em três linguas: Francês, Português e Espanhol. Eu sempre durante toda a entrevista só conseguia responder em francês. Depois passou para conversar com a Valéria, pedindo a ela que explicasse a sua profissão de fonoaudióloga. A Valéria até tentou explicar em francês, mas no meio do caminho, como ele ia fazendo várias perguntas, ela travou!
Passada a tensão, ela perguntou se poderia explicar em Inglês e ele disse que sim. A entrevista fluiu calmamente e bastante descontraída, ao contrário do que as pessoas haviam falado sobre o M. Cosineau ele foi bastante legal conosco, especialmente por nos deixar fazer a entrevista após termos chegado atrasados. Ele pediu que assinassemos uma espécie de contrato, dizendo o quanto nós levaríamos ao Québec, disse que era necessário pois muitas pessoas estavam mentindo em relação a isso. Informamos a quantia e assinamos, e ele nos deu parabéns pois havíamos conseguido o tão esperado CSQ!!!
Pedi para ele se poderíamos tirar uma foto para colocar no Blog mas ele se recusou pois disse que essa foto poderia ser usada para outros fins e que ele não estava disposto a ver sua foto correndo pela Internet. Agradecemos mais uma vez e saímos da sala. Quando olhamos o relógio eram 16:35hs e o nosso vôo às 17:10hs. Saímos correndo, mais uma vez, e pegamos um taxi direto pro aeroporto de congonhas. Chegamos lá às 17:05 e corremos para a fila de embarque. Que nesse momento era imensa. Alívio, pois o vôo deveria estar atrasado. Perguntamos a uma das meninas da GOL sobre o vôo e ela nos disse que todos os vôos estavam atrasados. O estranho era que no painel o nosso vôo aparecia com o aviso de "Última Chamada". Perguntamos novamente e a atendente da GOL disse: "Não liga não, esse painel está todo doido mesmo".
Valéria insistiu que eu fosse até o balcão perguntar sobre o vôo, quando cheguei lá a moça me informou que o embarque para o nosso vôo já havia sido encerrado e que o avião já estaria partindo!!! O que ?!??!??!? Pára tudo!!! Chamei a responsável da GOL e contei a estória. Ela queria saber quem havia nos informado que o vôo estava atrasado, como íamos saber ?!? com aquele aeroporto lotado cheio de meninas da GOL pra todo lado, nem lembrava da cara da dita cuja, quando por sorte ela passou por trás de nós! Foi ela!!
Nesse momento a responsável nos encaminhou até um guichê e pediu que a atendente providenciasse o nosso embarque no vôo. Foi um tal de passa rádio pra cá, passa rádio pra lá. Sei que quando terminou o Check In, a mulher disse: "corre pro portão de embarque! :-) Saímos correndo pelo saguão do aeroporto que nem dois desesperados, pois sabíamos que se perdéssemos esse vôo, provavelmente não retornaríamos a Brasília nem tão cedo com toda essa confusão.
Chegamos em Brasília no horário e com nosso CSQ nas mãos!!! Agora é hora de partimos para a 2ª Fase do nosso processo de imigração, o processo Federal, e parodiando o nosso amigo, Buzz LightYear:
"Para o Québec e além !!"
Um abraço.